English Portuguese Spanish

Criada e instalada segundo as Leis Estaduais (SP) nº 7.663/91 e nº 10.020/98
Entidade Delegatária das funções de Agência de Água, conforme primeiro termo aditivo do Contrato de Gestão nº 033/2020/ANA.

Evento Teste

A ocorrência de chuvas e previsão de novas precipitações nos próximos dias fizeram com que os Comitês PCJ (Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) decidissem pela redução das descargas de águas do Sistema Cantareira para as Bacias PCJ de 12 m³/s para 4,5 m³/s. A nova vazão já ocorre desde o último final de semana e será um dos assuntos a serem debatidos na 175ª Reunião Ordinária da Câmara Técnica de Monitoramento Hidrológico dos Comitês PCJ (CT-MH), nesta terça-feira, dia 31 de novembro, na sede do DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Americana. (mais informações abaixo)

A medida foi tomada com base em dois comunicados da CT-MH, encaminhados na quinta e na sexta-feira (dias 26 e 27 de outubro) para o DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) e ANA (Agência Nacional das Águas).

No comunicado mais recente foi mantida a vazão de 2 m³/s no reservatório do Jaguari/Jacareí e reduzidas as descargas a jusante do reservatório Cachoeira para 1 m³/s e do reservatório Atibainha para 1,5 m³/s. Na decisão da Câmara Técnica, foram consideradas as precipitações ocorridas nas últimas 48 horas e a previsão do tempo para os próximos dias.

De junho a novembro de cada ano, no chamado período seco, a CT-MH é a responsável pela gestão das descargas para as bacias PCJ e emissão de comunicados ao DAEE e ANA. As novas resoluções vigentes quanto à gestão do Sistema Cantareira propiciam essa flexibilidade aos Comitês PCJ: nos períodos secos há um aumento nas descargas e, quando há ocorrência de chuvas, as descargas são reduzidas, considerando sempre o tempo de trânsito da água de sete a doze dias, em média, entre os reservatórios e as principais captações.

De acordo com o coordenador da Câmara Técnica, Alexandre Vilella, as novas resoluções vigentes quanto à gestão do Sistema Cantareira propiciam essa flexibilidade aos Comitês PCJ: nos períodos secos há um aumento nas descargas e quando há ocorrência de chuvas, as descargas são reduzidas, considerando sempre o tempo de trânsito da água de sete a doze dias, em média, entre os reservatórios e os principais usos.

A CT-MH tem se pautado nas regras, nas demandas de qualidade e quantidade dos rios a jusante dos reservatórios, principalmente, buscando um equilíbrio entre reservar água nos reservatórios para os próximos períodos e atender as demandas da região.

Com a nova outorga, no período seco, os Comitês PCJ têm direito a uma cota de 158 hectômetros cúbicos a cada ano – o que equivaleria a uma vazão média de 10 m³/s de 1º de junho à 30 de novembro. Até o momento, as bacias PCJ utilizaram 76 hm³ ou 48% do volume disponível para 2017. Cada hm³ equivale a um 1 milhão de metros cúbicos.

ACESSO AO SISTEMA

A maior parte dos dados monitorados e analisados pela CT-MH é divulgada pela Sala de Situação PCJ, resultado de um convênio entre DAEE, Fundação Agência das Bacias PCJ (braço executivo dos Comitês PCJ) e Fundag (Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola). Para mais informações sobre as vazões do Cantareira, níveis e vazões dos rios das Bacias PCJ, acesse: www.sspcj.org.br e www.sabesp.com.br/mananciais/divulgacaopcj.aspx>

REUNIÃO CT-MH

A 175ª Reunião Ordinária da Câmara Técnica de Monitoramento Hidrológico (CT-MH) é aberta ao público e acontecerá nesta terça-feira, dia 31 de outubro, a partir das 9h30, no Centro Educacional/ETA do DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Americana (Praça Fernando Costa, s/n – Americana – SP).

Confira a pauta da reunião:

1) Abertura e informes;

2) Leitura e apreciação da ata da reunião anterior da Câmara Técnica de Monitoramento Hidrológico (CT-MH);

3) Situação dos mananciais, Sistema Cantareira, informações dos usuários e das condições hidrometeorológicas. Ocorrências durante o mês de outubro/17;

4) Apresentação da Sala de Situação PCJ: chuvas/vazões em outubro/17 e perspectivas para os próximos meses;

5) Deliberação sobre as vazões a serem descarregadas do Sistema Cantareira para as bacias PCJ em atendimento as resoluções ANA/DAEE 925 e 926/2017;

5) Outros assuntos:

+ Apresentação das atividades em andamento – Rio Atibainha;

+ GT-Rede Telemétrica: relato de reunião e informes;

+ GT-Previsão do tempo: Apresentação de ferramentas de previsão do tempo com enfoque à CT-MH – Visita técnica realizada ao SIMEPAR;

6) Encerramento.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support