| Mês: outubro de 2020

Com layout moderno, home page se adapta a diversos dispositivos

Atenta as evoluções tecnológicas e com foco no seu público, a Agência das Bacias PCJ lança um novo site no dia 28 de novembro. Com layout moderno, ele se adapta a diversos dispositivos e mantém a diretriz de favorecer a transparência do trabalho desenvolvido pela entidade.

A página foi idealizada pela Ex-Libris em parceria com a coordenação de Tecnologia da Informação da Agência das Bacias PCJ. Com navegação mais intuitiva, a equipe dedicou quase dois anos nos processos de naming, branding e no desenvolvimento de diversas peças de comunicação.

“Com o novo site o objetivo é melhorar nossa comunicação com os membros dos Comitês, das Câmaras Técnicas e a sociedade como um todo, buscando sempre mais transparência e mais interação”, afirma o Diretor-Presidente da entidade, Sergio Razera.

O website tem uma identidade visual moderna, de fácil navegação, é responsivo – se adapta a desktop, notebooks e dispositivos móveis – e está ajustado as novas realidades da web, sejam em acessibilidade, compatibilidade e funcionalidade. Nele você pode conhecer um pouco mais do trabalho e ações desenvolvidas por cada coordenação que integram a Agência das Bacias PCJ.

O novo site continua com o mesmo endereço www.agencia.baciaspcj.org.br.

 SOBRE A AGÊNCIA DAS BACIAS PCJ E COMITÊS PCJ

A água tem diferentes usos – é fundamental em processos industriais, transporte, produção de alimentos, geração de energia, saneamento básico, entre outros. E gerenciar o capital arrecadado com a cobrança pelo uso dos recursos hídricos é uma das principais responsabilidades da Fundação Agência das Bacias PCJ.

Constituída em 2009, a Agência das Bacias PCJ é uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos que completa 11 anos no dia 5 de novembro de 2020. As deliberações das ações a serem realizadas pela Agência das Bacias PCJ são feitas pelos Comitês PCJ.

Os três colegiados que formam os Comitês PCJ – Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (CBH-PCJ), Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ FEDERAL) e o Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba-Jaguari (CBH-PJ1) — são as instâncias máximas para a tomada de decisões sobre a gestão de recursos hídricos nas Bacias PCJ, com diretorias integradas.

No próximo dia 18 de novembro, o comitê paulista (CBH-PCJ) completará 27 anos de instalação. Em março deste ano, o comitê federal completou 17 anos e o mineiro (CBH-PJ1), 12 anos.

Os Comitês PCJ abrangem 71 municípios (66 paulistas e cinco mineiros) e são compostos por representantes dos Governos Federal, dos Estados de São Paulo e de Minas Gerais, dos municípios, usuários dos recursos hídricos e da sociedade civil. Sua gestão é descentralizada e participativa, e busca a convergência das decisões desses colegiados como forma de garantir o desenvolvimento e a continuidade da gestão dos recursos hídricos nas Bacias PCJ.

A região das Bacias PCJ é habitada por cerca de 5,7 milhões de pessoas e responde por cerca de 5% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro e 14% do PIB do estado de São Paulo.

Saiba mais: www.agencia.baciaspcj.org.br

https://agencia.baciaspcj.org.br/docs/outros/newsletter-10anos.pdf

www.comitespcj.org.br

Primeira etapa do processo eleitoral começou na segunda-feira, 26 de outubro, com abertura do prazo para as inscrições de entidades

O processo eleitoral dos Comitês PCJ teve início este mês com a inscrição de usuários de recursos hídricos, de entidades representativas de usuários de recursos hídricos e de organizações civis. O prazo começou na segunda-feira, 26 de outubro, e se estende até o dia 29 de dezembro.  Em janeiro de 2021 será aberto o período para a inscrição das chapas e em fevereiro serão realizadas as votações. 

As entidades interessadas devem enviar a documentação exigida, preferencialmente, para o e-mail se.pcj@comites.baciaspcj.org.br, ou entregar presencialmente, mediante agendamento prévio, na Agência das Bacias PCJ. Todos os documentos referentes ao Processo Eleitoral estarão disponíveis no site da Agência das Bacias PCJ (www.agencia.baciaspcj.org.br ).

As eleições são para dois dos três colegiados que integram os Comitês PCJ; o CBH-PCJ (Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí), o comitê paulista; e o CBH PCJ FEDERAL, o comitê federal. No CBH-PJ1 (Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Piracicaba e Jaguari), o comitê mineiro, as eleições são realizadas separadamente Nos atuais mandatos do CBH-PCJ e do PCJ FEDERAL há um total de 84 entidades participantes. Nos Comitês PCJ, entre plenários e câmaras técnicas,  participam mais de mil pessoas.

As regras do processo eleitoral estão previstas na Deliberação dos Comitês PCJ nº 334/2020, disponível neste link: https://bit.ly/3dsd7FE

COMPOSIÇÃO DO CBH-PCJ E PCJ-FEDERAL

Desde abril de 2019, o Plenário do CBH-PCJ ganhou um novo formato, passando a contar com 33 vagas, das quais 16 são destinadas ao poder público e 17 para a sociedade civil. São oito membros para o segmento Estado, oito membros para o segmento Municípios e 17 membros para o segmento Sociedade civil, dos quais 9 são representantes de organizações civis e 8 são representantes de entidades associativas de usuários de recursos hídricos.

No PCJ FEDERAL são 50 vagas, das quais 20 são destinadas ao poder público e 30 para a sociedade civil. São 10 vagas para os poderes públicos no âmbito da União, dos Estados de São Paulo e de Minas Gerais, 10 para o segmento Municípios, 10 para representantes de organizações civis e 20 para usuários de recursos hídricos e entidades associativas de usuários de recursos hídricos.

SOBRE OS COMITÊS PCJ

Os três colegiados que formam os Comitês PCJ – Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (CBH-PCJ), Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ FEDERAL) e o Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba-Jaguari (CBH-PJ1) — compartilham uma diretoria integrada e são as instâncias máximas para a tomada de decisões sobre a gestão de recursos hídricos nas Bacias PCJ.

No próximo dia 18 de novembro, o comitê paulista (CBH-PCJ) completará 27 anos de instalação. Em março deste ano, o comitê federal completou 17 anos e o mineiro (CBH-PJ1), 12 anos.

As Bacias PCJ abrangem 76 municípios (71 paulistas e cinco mineiros). Os Comitês PCJ são compostos por representantes dos Governos Federal, dos Estados de São Paulo e de Minas Gerais, dos municípios, usuários dos recursos hídricos e da sociedade civil. Sua gestão é descentralizada e participativa, e busca a convergência de decisões como forma de garantir o desenvolvimento e a continuidade da gestão dos recursos hídricos nas Bacias PCJ.

A região das Bacias PCJ é habitada por cerca de 5,7 milhões de pessoas e responde por cerca de 5% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro e por 14% do PIB do Estado de São Paulo. A Agência das Bacias PCJ, entre outras funções, atua como braço executivo dos Comitês PCJ e foi criada há mais de 10 anos, em novembro de 2009.

Evento, apoiado pela CT-RN e CT-ID dos Comitês PCJ, ocorrerá entre os dias 17 e 19 de novembro, de forma virtual

Programado para os dias 17, 18, e 19 de novembro, em plataforma digital, o “II Sustentare e V WIPIS” nasce da junção do Seminário de Sustentabilidade, promovido pela PUC Campinas e do Workshop Internacional de Pesquisa em Indicadores de Sustentabilidade, promovido pela Escola de Engenharia da USP São Carlos. Nesta edição, conta com o apoio do GT-Indicadores e Monitoramento (CT-RN e CT-ID dos Comitês PCJ).

O evento tem como principal proposta discutir, estabelecer parâmetros referenciais e teóricos e promover trocas de experiências entre agentes e pesquisadores, nacionais e estrangeiros sobre “Sustentabilidade, Indicadores e Gestão de Recursos Hídricos”, com uma programação diversificada e palestrantes de diferentes países.

As atividades acontecerão de forma on-line, entre 17 e 19 de novembro, das 8h00 às 22h00. Para se inscrever, basta acessar o link: https://www.even3.com.br/2_sustentare_5_wipis/ As inscrições são gratuitas. É possível também submeter trabalhos no mesmo link, até o dia 31 de outubro. Os artigos aceitos serão publicados nos anais do evento em formato e-book e, os melhores trabalhos, elegíveis para apresentação oral e publicação nas revistas parceiras do evento.

Saber quais são as informações necessárias em um processo de gestão implica trabalhar o conhecimento sob diferentes abordagens, para que se entenda a gestão também sob diferentes enfoques. Entre as diversas abordagens destaca-se a adoção de indicadores. No contexto da sustentabilidade, indicadores referentes à questão social, econômica e ambiental são imprescindíveis para estudos do tema, ainda mais quando são acompanhados de outros que tratam das questões culturais, políticas e tecnológicas.

O evento tem como organizadores a Pontifícia Universidade Católica, campus de Campinas (PUC Campinas), a Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC/USP), a Agência das Bacias PCJ e os Comitês PCJ por meio de seu Grupo de Trabalho Indicadores e Monitoramento, das Câmaras Técnicas de Conservação e Proteção de Recursos Naturais (CT-RN) e de Integração e Difusão de Pesquisas e Tecnologias (CT-ID).

SEMINÁRIO DE SUSTENTABILIDADE (II SUSTENTARE PUC-CAMPINAS) é um evento promovido pelo Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Sustentabilidade (PPGS) do Centro de Economia e Administração (CEA) da PUC-Campinas. Seu objetivo é promover o encontro de pesquisadores, docentes e alunos de pós graduação e graduação, além de profissionais e demais interessados em discutir a sustentabilidade no contexto econômico, ambiental e social.

WORKSHOP INTERNACIONAL SOBRE INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE (V WIPIS USP-SÃO CARLOS) é um evento científico da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, por meio do Programa de Pós Graduação Mestrado Profissional em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais e do Programa de Pós-Graduação em Hidráulica e Saneamento. O WIPIS tem sido um espaço internacional de discussão e disseminação de informação da temática dos indicadores de desenvolvimento sustentável, regularmente realizado desde 2006. 

SERVIÇO:

II Sustentare e V WIPIS

TEMA: “Sustentabilidade, Indicadores e Gestão de Recursos Hídricos”

DATA: 17, 18 e 19 de novembro

ONDE: PLATAFORMA DIGITAL

INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES: https://www.even3.com.br/2_sustentare_5_wipis/  (a chamada para submissão de trabalhos científicos está aberta até 31 de outubro).

Evento de lançamento será às 14h, no dia 21 de outubro, em plataforma digital

Os Comitês PCJ e a Agência das Bacias PCJ lançam no próximo dia 21 de outubro (quarta-feira) o Guia Prático para o Desenvolvimento de Planos Municipais de Segurança da Água. O evento será das 14h às 17h, em plataforma digital. O lançamento é uma realização da Câmara Técnica de Saúde Ambiental (CT-SAM) dos Comitês PCJ, a qual acompanhou o desenvolvimento do material, em conjunto com a Coordenação de Sistema de Informações da Agência das Bacias PCJ. Os interessados poderão participar do webinar pelo link https://www.youtube.com/watch?v=mw-fUAC2ZQ4.  Não é necessário fazer inscrição.

O Guia tem o objetivo de fornecer aos responsáveis pelos Sistemas de Abastecimento de Água, independentemente do seu porte, diretrizes gerais para a elaboração, implantação, manutenção e verificação de um Plano Municipal de Segurança da Água, a fim de garantir que a água distribuída não ofereça risco à saúde pública, apresente padrões de qualidade uniformes e de acordo com as exigências da legislação vigente.

O Plano Municipal de Segurança da Água é o instrumento que identifica e prioriza perigos e riscos em um sistema de abastecimento de água, desde o manancial até o consumidor, visa estabelecer medidas de controle para reduzi-los ou eliminá-los, e assegura de forma consistente a segurança do abastecimento público. 

De acordo com os organizadores, o webinar de lançamento do Guia busca divulgar aos operadores dos serviços de saneamento a importância da elaboração de Planos Municipais de Segurança da Água, além de compartilhar experiências em âmbito nacional e internacional e apresentar o “Guia Prático para a elaboração de Planos Municipais de Segurança da Água” como um ferramenta de suporte aos munícipios na elaboração de seus Planos.

O público-alvo do evento são os operadores dos sistemas de abastecimento de água, Agências Reguladoras de Saneamento, Prefeituras, Vigilâncias em saúde e outros. Ainda que a temática sobre os Planos de Segurança da Água seja pauta de debate em outros Comitês de Bacias, os Comitês PCJ são pioneiros em elaborar um Guia que busca apoiar a atuação dos serviços de saneamento que atuam na região.

“O Guia elaborado busca atender as diretrizes da recente Política de Saúde Ambiental dos Comitês PCJ, aprovada em 2018 pela Deliberação n° 309/2018, consubstanciando, portanto, importantes subsídios para que os sistemas de abastecimento público das Bacias PCJ operem em sintonia com as melhores práticas de gestão estabelecidas internacionalmente”, ressaltou o coordenador de Sistema de Informações da Agência das Bacias PCJ, Eduardo Léo.

SERVIÇO

LANÇAMENTO DO GUIA PRÁTICO PARA O DESENVOLVIMENTO DE PLANO MUNICIPAIS DE SEGURANÇA DA ÁGUA

DATA:  21 de outubro de 2020 (quarta-feira)

HORÁRIO: 14h00 – 17h00

LINK: Webinar (Stream pelo YouTube)

PROGRAMAÇÃO

14h00 – 14h30  Abertura, boas vindas e contextualização – Luciana de Souza (IPSA-C/ Coordenadora da Câmara Técnica de Saúde Ambiental – CT-SAM – dos Comitês PCJ)

Luiz Roberto Moretti (Secretário-Executivo dos Comitês PCJ); Sergio Razera (Diretor-Presidente da Agência das Bacias PCJ); Profa. Dra. Dejanira de Franceschi de Angelis (Rotary Club de

Rio Claro-Cidade Azul/CT-SAM)

14h30 – 15h00 A Política de Saúde Ambiental dos Comitês PCJ

Palestrante e instituição: Adriana Corrêa (IPSA-C/CT-SAM)

15h00 – 15h30 Breve Histórico sobre os pilotos realizados nas Bacias PCJ

Palestrante e instituição: Claudoaldo Viana (DAE Sta. Barbara d’Oeste – Comitês PCJ

15h30-16h00 Palestra – Estado da arte a nível internacional dos Planos de Segurança da Água

Palestrante e instituição: Prof. Dr. José Manuel Pereira Vieira (Consultor da Fundação

para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia – FDTE)

16h00-16h30 Apresentação do Guia Prático para elaboração de Planos Municipais de Segurança da Água

Palestrante e instituição: Prof. Dr. José Carlos Mierzwa- (FDTE)

16h30-16h55 Esclarecimento de dúvidas

16h55-17h00 Encerramento e próximos passos

Assunto foi abordado pelo secretário Nacional de Saneamento, Pedro Maranhão, durante reunião com prefeitos da região de Piracicaba

A melhoria dos serviços de saneamento básico no Brasil foi o tema que pautou reunião realizada nesta sexta-feira, 9 de outubro, entre prefeitos da região de Piracicaba e o secretário nacional de Saneamento Básico do Ministério do Desenvolvimento Regional, Pedro Maranhão. O encontrou também contou com a participação do Diretor-Presidente da Agência das Bacias PCJ, Sergio Razera.

Além de falar sobre a previsão de universalização do esgoto e água nas cidades em um prazo de uma década, conforme presume o novo Marco Legal de Saneamento, Pedro Maranhão revelou que, a partir de 2022, as cidades que não tiveram gestão regionalizada do serviço não terão mais acesso a financiamentos federais. “Até lá, o Ministério do Desenvolvimento ainda vai poder subsidiar os serviços de saneamento”, disse.

Ainda de acordo com o secretário nacional, com a nova legislação, o investidor, seja público ou privado, tem segurança jurídica e previsibilidade para aportar recursos no setor. “Estamos otimistas e temos grandes expectativas, principalmente em Parcerias Público-Privada (PPPs). Mas é importante ressaltar que o objetivo do governo é universalizar o saneamento e não privatizar”, afirmou.

A reunião foi realizada no gabinete do prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, e contou com a presença do vice-prefeito José Antônio de Godoy, do presidente do Consórcio PCJ e também prefeito de Nova Odessa, Bill Vieira de Souza, além dos administradores municipais Carlos Defavari (Rio das Pedras) e Carlinhos Lisi (Saltinho).

Edições anteriores

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support