| DESTAQUES

Projeto da CT-EA estreia com sucesso na Festa das Nações de Piracicaba

Público do evento pôde conhecer de perto o PCJ Virtual, idealizado pela Câmara Técnica de Educação Ambiental

20 de maio de 2022
X (14)

A descida virtual de bote pelos principais pontos das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Bacias PCJ) em um jogo fez sucesso entre o público que frequentou a 37ª Festa das Nações de Piracicaba, entre os dias 18 e 22 de maio. O lançamento do projeto de Educação Ambiental da CT-EA dos Comitês PCJ, com o apoio da Sanasa Campinas, foi realizado oficialmente na noite de sexta-feira, dia 20.

A coordenadora da CT-EA, Ana Lúcia Vieira, destacou a importância do projeto. “A gente faz uma viagem agradável nas águas. É uma ferramenta que tem muito potencial para ser desenvolvida. Todos os municípios do nosso território podem receber essa ferramenta e difundi-la”, disse.

“Este é um momento muito esperado por todos nós. Trabalhamos muito tempo na elaboração desse projeto. Tem uma infinidade de possibilidades. A gente quer utilizar muito bem essa ferramenta, fazendo com que ela possa ser bastante educomunicativa. A ideia é trazer patrocinadores da iniciativa privada para que a gente consiga atender as escolas”, destacou o diretor-presidente da Agência das Bacias PCJ, Sergio Razera.

O jogo pôde mostrar as nascentes mais distantes do Rio Piracicaba, que estão no bairro rural Juncal de Sapucaí-Mirim, no extremo sul de Minas Gerais. A atividade foi realizada com óculos de realidade virtual e buscou a conscientização em torno da proteção dos mananciais. Os visitantes ainda puderam ganhar um cardboard, como é chamado os óculos 3D de dobradura, e levá-lo para a casa. O PCJ Virtual foi idealizado pela CT-EA e formatado pela Agência das Bacias PCJ. Nos próximos meses, o projeto deverá percorrer 24 dos 76 municípios que integram as Bacias PCJ. O cronograma geral está sendo revisado de acordo com a retomada das agendas festivas das cidades e estará disponível em breve na página do projeto.

“É um projeto que vem falar para a gente de pertencimento, de olhar para os nossos rios, desde as suas nascentes até sua foz. E traz essa questão da inovação, da tecnologia para educação, que é algo superimportante que a própria Câmara Técnica de Educação Ambiental discute, entre outros temas”, comentou o secretário-executivo dos Comitês PCJ, André Navarro.

“Para nós é motivo de muito orgulho ver essa iniciativa. Eu também sou professor então eu sei o quanto esse tipo de iniciativa causa um impacto na vida das pessoas. O processo educativo quando é interativo ele tem uma experiência muito mais marcante do que ler um folheto. A nossa estrutura está à disposição para isso seja difundido”, ressaltou Alex Gama Salvaia, secretário de Defesa do Meio Ambiente de Piracicaba.

O projeto também foi bastante elogiado por Samuel Barreto, gerente nacional de água da The Nature Conservancy (TNC). “Parabéns pelo trabalho. Cada vez mais as Bacias PCJ – Comitê e Agência – são uma referência para todos nós no Brasil. Acho que essa iniciativa muito importante, pois estamos numa situação muito desafiadora, mesmo no Cantareira, em todas as regiões, mas ao mesmo tempo temos inspirações com todo esse trabalho de governança, de participação, de construção, de somar os esforços. O trabalho que a Agência e o Comitê têm feito de trazer esse elemento da educação é uma parte fundamental para mexer com corações e mentes, dialogar com outros públicos. Contem com a gente para fazer a diferença”, enfatizou.

Para o ex-coordenador de recursos hídricos do Estado de São Paulo e representante do Rotary, Rui Brasil, o PCJ Virtual ajuda a enriquecer os debates. “É uma alegria muito grande estar aqui. Queria enaltecer o trabalho da Câmara Técnica. Essa pegada mais lúdica é muito importante para ‘vender’ esse assunto para outros públicos, porque nós estamos sempre acostumados a falar dentro da caixinha, para nós mesmos. Eu acho que trabalhar com recursos hídricos e ter ferramentas como essa para ‘contaminar’ as pessoas com isso, enriquecer nossos debates, a gente vai conseguir fazer muito mais”, destacou.  

O lançamento presencial do PCJ Virtual iria ocorrer em março de 2020, mas teve que ser suspenso devido à pandemia de COVID-19. Houve o lançamento virtual em dezembro de 2020 e agora, finalmente, ocorreu a estreia presencial do projeto. Ainda com a visão 360°, é possível fazer um tour virtual em vários pontos das Bacias PCJ, guiado com narração e muita informação em tela sobre a estrutura natural, tecnologias aplicadas e resultados obtidos por nossa atuação na gestão dos recursos hídricos. Fique por dentro através do site da Agência das Bacias PCJ.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support