| DESTAQUES

Desafios e soluções da água potável são discutidos em seminário da CT-SAM

VI Seminário de Saúde Ambiental foi realizado no dia 27 de junho, em Limeira

27 de junho de 2023

“Água potável: Desafios e soluções para a garantia desse direito humano” foi o tema do VI Seminário de Saúde Ambiental, promovido pela Câmara Técnica de Saúde Ambiental (CT-SAM) dos Comitês PCJ na terça-feira, dia 27 de junho, com o apoio da Agência das Bacias PCJ. O evento, em conjunto com a 100ª Reunião Ordinária da CT, aconteceu na Faculdade de Tecnologia da Universidade Estadual de Campinas (FT-Unicamp), em Limeira (SP), e contou com diversas apresentações de especialistas e debates com os participantes.

“O seminário foi excelente. Nós abordamos um tema que é a água e com palestantes que trouxeram a questão das contaminações, da importância da água, do tratamento. Então, nós cobrimos todas as etapas que a gente achou importante nesse seminário, trazendo desde o manancial até o tratamento e trazendo para o público presente a importância da preservação da água, do tratamento e acima de tudo, das políticas públicas. Acredito que o evento cumpriu o seu objetivo”, avaliou a coordenadora da CT-SAM, Roseane Maria Garcia Lopes Souza.

Além de Roseane, a mesa de abertura foi formada por Sergio Razera, diretor-presidente da Agência das Bacias PCJ; Cassiana Maria Reganhan Coneglian, coordenadora adjunta da CT-SAM, Carmenlucia Santos Giordano Penteado, diretora associada da FT Unicamp, e Jean Ferreira, vereador de Iracemápolis.  O objetivo do seminário foi o de fortalecer o desenvolvimento de ações relacionadas à Saúde Ambiental em diferentes setores, visando ao uso sustentável da água e à saúde da população.

Razera destacou a importância de seminários desse tipo para divulgar os avanços da área. “A gente vê nesses encontros a participação das universidades com seus estudos, com as suas pesquisas que, ao mesmo tempo, vai nos alertando para o nosso planejamento, ou seja, o que fazer para resolver determinados problemas, como contaminantes emergentes, a questão das cianobactérias, que foi discutida aqui, a questão do tratamento dos resíduos sólidos. Então, por tudo isso, a participação nesses seminários é de fundamental importância. Eu aprendo muito cada vez que eu venho nesses eventos e a gente sempre leva isso para a nossa vida, no planejamento dos Comitês PCJ, que precisa cada vez mais avançar. Então, a nossa Câmara Técnica de Saúde Ambiental está de parabéns por esse evento, porque ela pensa a nossa água, a na nossa situação  daqui 20, 30 anos. Lógico, olhando o atual momento, que não é tranquilo, as nossas águas não são águas é tão seguras do ponto de vista da qualidade. Então a gente precisa, sim, olhar para a situação atual e planejar o nosso futuro, com as ações que precisam ser feitas para minimizar isso. A Agência e os Comitês PCJ, com toda a sua estratégia, tem preocupação e está à disposição para tratar desse espaço”, ressaltou Razera.

O seminário contou com três mesas temáticas relacionadas à Política de Saúde Ambiental dos Comitês PCJ. A primeira mesa discutiu a “Contaminação da água”, com a moderação de Ivan Canale e as palestras de Cassiana Montagner, do Instituto de Química da Unicamp, e Lívia Fernanda Agujaro, da Cetesb. A segunda mesa abordou a “Tecnologia e Gestão de Saneamento”, moderada por Karen Cristina Tasaka, e contou com as apresentações de Ângela do Bernardo, da Hidrosan Engenharia, Gilson Luis Merli, da RAD/Consultoria e Gestão Especializada em Saneamento, e Carmenlucia Santos Giordano Penteado, diretora da FT Unicamp. A terceira mesa tratou da “Integração dos Planos Diretores e Comunicação de Partes Interessadas”, com a moderação de José Luiz Martini e as palestras de Maria Amélia Devitte Ferreira D´Azevedo Leite e Alexandre Luiz Tonetti, ambos da Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Valinhos (AEAAV).

Ao final do evento, foram homenageados os ex-coordenadores da CT-SAM: Lívia Fernanda Agujaro (CETESB) – Mandatos: 1995-1997, 1997-1999, 1999-2001, 2001-2003, 2003-2005 e 2003-2007; Audir Antonio Cominetti (Secretaria da Saúde) –2007-2009 e 2009-2011; Dejanira de Franceschi de Angelis (SORIDEMA) –2011-2013; Lúcia Vidor de Sousa Reis (CETESB) –2013-2015 e 2019-2021; Adriana Fabiana Corrêa (IPSA) – 2015-2017 e 2017-2019; e Luciana de Souza (IPSA-C): 2019-2021. O reconhecimento foi “pela dedicação, presteza e pujante atuação” nas iniciativas dos Comitês PCJ e, em especial, na atuação da CT-SAM como coordenadores(as).

Galeria:

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support