| DESTAQUES

André Navarro
Secretário-executivo do CBH-PCJ e PCJ-FEDERAL

Preparativos para a implementação do Plano das Bacias PCJ 2020-2035

O envolvimento dos membros dos Comitês PCJ no plano é de fundamental importância para seu sucesso

Aprovado em plenária dos Comitês PCJ em agosto de 2020, o Plano das Bacias PCJ 2020-2035 se tornou uma realidade. Desde então, várias providências estão sendo tomadas para que sua implementação se efetive.

Em 16/11/2020 e em 02/12/2020, a CT-PB realizou, com o apoio da Agência das Bacias PCJ, dois eventos virtuais sobre o assunto: a Oficina “Experiências e perspectivas sobre gestão da implementação de Planos de Recursos Hídricos”; e o Webinário “Plano das Bacias PCJ 2020 a 2035: conhecer para implementar”.

Durante a 87ª Reunião Ordinária da CT-PB, em 21/10/2020, foi criado o GT-Implementação, grupo de trabalho voltado à elaboração de uma proposta de modelo para a gestão da implementação do Plano das Bacias PCJ 2020-2035. Após discussões em três reuniões do GT e mais duas da CT-PB, foi aprovado parecer técnico da CT-PB com uma proposta de cronograma de atividades para a gestão da implementação do plano, o qual foi enviado à Secretaria Executiva dos Comitês PCJ, para análise e os devidos encaminhamentos.

O cronograma propõe um conjunto de atividades, a serem realizadas até junho de 2023, destinadas a estruturar uma rotina de acompanhamento da implementação das ações do Plano, e também fomentar a participação de instituições consideradas atores-chave nesse processo.

De acordo com o secretário-executivo do CBH-PCJ e PCJ FEDERAL, André Navarro, que também é coordenador da CT-PB, diversas das ações previstas já tiveram seu processo de execução iniciado. “Ressalta-se, nesse sentido, a aprovação de quatro editais, pelos Comitês PCJ, para a seleção de empreendimentos, relacionados a ações do plano, nas áreas de “Saneamento e Controle de Perdas Hídricas”, “Saneamento Rural” e “Proteção de Mananciais””, destacou.

Navarro também informou que o Relatório de Situação dos Recursos Hídricos das Bacias PCJ, a ser aprovado pelos Plenários no final do primeiro semestre de 2021, apresentará uma estimativa acerca dos avanços, realizados até o momento, no tocante à implementação de ações do Plano.

Para que o Plano seja implementado com sucesso, é necessário o envolvimento de todos os membros dos Comitês PCJ. “O envolvimento dos membros é fundamental. Ele se inicia a partir do conhecimento sobre as metas e as prioridades do plano, e se ampliará com a internalização do cronograma de ações voltadas a garantir sua implementação. Entendemos que tal envolvimento abrirá muitos caminhos para a intensificação de diálogo e alinhamento, junto a diversas instituições, órgãos e setores-chave, referentes às prioridades e metas”, explicou Navarro.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support