English Portuguese Spanish

Criada e instalada segundo as Leis Estaduais (SP) nº 7.663/91 e nº 10.020/98
Entidade Delegatária das funções de Agência de Água, conforme primeiro termo aditivo do Contrato de Gestão nº 033/2020/ANA.

Arte_email-

COMITÊS PCJ LANÇAM GUIA PRÁTICO PARA O DESENVOLVIMENTO DE PLANOS MUNICIPAIS DE SEGURANÇA DA ÁGUA

Evento de lançamento será às 14h, no dia 21 de outubro, em plataforma digital

Os Comitês PCJ e a Agência das Bacias PCJ lançam no próximo dia 21 de outubro (quarta-feira) o Guia Prático para o Desenvolvimento de Planos Municipais de Segurança da Água. O evento será das 14h às 17h, em plataforma digital. O lançamento é uma realização da Câmara Técnica de Saúde Ambiental (CT-SAM) dos Comitês PCJ, a qual acompanhou o desenvolvimento do material, em conjunto com a Coordenação de Sistema de Informações da Agência das Bacias PCJ. Os interessados poderão participar do webinar pelo link https://www.youtube.com/watch?v=mw-fUAC2ZQ4.  Não é necessário fazer inscrição.

O Guia tem o objetivo de fornecer aos responsáveis pelos Sistemas de Abastecimento de Água, independentemente do seu porte, diretrizes gerais para a elaboração, implantação, manutenção e verificação de um Plano Municipal de Segurança da Água, a fim de garantir que a água distribuída não ofereça risco à saúde pública, apresente padrões de qualidade uniformes e de acordo com as exigências da legislação vigente.

O Plano Municipal de Segurança da Água é o instrumento que identifica e prioriza perigos e riscos em um sistema de abastecimento de água, desde o manancial até o consumidor, visa estabelecer medidas de controle para reduzi-los ou eliminá-los, e assegura de forma consistente a segurança do abastecimento público. 

De acordo com os organizadores, o webinar de lançamento do Guia busca divulgar aos operadores dos serviços de saneamento a importância da elaboração de Planos Municipais de Segurança da Água, além de compartilhar experiências em âmbito nacional e internacional e apresentar o “Guia Prático para a elaboração de Planos Municipais de Segurança da Água” como um ferramenta de suporte aos munícipios na elaboração de seus Planos.

O público-alvo do evento são os operadores dos sistemas de abastecimento de água, Agências Reguladoras de Saneamento, Prefeituras, Vigilâncias em saúde e outros. Ainda que a temática sobre os Planos de Segurança da Água seja pauta de debate em outros Comitês de Bacias, os Comitês PCJ são pioneiros em elaborar um Guia que busca apoiar a atuação dos serviços de saneamento que atuam na região.

“O Guia elaborado busca atender as diretrizes da recente Política de Saúde Ambiental dos Comitês PCJ, aprovada em 2018 pela Deliberação n° 309/2018, consubstanciando, portanto, importantes subsídios para que os sistemas de abastecimento público das Bacias PCJ operem em sintonia com as melhores práticas de gestão estabelecidas internacionalmente”, ressaltou o coordenador de Sistema de Informações da Agência das Bacias PCJ, Eduardo Léo.

SERVIÇO

LANÇAMENTO DO GUIA PRÁTICO PARA O DESENVOLVIMENTO DE PLANO MUNICIPAIS DE SEGURANÇA DA ÁGUA

DATA:  21 de outubro de 2020 (quarta-feira)

HORÁRIO: 14h00 – 17h00

LINK: Webinar (Stream pelo YouTube)

PROGRAMAÇÃO

14h00 – 14h30  Abertura, boas vindas e contextualização – Luciana de Souza (IPSA-C/ Coordenadora da Câmara Técnica de Saúde Ambiental – CT-SAM – dos Comitês PCJ)

Luiz Roberto Moretti (Secretário-Executivo dos Comitês PCJ); Sergio Razera (Diretor-Presidente da Agência das Bacias PCJ); Profa. Dra. Dejanira de Franceschi de Angelis (Rotary Club de

Rio Claro-Cidade Azul/CT-SAM)

14h30 – 15h00 A Política de Saúde Ambiental dos Comitês PCJ

Palestrante e instituição: Adriana Corrêa (IPSA-C/CT-SAM)

15h00 – 15h30 Breve Histórico sobre os pilotos realizados nas Bacias PCJ

Palestrante e instituição: Claudoaldo Viana (DAE Sta. Barbara d’Oeste – Comitês PCJ

15h30-16h00 Palestra – Estado da arte a nível internacional dos Planos de Segurança da Água

Palestrante e instituição: Prof. Dr. José Manuel Pereira Vieira (Consultor da Fundação

para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia – FDTE)

16h00-16h30 Apresentação do Guia Prático para elaboração de Planos Municipais de Segurança da Água

Palestrante e instituição: Prof. Dr. José Carlos Mierzwa- (FDTE)

16h30-16h55 Esclarecimento de dúvidas

16h55-17h00 Encerramento e próximos passos

Tags

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support