| DEZEMBRO

CT-AS faz balanço de Workshop de Águas Subterrâneas

Última reunião de 2021 foi no dia 16 de dezembro 

16 de dezembro de 2021

Um balanço geral sobre o VI Workshop de Águas Subterrâneas dos Comitês PCJ foi um dos principais assuntos discutidos na 72ª Reunião Ordinária da Câmara Técnica de Águas Subterrâneas (CT-AS). O encontro, por videoconferência, foi realizado no dia 16 de dezembro.  

O evento, organizado pela CT-AS, ocorreu em outubro, de forma virtual. Foram quatro encontros, um por semana. No total, foram 770 inscritos, com participantes de 14 estados brasileiros e de outros países. Somente o vídeo do primeiro dia teve mais de 1,1 mil visualizações no Youtube da Agência das Bacias PCJ. Os demais tiveram entre 500 e 800 visualizações.  

Considerando os quatro dias de evento são mais de 3 mil visualizações. “Foi um sucesso”, comentou o coordenador da CT-AS, Vinicius Rodrigues. Um formulário de avaliação foi enviado por e-mail para todos os membros da CT-AS. Além da avaliação do evento, há também solicitações de temas para o próximo workshop, que deverá acontecer em 2023.  

Na mesma reunião, os membros da CT-AS também debateram sobre o andamento do Plano de Trabalho do grupo para os anos de 2022 e 2023.  Uma das atividades é a elaboração de um termo de referência para áreas de restrição e controle com base no diagnóstico hidrogeológico do Plano de Monitoramento de Águas Subterrâneas.  

Plenária dos Comitês PCJ aprova Plano de Trabalho das Câmaras Técnicas

Esta e outras 16 deliberações foram apreciadas durante a 26ª Reunião Ordinária 

10 de dezembro de 2021

Os Planos de Trabalho das 11 Câmaras Técnicas temáticas para os anos de 2022 e 2023 foram aprovados na 26ª Reunião Ordinária dos Comitês PCJ (CBH-PCJ, PCJ FEDERAL e CBH-PJ1). O encontro foi realizado por videoconferência nesta sexta-feira, dia 10 de dezembro de 2021. No total, 17 deliberações foram apreciadas e aprovadas. Algumas delas definem e direcionam a atuação dos Comitês PCJ nos próximos anos.  

As atividades dos Planos de Trabalho das CTs estão divididas em três categorias:  Demandas da Secretaria Executiva(A); Temas para discussão(B); e Eventos. Cada Câmara Técnica discutiu internamente neste semestre os detalhes de seu plano e apresentou para a Secretaria Executiva. “A aprovação pelo plenário, coloca a responsabilidade das CTs, nos próximos dois anos, no atendimento às ações desenhadas”, comentou o secretário-executivo, André Navarro.  

Na reunião também foram aprovadas as deliberações que definem o orçamento de cada CT e que institui o Planejamento Anual de Atividades (PAA) dos Comitês PCJ para 2022. Além disso foram apreciadas as deliberações que instituem o Plano de Comunicação e o Plano de Capacitação dos Comitês PCJ.  

Os membros dos plenários ainda aprovaram o Plano de Execução Orçamentária Anual das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (POA-PCJ), para o exercício de 2022; a matriz para o acompanhamento da execução física de ações do PAP-PCJ 2021-2025, para os exercícios de 2022 a 2025 e o Plano de Trabalho e proposta orçamentária anual da Fundação Agência das Bacias PCJ, no exercício de 2022. 

No encontro, também foi aprovado o Relatório de Situação dos Recursos Hídricos nas Bacias PCJ 2021  Ano Base 2020″ das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. O relatório é um mecanismo de gestão destinado a avaliação da eficácia dos Planos de Recursos Hídricos, visando a subsidiar as ações dos poderes executivos e legislativos de âmbito municipal, estadual e federal. Outra deliberação aprovada foi a que institui a “Operação Estiagem 2022”. 

A pauta completa pode ser acessada aqui 

 https://www.youtube.com/watch?v=lqBtSywJFlI  

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support