103ª Reunião Ordinária foi realizada nesta sexta-feira, 17 de março, na PUC-Campinas
17 de março de 2023
A “Segurança hídrica e sanitária no contexto dos aglomerados subnormais nas Bacias PCJ” foi o tema de palestra na 103ª Reunião Ordinária da Câmara Técnica de Integração e Difusão de Pesquisas e Tecnologias (CT-ID). O encontro aconteceu nesta sexta-feira, dia 17 de março, na Escola de Economia e Negócios da PUC-Campinas, e foi comandado pelo coordenador da CT-ID, professor Tadeu Malheiros. Além dos membros da câmara técnica, a atividade ainda contou com a participação dos alunos do curso de Relações Internacionais da PUC-Campinas.
A apresentação sobre “Segurança hídrica e sanitária no contexto dos aglomerados subnormais nas Bacias PCJ” foi feita pela professora doutora Cristiane Feltre, da PUC-Campinas. Ela explicou que aglomerado subnormal é uma forma de ocupação irregular de terrenos de propriedade alheia – públicos ou privados – para fins de habitação em áreas urbanas e, em geral, caracterizados por um padrão urbanístico irregular, carência de serviços públicos essenciais e localização em áreas restritas à ocupação. Cristiane falou sobre o crescimento desse tipo de ocupação no Brasil, no Estado de São Paulo, e nas Bacias PCJ, e também sobre os obstáculos, solução, e desafios, como a escassez ou abundância de água, perdas de água na distribuição e a universalização do saneamento.
No encontro, houve discussões sobre o acompanhamento do planejamento do Sustentare & Wipis 2023 e aprovação de solicitação de recursos junto à Agência das Bacias PCJ e Comitês PCJ. Neste ano, o workshop internacional sobre sustentabilidade, indicadores e gestão de recursos hídricos acontece nos dias 22, 23 e 24 de novembro. O evento é 100% online e gratuito.
Os participantes também conversaram sobre encaminhamentos de captação de financiamento para os projetos comuns (FAPESP e outros). Houve ainda a aprovação de novos membros: o Observatório Nacional pelos Direitos à Água e ao Saneamento (ONDAS), tendo as representantes Bruna Angela Branchi (titular) e Renata de Faria Rocha Furigo (suplente); e a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Piracicaba (AEAP), com os representantes Tatiane Elaine Zani Bistafa (titular) e Luís Chorilli Neto (suplente).
GT-INDICADORES
Logo após a reunião da CT-ID, os participantes aproveitaram para realizar a 29ª Reunião do Grupo de Trabalho de Indicadores e Monitoramento (CT-ID). No encontro, houve um breve relato sobre as pesquisas em andamento nos programas de pós-graduação PPG Sustentabilidade – PUC CAMPINAS e PPGSHS – EESC USP relacionadas ao GT – Indicadores. Depois, os membros do GT fizeram uma discussão e planejamento de projeto de pesquisa aplicada em indicadores em água e sustentabilidade.