| ÚLTIMAS

Palestras marcam a primeira reunião da CT-Rural do ano de 2023

151ª Reunião da Câmara Técnica de Uso e Conservação da Água no Meio Rural foi realizada por meio de videoconferência

10 de fevereiro de 2023

A 151ª Reunião Ordinária da Câmara Técnica de Uso e Conservação da Água no Meio Rural (CT-Rural), foi realizada na manhã de sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023, por meio de videoconferência. Na ocasião, os membros acompanharam palestras importantes para a gestão dos recursos hídricos no campo, bem como debateram as ações inerentes a esta Câmara Técnica.

Os trabalhos foram conduzidos pelo coordenação da CT-Rural, João Primo Baraldi (Sindicato Rural de Rio Claro), que logo no início da reunião fez a apresentação que culminou na aprovação da entrada de quatro novos membros nesta CT, sendo eles: do DAE Jundiaí, o titular André Feliciano de Lira e como suplente, Carlos Eduardo Moraes Pereira. Da P.M. de Americana, o titular: Antônio Sidney Franzatto Coelho e o suplente: Katia Cristina Mansette Birke. Da P.M. de Analândia, o titular: Wlademir Schalch Junior tendo como suplente: Leandro Eduardo Santarpio. E da P.M. de Santa Maria da Serra, a titular: Alisangela Spigolon e a suplente: Erica Aparecida Carmezini.

Na sequência houve a apresentação das análises realizadas no âmbito do GT-Análise de Empreendimentos referente aos pleitos do Processo de Seleção Fehidro 2023, feita por Lívia Modolo, da Coordenação de Projetos da Agência das Bacias PCJ. Logo depois, conforme a pauta, Grupo Cartilha Portaria 888/2021 Ministério da Saúde –  Plano de amostragem da água para consumo humano na área rural, que visa a definição de agenda de reuniões do GT-Cartilha. O coordenador Deste GT, Miguel Milinski não pode participar da reunião em virtude da participação dele em outra atividade, no entanto ele encaminhou à Secretaria Executiva suas sugestões como a disponibilidade de datas para reuniões, e ficou estabelecido que a próximo encontro do GT-Cartilha ocorrerá em 17 de março, 14h; 14 de abril, 14h; e 19 de maio, 14h.

Posteriormente ocorreu a apresentação Acesso às linhas do Feap, por Wilson Rodrigues Canelas e Antoniane Arantes de Oliveira Roque (Cati-Campinas). Canelas se colocou à disposição de todos para os esclarecimentos e auxílio nos trâmites que cabem à Cati. “Estamos aqui para sanar as dúvidas e o que não estiver a nosso alcance, nos comprometemos a fazer o meio de campo junto a outros órgãos parceiros”, disse. Por sua vez, o engenheiro agrícola Roque abordou programa Berços D’água/Radge.

Por fim, houve a apresentação Projeto Mananciais PCJ: municípios de Charqueada/SP e São Pedro/SP,  Paola Tokumoto (PM de Charqueada/SP). Ela abordou a questão do Projeto que se trata de uma iniciativa conjunta entre entidades locais e regionais, com o objetivo de, através de projetos, e outras ações, promover a recuperação, a conservação e a proteção dos mananciais de abastecimento público de Charqueada, buscando a melhoria da qualidade e disponibilidade dos recursos hídricos.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support