151ª Reunião da Câmara Técnica de Uso e Conservação da Água no Meio Rural foi realizada por meio de videoconferência
10 de fevereiro de 2023
A 151ª Reunião Ordinária da Câmara Técnica de Uso e Conservação da Água no Meio Rural (CT-Rural), foi realizada na manhã de sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023, por meio de videoconferência. Na ocasião, os membros acompanharam palestras importantes para a gestão dos recursos hídricos no campo, bem como debateram as ações inerentes a esta Câmara Técnica.
Os trabalhos foram conduzidos pelo coordenação da CT-Rural, João Primo Baraldi (Sindicato Rural de Rio Claro), que logo no início da reunião fez a apresentação que culminou na aprovação da entrada de quatro novos membros nesta CT, sendo eles: do DAE Jundiaí, o titular André Feliciano de Lira e como suplente, Carlos Eduardo Moraes Pereira. Da P.M. de Americana, o titular: Antônio Sidney Franzatto Coelho e o suplente: Katia Cristina Mansette Birke. Da P.M. de Analândia, o titular: Wlademir Schalch Junior tendo como suplente: Leandro Eduardo Santarpio. E da P.M. de Santa Maria da Serra, a titular: Alisangela Spigolon e a suplente: Erica Aparecida Carmezini.
Na sequência houve a apresentação das análises realizadas no âmbito do GT-Análise de Empreendimentos referente aos pleitos do Processo de Seleção Fehidro 2023, feita por Lívia Modolo, da Coordenação de Projetos da Agência das Bacias PCJ. Logo depois, conforme a pauta, Grupo Cartilha Portaria 888/2021 Ministério da Saúde – Plano de amostragem da água para consumo humano na área rural, que visa a definição de agenda de reuniões do GT-Cartilha. O coordenador Deste GT, Miguel Milinski não pode participar da reunião em virtude da participação dele em outra atividade, no entanto ele encaminhou à Secretaria Executiva suas sugestões como a disponibilidade de datas para reuniões, e ficou estabelecido que a próximo encontro do GT-Cartilha ocorrerá em 17 de março, 14h; 14 de abril, 14h; e 19 de maio, 14h.
Posteriormente ocorreu a apresentação Acesso às linhas do Feap, por Wilson Rodrigues Canelas e Antoniane Arantes de Oliveira Roque (Cati-Campinas). Canelas se colocou à disposição de todos para os esclarecimentos e auxílio nos trâmites que cabem à Cati. “Estamos aqui para sanar as dúvidas e o que não estiver a nosso alcance, nos comprometemos a fazer o meio de campo junto a outros órgãos parceiros”, disse. Por sua vez, o engenheiro agrícola Roque abordou programa Berços D’água/Radge.
Por fim, houve a apresentação Projeto Mananciais PCJ: municípios de Charqueada/SP e São Pedro/SP, Paola Tokumoto (PM de Charqueada/SP). Ela abordou a questão do Projeto que se trata de uma iniciativa conjunta entre entidades locais e regionais, com o objetivo de, através de projetos, e outras ações, promover a recuperação, a conservação e a proteção dos mananciais de abastecimento público de Charqueada, buscando a melhoria da qualidade e disponibilidade dos recursos hídricos.