| Dia: 1/12/2022

Fomentado pelo Fórum Paulista de Comitês de Bacias, carta será encaminhada ao novo governador

A Agência das Bacias PCJ participou, nesta quinta-feira, 1º de dezembro de 2022, da 3ª Reunião do Fórum Paulista de Comitês de Bacias Hidrográficas de 2022. O encontro, realizado no município de São Pedro, teve como principal objetivo definir o documento relativo a melhoria do sistema de recursos hídricos no Estado de SP a ser encaminhado aos novos membros do poder Executivo paulista de 2023-2026. Estiveram presentes no encontro representantes de comitês de bacias de todo o estado. O evento marcou também a retomada das reuniões presenciais no âmbito do Sistema Integrado de Gestão de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, o SIGRH.

Da Agência PCJ, acompanharam a reunião Sergio Razera (diretor-presidente); Ivens de Oliveira (diretor administrativo e financeiro); e Patrícia Barufaldi (diretora técnica). Dos Comitês PCJ participou André Navarro (secretário executivo).

O documento finalizado em São Pedro começou a ser formulado durante o 24º Encob (Encontro Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas), realizado em agosto no Paraná. Sua elaboração ocorreu por iniciativa do Fórum Paulista, que abriu espaço e fomentou o debate das ações estratégicas para o fortalecimento da gestão de recursos hídricos no Estado de São Paulo. O documento visa, fornecer subsídios para o fortalecimento e a implementação da política e da gestão integrada de recursos hídricos, fundamentais para o desenvolvimento econômico, social e ambiental do Estado de São Paulo.

A Política Estadual de Recursos Hídricos, aprovada pela Lei Estadual nº 7.663/1991, instituiu os princípios da participação, integração e descentralização como norteadores da gestão de águas paulista. Ela também estabeleceu a cobrança pelo uso da água, a outorga de direito de uso, o plano estadual e os planos de bacia hidrográfica e a atuação fiscalizadora do Estado, como instrumentos que, implementados, deverão garantir água em qualidade e quantidade para as atuais e futuras gerações.

SIGRH 2022 – A Secretaria Executiva dos Comitês PCJ participou do Workshop de Integração do SIGRH 2022, que ocorre entre 28 de novembro e 2 de dezembro também no município de São Pedro e organizado pela Coordenadoria de Recursos Hídricos (CRHi) da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SIMA). Na ocasião foram discutidos temas diversos relacionados a gestão de recursos hídricos no estado, tais como debate sobre projeto de Lei que propõe mudanças na legislação, apresentação de plano de trabalho para atualização do Plano Estadual de Recursos Hídricos, discussão sobre projeto de apoio para o fortalecimento da capacidade de prevenção e gestão de crises hídricas. No Workshop também houve a apresentação de iniciativas em prol da segurança hídrica em São Paulo, por parte de diversos atores do SIGRH, como o Daee, Cetesb, Sabesp, Fundação Florestal, Instituto de Pesquisas Ambientais, dentre outros.

Diretor administrativo e financeiro, Ivens de Oliveira, destaca importância da profissão para a Gestão dos Recursos Hídricos

A Agência das Bacias PCJ foi uma das homenageadas nas comemorações dos 20 anos do curso de Gestão Ambiental da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP). A solenidade ocorreu na manhã de sábado, dia 26 de novembro de 2022, no anfiteatro do Pavilhão de Engenharia da universidade.

A Agência foi representada pelo diretor administrativo e financeiro da instituição, Ivens de Oliveira. “Para nós da diretoria da Agência das Bacias PCJ, foi gratificante receber essa homenagem. A Agência iniciou suas atividades em 2009. Completamos recentemente 13 anos e, desde o início, nós temos a presença de gestores ambientais, particularmente formados pela Esalq/USP. Do nosso quadro de colaboradores, 15 são gestores ambientais, formados pela Esalq. Representam 25% do nosso quadro. E esses gestores ambientais atuam em diferentes frentes na Agência das Bacias PCJ. São responsáveis pela condução de projetos com foco em gestão de recursos hídricos, saneamento, proteção de mananciais, entre tantas outras temáticas”, comentou.

A Agência das Bacias PCJ e a Imaflora foram homenageadas por serem as instituições que mais empregam gestores ambientais em Piracicaba. Ivens de Oliveira destacou a importância da profissão para a Gestão de Recursos Hídricos. “Os gestores ambientais atuam em diferentes instrumentos de gestão, em diferentes coordenações da Agência e sempre contribuíram, e muito, com o desenvolvimento da entidade e principalmente com a implantação da Política de Recursos Hídricos dos Comitês PCJ. Então temos que agradecer muito os gestores ambientais, em particular os da Esalq, por ter sempre nos auxiliado em realizar suas tarefas em prol da Gestão de Recursos Hídricos das Bacias PCJ”, ressaltou.  

A celebração foi realizada sob a responsabilidade do Centro Acadêmico de Gestão Ambiental e egressos do curso, com apoio da Comissão de Coordenação do curso. Durante o evento, dirigentes, coordenadores, alunos e egressos relembraram as histórias do curso, debateram o presente e refletiram sobre o futuro da formação e da atuação profissional em Gestão Ambiental, destacando ainda que as motivações que levaram à criação do curso continuam atuais: a necessidade de profissionais com formação interdisciplinar capazes de compreender e atuar em diversas esferas da área ambiental de maneira holística.

Em seu pronunciamento, o vice-diretor da Esalq, professor João Roberto Spotti Lopes destacou ser uma honra poder rememorar os marcos significativos da Esalq. “Há 20 anos a Escola teve o privilégio de oferecer cursos noturnos que atendessem a demanda por mais profissionais dirigidos ao mercado. Hoje, o de Gestão Ambiental figura no Guia Quero Educação como um curso 5 estrelas, o conceito máximo da avaliação do setor universitário”.

O primeiro coordenador do curso de Gestão Ambiental, Luiz Carlos Estraviz Rodriguez, comentou que a ideia de criar o curso surgiu na cabeça de alguns docentes. “Nas primeiras reuniões a ideia era criar um profissional que soubesse lidar com os conflitos de setores que nem sempre andam em paralelo nas questões sociais, ambientais e econômicas. No primeiro semestre assumi a disciplina ‘Introdução a Gestão Ambiental’ e foi ali que eu tive contato pela primeira vez com os alunos, e ali começou uma das melhores experiências da minha vida”. 

A atual coordenadora do curso de Gestão Ambiental, Taciana Villela Savian, afirmou que o gestor ambiental é um profissional importante para a sociedade dadas as condições que enfrentamos atualmente. “O gestor ambiental é um profissional multidisciplinar que dialoga com várias áreas, não só sob o aspecto ambiental, mas também com a área de ciências humanas e ciências exatas com o intuito de articular essas equipes na resolução de problemas ambientais”. Taciana ainda ressaltou que a relação com os ex-alunos possibilita conhecer suas áreas de atuação. “Temos alunos atuando na parte governamental, egressos atuando em organizações não governamentais e, mais recentemente, uma turma de profissionais engajados em empresas e bancos”, finalizou.

A transmissão completa do evento pode ser assistida no no perfil do curso de Gestão Ambiental no Instagram. A Esalq/USP também produziu um vídeo sobre o evento.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Esalq/USP.

Fotos: Gabriela Durrer Lopes Giusti 

Grupo vai auxiliar no processo de seleção referente ao Orçamento de 2023

1º de dezembro de 2022

A Câmara Técnica de Saneamento dos Comitês PCJ concluiu nesta quinta-feira, dia 1º de dezembro, a criação de um Grupo de Trabalho para análise de Empreendimentos (Pleitos da Seleção Fehidro 2023). A definição ocorreu durante a 111ª Reunião Ordinária CT-AS, realizada por meio de videoconferência.

Entre os integrantes do GT estão o coordenador da CT-AS, Mateus Bento Batista Arantes (Prefeitura de Louveira); o coordenador adjunto, Luís Eduardo Gregolin Grisotto (ABES-SP); Maria Aparecida Carvalho de Medeiros (FT Unicamp); Renata Maria Salvador (DAE Jundiaí); Sueli Keiko Higuchi (Sanebavi); Miguel Milinsk (DAE Rio Claro); Patrícia Ferreira (Prefeitura de Louveira); Fernanda Dias Pereira (DAE Santa Bárbara);  Sabrina Rodrigues Coelho (Sanasa); Silvana Turolla Broleze (Prefeitura de Jaguariúna) e Márcio Arantes de Andrade (DAE Valinhos). A análise dos empreendimentos deverá ser feita entre os dias 17 e 19 de janeiro de 2023.

A fonte dos recursos do Fehidro são a Cobrança PCJ Paulista e o CFURH (Compensação Financeira pela Utilização de Recursos Hídricos). O edital já foi publicado e foi direcionado aos municípios prioritários conforme o Plano das Bacias PCJ 2020-2035. As inscrições foram até o dia 25 de outubro. O processo pode ser acompanhado pelo site da Agência das Bacias PCJ. O GT-Análise de Empreendimentos será responsável por analisar os empreendimentos que se inscreveram na seleção.

Entre as ações financiáveis estão: revisão de Plano Municipal de Saneamento; elaboração de Planos Municipais de Saneamento Rural; elaboração de Planos Diretores de Drenagem Urbana e Manejo de Águas Pluviais; elaboração e revisão de Planos de Controle e Redução de Perdas Hídricas no Sistema de Abastecimento de Água; obras, serviços e equipamentos visando o controle de perdas hídricas em sistemas de abastecimento.

A apresentação sobre o processo de seleção para obtenção de recursos Fehidro (Fundo de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo) foi realizada pela equipe da Coordenação de Projetos da Agência das Bacias PCJ, através da analista técnica Karla Romão.

Edições anteriores

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support