English Portuguese Spanish

Criada e instalada segundo as Leis Estaduais (SP) nº 7.663/91 e nº 10.020/98
Entidade Delegatária das funções de Agência de Água, conforme primeiro termo aditivo do Contrato de Gestão nº 033/2020/ANA.

2022-11-26_135352

Agência das Bacias PCJ é homenageada nos 20 anos do curso de Gestão Ambiental da Esalq/USP

Diretor administrativo e financeiro, Ivens de Oliveira, destaca importância da profissão para a Gestão dos Recursos Hídricos

A Agência das Bacias PCJ foi uma das homenageadas nas comemorações dos 20 anos do curso de Gestão Ambiental da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP). A solenidade ocorreu na manhã de sábado, dia 26 de novembro de 2022, no anfiteatro do Pavilhão de Engenharia da universidade.

A Agência foi representada pelo diretor administrativo e financeiro da instituição, Ivens de Oliveira. “Para nós da diretoria da Agência das Bacias PCJ, foi gratificante receber essa homenagem. A Agência iniciou suas atividades em 2009. Completamos recentemente 13 anos e, desde o início, nós temos a presença de gestores ambientais, particularmente formados pela Esalq/USP. Do nosso quadro de colaboradores, 15 são gestores ambientais, formados pela Esalq. Representam 25% do nosso quadro. E esses gestores ambientais atuam em diferentes frentes na Agência das Bacias PCJ. São responsáveis pela condução de projetos com foco em gestão de recursos hídricos, saneamento, proteção de mananciais, entre tantas outras temáticas”, comentou.

A Agência das Bacias PCJ e a Imaflora foram homenageadas por serem as instituições que mais empregam gestores ambientais em Piracicaba. Ivens de Oliveira destacou a importância da profissão para a Gestão de Recursos Hídricos. “Os gestores ambientais atuam em diferentes instrumentos de gestão, em diferentes coordenações da Agência e sempre contribuíram, e muito, com o desenvolvimento da entidade e principalmente com a implantação da Política de Recursos Hídricos dos Comitês PCJ. Então temos que agradecer muito os gestores ambientais, em particular os da Esalq, por ter sempre nos auxiliado em realizar suas tarefas em prol da Gestão de Recursos Hídricos das Bacias PCJ”, ressaltou.  

A celebração foi realizada sob a responsabilidade do Centro Acadêmico de Gestão Ambiental e egressos do curso, com apoio da Comissão de Coordenação do curso. Durante o evento, dirigentes, coordenadores, alunos e egressos relembraram as histórias do curso, debateram o presente e refletiram sobre o futuro da formação e da atuação profissional em Gestão Ambiental, destacando ainda que as motivações que levaram à criação do curso continuam atuais: a necessidade de profissionais com formação interdisciplinar capazes de compreender e atuar em diversas esferas da área ambiental de maneira holística.

Em seu pronunciamento, o vice-diretor da Esalq, professor João Roberto Spotti Lopes destacou ser uma honra poder rememorar os marcos significativos da Esalq. “Há 20 anos a Escola teve o privilégio de oferecer cursos noturnos que atendessem a demanda por mais profissionais dirigidos ao mercado. Hoje, o de Gestão Ambiental figura no Guia Quero Educação como um curso 5 estrelas, o conceito máximo da avaliação do setor universitário”.

O primeiro coordenador do curso de Gestão Ambiental, Luiz Carlos Estraviz Rodriguez, comentou que a ideia de criar o curso surgiu na cabeça de alguns docentes. “Nas primeiras reuniões a ideia era criar um profissional que soubesse lidar com os conflitos de setores que nem sempre andam em paralelo nas questões sociais, ambientais e econômicas. No primeiro semestre assumi a disciplina ‘Introdução a Gestão Ambiental’ e foi ali que eu tive contato pela primeira vez com os alunos, e ali começou uma das melhores experiências da minha vida”. 

A atual coordenadora do curso de Gestão Ambiental, Taciana Villela Savian, afirmou que o gestor ambiental é um profissional importante para a sociedade dadas as condições que enfrentamos atualmente. “O gestor ambiental é um profissional multidisciplinar que dialoga com várias áreas, não só sob o aspecto ambiental, mas também com a área de ciências humanas e ciências exatas com o intuito de articular essas equipes na resolução de problemas ambientais”. Taciana ainda ressaltou que a relação com os ex-alunos possibilita conhecer suas áreas de atuação. “Temos alunos atuando na parte governamental, egressos atuando em organizações não governamentais e, mais recentemente, uma turma de profissionais engajados em empresas e bancos”, finalizou.

A transmissão completa do evento pode ser assistida no no perfil do curso de Gestão Ambiental no Instagram. A Esalq/USP também produziu um vídeo sobre o evento.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Esalq/USP.

Fotos: Gabriela Durrer Lopes Giusti 

Tags

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support