Na pauta, apresentação das etapas da Cartilha ‘Cada gota alerta’ e a definição do cronograma de etapas a serem concluídas.
22 de novembro de 2021
Na manhã do dia 22 de novembro de 2021, o Grupo de Trabalho – Cartilha, vinculado à Câmara Técnica de Saúde Ambiental reuniu-se por vídeo conferência com a finalidade de alinhar novas etapas da produção da Cartilha ‘Cada gota alerta’, bem como o levantamento das etapas a serem concluídas e a realização do cronograma das atividades e responsabilidades.
No início dos trabalhos foi explicado que a Cartilha em produção é parte de um conteúdo relacionado a educação ambiental. A ideia inicial da cartilha chamava Cada Gota Conta, e foi, à época, patrocinada pelo Rotary Club Rio Claro Sul. Àquela época, durante a crise hídrica de 2014-2015, objetivou-se conscientizar e educar, especialmente o público infantil sobre a utilização moderada da água. A publicação foi, inclusive, premiada.
Inspirada nesta iniciativa de sucesso, iniciou-se a ideia de produzir uma nova cartilha, atualmente em discussão, com conteúdo voltado a temática da poluição da água como: saúde, responsabilidade sobre a geração de resíduos, agentes poluidores, interação homem-natureza, etc. A cartilha se propõe a abordar temas como poluição térmica; por sedimento de esgoto urbanos e industriais; fármacos; agentes biológicos; agrotóxicos; plásticos; petróleos; chuva ácida, etc.
Quanto às etapas de produção, os membros do encontro cogitam a possibilidade de buscarem uma editora profissional para produção (desing) e impressão da cartilha, a fim de ter um material consistente a ser distribuído em escolas. No entanto, para estes fins, precisa-se verificar a questão financeira, quanto a disponibilidade de recursos. Outro ponto para análise está focada nas políticas de redução de papel, assim, precisa-se verificar se a cartilha será impressa fisicamente ou se será oferecida exclusivamente de forma virtual.
Após definidas estas questões, o grupo entende que chegará o momento de sair em busca de patrocinadores que possam custear as despesas inerentes à cartilha. Assim, pretende-se fazer o lançamento da cartilha no mês de abril de 2022, durante o seminário anual. Os participantes ponderaram sobre prazos, visto que as etapas de produção demandam prazos que em algumas vezes ultrapassam o planejamento inicial, o que deve ser levado em consideração para evitar atropelos e aborrecimentos.
Uma nova reunião do GT-Cartilha, a sétima, ficou agendada para 07 de fevereiro de 2022, às 9h, por videoconferência.