| Dia: 13/04/2021

Agência das Bacias PCJ, AGEVAP e Agência de Água Loire-Bretagne, da França, assinaram no dia 6 de novembro

Um acordo internacional entre a Agência das Bacias PCJ, AGEVAP e Agência de Água Loire-Bretagne, da França, foi firmado nesta quarta-feira (06/11/2019) durante o 1º Seminário de Intercâmbio Interagências, no Parque Tecnológico de São José dos Campos. O termo de cooperação tem como principal objetivo a troca de experiências para o aperfeiçoamento da gestão dos recursos hídricos. A iniciativa é das três agências e do Escritório Internacional da Água (OIEau), que coordena as atividades.
O documento foi assinado pelo diretor-presidente da Agência das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Agência das Bacias PCJ), Sergio Razera; diretor-presidente da Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP), André Marques; e pelo diretor-geral adjunto da Agência de Água francesa Loire-Bretagne (Agence de l’Eau Loire-Bretagne), Claude Gitton.

Comitiva PCJ participou ativamente do XXI Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, em Foz do Iguaçu (PR)

Muitas apresentações, troca de experiências e aprendizados. Assim pode se resumir mais um ENCOB (Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas) que chegou à sua 21ª edição com cerca de 1,3 mil pessoas de 24 estados brasileiros. Neste ano de 2019, entre os dias 21 e 25 de outubro, o evento foi em Foz do Iguaçu e contou, mais uma vez, com a participação efetiva de membros das câmaras técnicas dos Comitês PCJ e representantes da Agência das Bacias PCJ. O tema central do encontro foi “Gestão das Águas – #FALACOMITÊ”.

Desde setembro de 2019, membros do colegiado constroem o Planejamento Estratégico

Qual o futuro que os Comitês PCJ querem construir? O tema tem sido debatido durante as reuniões para o desenvolvimento do Planejamento Estratégico do colegiado. O trabalho, que teve início em setembro de 2019, tem o prazo de um ano e meio. Ao final estarão definidas: missão, visão, objetivos, metas e planos de ação do colegiado.
O Planejamento Estratégico é uma forma de auxiliar a entidade para que ela possa se antecipar às ameaças e fazer um diagnóstico de oportunidades e melhorias.
De acordo com o Secretário-Executivo dos Comitês PCJ, Luiz Roberto Moretti, durante as discussões, o grupo esboça os caminhos que devem ser trilhados para alcançar o futuro desejado.

Apreciação deve ser feita em Plenária dos Comitês PCJ marcada para março de 2020

Instrumento de gestão previsto na Política Nacional de Recursos Hídricos e na Política Estadual de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, o Plano de Bacias fundamenta e orienta o gerenciamento dos recursos hídricos na bacia hidrográfica. Sua elaboração é responsabilidade da Agência das Bacias PCJ, com submissão aos Comitês de Bacias, e engloba uso, proteção, conservação e recuperação dos recursos hídricos.
Ele é formulado com uma visão a longo prazo, mas passa por revisão periodicamente. Nas Bacias PCJ, ele passou por processo de revisão e deve ser apresentado e ir para aprovação em Plenária dos Comitês PCJ agendada para março de 2020. Ação que permite manter um ciclo virtuoso de planejamento-ação-indução-controle-aperfeiçoamento.

No final deste ano, em que completamos 10 anos de gestão compartilhada dos recursos hídricos

No final deste ano, em que completamos 10 anos de gestão compartilhada dos recursos hídricos aproveitamos para lançar essa newsletter interna dos Comitês PCJ: Água em Foco. Será o canal de comunicação entre os membros dos Comitês PCJ. Esperamos que todos gostem!

A criação dos Comitês PCJ e da Agência das Bacias foi um marco para alcançarmos agilidade nas ações realizadas com os recursos arrecadados com as Cobranças PCJ (Federal e Estadual Paulista).Os resultados são indiscutíveis e melhoraram a vida de 5,7 milhões de habitantes atendidos pelas Bacias PCJ. No período entre 1993 e 2018, ampliamos de 3% para 78% o tratamento de esgoto.

Avançamos em temas como coleta e tratamento de esgoto; combate às perdas hídricas; monitoramento hidrológico; proteção, recuperação e conservação de mananciais; comunicação, educação ambiental e a consequente realização de ações de caráter regional e de gestão em recursos hídricos para as Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, essenciais para acelerar o alcance de nossas ousadas metas.

Edições anteriores

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support