Sustentabilidade Corporativa

Geração de valor

Em um território onde é preciso garantir o abastecimento de água para 5,9 milhões de pessoas, como é o das Bacias PCJ, a gestão dos recursos financeiros realizado pela Agência das Bacias PCJ, orientada para os impactos ambientais, sociais, econômicos e de governança está diretamente relacionada à geração de valor. Os recursos financeiros arrecadados por meio das Cobranças PCJ retorna às Bacias PCJ como ações, estudos, projetos e obras que beneficiam o próprio território.

Para contribuir com a geração de valor, é preciso que processos técnicos e administrativos da Agência das Bacias PCJ sejam orientados pela sustentabilidade. Iniciativas como o Programa Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P, do Ministério do Meio Ambiente (MMA), ao qual a entidade aderiu em 2018, e as ações implantadas no período, contribuem para a evolução da sustentabilidade corporativa na Agência das Bacias PCJ. (GRI 2-23, 2-24)

Sustentabilidade Corporativa

Geração de valor

Em um território onde é preciso garantir o abastecimento de água a mais de 5,85 milhões de pessoas, como é o das Bacias PCJ, a gestão dos recursos financeiros pela Agência das Bacias PCJ, orientada para os impactos ambientais, sociais, econômicos e de governança está diretamente relacionada à geração de valor. Os recursos financeiros arrecadados com a cobrança pelo uso dos recursos hídricos retornam às Bacias PCJ como ações, estudos, projetos e obras que beneficiam o próprio território.

Para contribuir com a geração de valor, é preciso que processos técnicos e administrativos da Agência das Bacias PCJ sejam orientados pela sustentabilidade. Iniciativas como o Programa Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P, do Ministério do Meio Ambiente (MMA), ao qual a entidade aderiu em 2018, e as ações implantadas no período, contribuem para a evolução da sustentabilidade corporativa na Agência das Bacias PCJ.

COMPROMISSOS PÚBLICOS

Além da A3P, a Agência das Bacias PCJ é signatária voluntariamente de outras iniciativas públicas, reforçando sua ação orientada pela sustentabilidade. Saiba mais em Plano de Gestão Socioambiental, neste capítulo.

A correlação da atuação da Agência das Bacias PCJ com os compromissos públicos está indicada no início de cada capítulo deste relatório. (GRI 2-23)

Pacto Global

A Agência das Bacias PCJ foi a primeira do mundo, em seu segmento, a aderir ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2018. A iniciativa mobiliza a comunidade empresarial internacional para a adoção de valores fundamentais nas áreas de direitos humanos, relações trabalhistas, meio ambiente e combate à corrupção.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Os ODS, compõem uma agenda mundial (Agenda 2030) que reúne sociedade civil, governos e setor privado a favor das pessoas, do planeta, da paz e da prosperidade. As ações da Agência das Bacias PCJ têm foco, principalmente, no ODS 6, cujo objetivo é “assegurar disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos”.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

ODS + Agência das Bacias PCJ

Até 2022, no contexto corporativo, a Agência das Bacias PCJ aborda de forma efetiva os ODS 2, 6, 8, 12, 15 e 17. Em 2022, por meio do programa de estágio, iniciou-se o projeto “Desvendando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na Agência das Bacias PCJ” com término previsto para 2023. Trata-se de um processo de revisão, de indicadores e metas dos ODS mapeados pela entidade em 2018. A metodologia utilizada relaciona-se com o Sustainable Development Goals Compass (SDG Compass), envolvendo todos os colaboradores de forma direta e com objetivos de se buscar resultados mais efetivos quanto a contribuição corporativa da Agência das Bacias PCJ frente a Agenda 2030.

ODS + Bacias PCJ

Tendo em vista o compromisso com a sustentabilidade e a relevância para a aplicação de recursos financeiros públicos de forma transparente, o Plano de Ações para investimentos apresentado do Plano das Bacias PCJ 2020/2035 foi elaborado com base na Política Nacional de Recursos Hídricos (PNRH), nos Programas de Duração Continuadas (PDCs), no Plano de Aplicação Plurianual das Bacias PCJ (PAP PCJ) e nos  Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com destaque direto ao ODS 6 e indireto para os ODS 2, 11, 13 e 17.

Plano de Gestão Socioambiental

Dividido em seis eixos temáticos, o Plano de Gestão Socioambiental (PGS) da A3P PCJ orienta os processos e a gestão da sustentabilidade da Agência das Bacias PCJ. O PGS foi elaborado quando a entidade aderiu ao Programa A3P do MMA (2018), porém, devido ao período da pandemia da Covid-19, o PGS foi revisado com a intenção de que as atividades programadas não fossem descontinuadas. As iniciativas são coordenadas por uma Comissão de Acompanhamento e executadas por um Comitê Operacional, com diretrizes para a efetivação do programa, o cumprimento de metas, por meio de ações, conforme estabelecido por indicadores.

A prestação de contas sobre a execução do PGS é feita de forma pública e transparente por meio de relatório de monitoramento, disponível no site da Agência das Bacias PCJ, o qual é base para o preenchimento do sistema RESSOA, sistema virtual de monitoramento de gestão socioambiental, disponibilizado pelo MMA aos signatários do Programa A3P. (GRI 2-24, 2-25)

Selo de Monitoramento A3P

Em 2022, pelo terceiro ano consecutivo, o Ministério do Meio Ambiente concedeu à Agência das Bacias PCJ o Selo de Monitoramento A3P, como reconhecimento às boas práticas de gestão baseadas em conceitos de sustentabilidade praticadas no ano de 2021.

Ao longo de 2022 os resultados considerados expressivos foram:

  • Campanha de Doação de Livros, que resultou em 136 exemplares doados à Biblioteca Municipal de Piracicaba (SP).
  • Retomada presencial das sessões de relaxamento após o horário de almoço dos colaboradores.
  • Celebração do Dia da Árvore, com a participação de mais de 70% da equipe da Agência das Bacias PCJ.