Emprego, Treinamento e Educação

O valor do capital humano

O compartilhamento de boas práticas internas tem sido adotado pela Agência das Bacias PCJ como uma das ferramentas de formação e desenvolvimento profissional. Otimizar recursos e disseminar conhecimento são caminhos certeiros para a gestão de pessoas em uma instituição onde o capital humano é um dos principais ativos.

Com especial atenção à promoção do desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais dos colaboradores, as ações de desenvolvimento, na Agência das Bacias PCJ, têm foco na excelência em gestão de projetos e do conhecimento tecnológico em recursos hídricos para que a instituição alcance sua Visão de Futuro.

No eixo de capacitação, dentro da A3P PCJ, foram promovidas rodadas de apresentações de cada coordenação em 2022, para compartilhar conhecimento e ferramentas utilizadas (GRI 3-3).

Emprego, Treinamento e Educação

A3P
Pacto Global
ODS

O valor do capital humano

O compartilhamento de boas práticas internas tem sido adotado pela Agência das Bacias PCJ como uma das ferramentas de formação e desenvolvimento profissional. Otimizar recursos e disseminar conhecimento são caminhos certeiros para a gestão de pessoas em uma instituição onde o capital humano é um dos principais ativos.

Com especial atenção à promoção do desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais dos colaboradores, as ações de desenvolvimento, na Agência das Bacias PCJ, têm foco na excelência em gestão de projetos e do conhecimento tecnológico em recursos hídricos para que a instituição alcance sua Visão de Futuro.

No eixo de capacitação, dentro da A3P PCJ, foram promovidas rodadas de apresentações de cada coordenação em 2022, para compartilhar conhecimento e ferramentas utilizadas.

Formação na prática

Por meio do Programa de Estágio da Agência das Bacias PCJ, estudantes têm a oportunidade de desenvolver um plano de trabalho, com acompanhamento de perto pelo gestor da área e dos Recursos Humanos. Com duração de até dois anos, o programa tem como objetivos principais inspirar, contribuir para o desenvolvimento dos futuros profissionais e ser referência na construção de conhecimento a respeito da gestão de recursos hídricos na formação do estudante.

Buscando a melhoria contínua do Programa, em 2023, em uma parceria com a Universidade Anhembi Morumbi, será feita uma avaliação da iniciativa, a partir do olhar crítico dos estagiários, dos professores e supervisores.

Quadro de colaboradores em 2022

Em dezembro de 2022, 60 pessoas compunham o quadro funcional da Agência das Bacias PCJ. Destes, 39 eram terceiros, com vínculo empregatício em regime CLT em empresas prestadoras de serviço. A contratação de colaboradores próprios, com exceção das funções de confiança definidas no Regulamento Interno, é feita por concurso público. Todos os colaboradores cumprem jornada de período integral (GRI 2-7).

Data-base: dezembro/2022 Fonte: agência das Bacias PCJ

Quadro de colaboradores por gênero, tipo de contrato e jornada de trabalho, em 2022

Masculino Feminino Total
Colaboradores próprios com contrato por prazo permanente, jornada em tempo integral 8 5 13
Estagiários, com contrato por prazo temporário e jornada em tempo parcial 4 4 8
Colaboradores com contrato por prazo determinado ou temporário e jornada em tempo integral (terceiros) 17 22 39

O olhar do stakeholder

A Agência das Bacias PCJ, como observa a gerente técnica do Consórcio PCJ, Andréa Borges, tem desenvolvido ações de extrema importância na formação do capital humano, por meio de capacitações, encontros formativos, incentivo ao aprimoramento profissional e atividades de educação ambiental. Ela reforça que a expertise técnica, associada a diversos parceiros, como o Consórcio PCJ (Escola da Água e Saneamento), dentre outras instituições de ensino e pesquisa da região, tem fomentado a ampliação dos conhecimentos adquiridos pelos membros dos Comitês PCJ, o que reflete na qualidade dos trabalhos liderados pelas Câmaras Técnicas.

“Como coordenadora da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Estado de São Paulo, cuja vaga é compartilhada entre os Comitês PCJ e Sorocaba Médio Tietê, tenho orgulho de representar nossa região, que se destaca pelas ações de educação, sensibilização ambiental, e capacitação dos diversos setores da sociedade, e na busca constante em ampliar os atores envolvidos na gestão dos recursos hídricos, com destaque às mulheres, aos jovens e às populações tradicionais. Tenho certeza de que, no futuro, se mantidas tais ações, nosso parlamento das águas será muito mais participativo, inclusivo, e democrático, rumo a sociedades sustentáveis, com água em quantidade e qualidade para todos, todas e todes.”

Andrea Borges

Terceiros são parte representativa do quadro funcional

Grande parte da força de trabalho na Agência das Bacias PCJ é executada por colaboradores de empresas prestadoras de serviço, contratados no regime de CLT, que ficam lotados nas dependências da Agência das Bacias PCJ. Em 2022, eles representavam 65% do quadro funcional.

As relações de trabalho são orientadas pela Política de Terceirização da Agência das Bacias PCJ, que agrega aspectos legais relacionados à administração pública, propõe elementos que deixam mais claro o conteúdo de editais e permite a inserção de exigências mínimas para a contratação de fornecedores para projetos ou atividades específicas. Também sugere que terceiros que atuem na Agência das Bacias PCJ tenham acesso a um pacote de benefícios compatíveis com o oferecido aos colaboradores próprios (GRI 2-7).

Rotatividade

Em 2022, foram efetivadas 18 contratações e 15 saídas de profissionais (colaboradores, terceirizados e estagiários), o que representa uma taxa de rotatividade de 10,8%, conforme tabela a seguir, índice positivo em relação a 2021, quando a rotatividade foi de 22,8% (GRI 401-1).

Taxa de rotatividade 2022 Gênero Contratações Saídas
Homem <30 30-50 >50 <30 30-50 >50
6 0 0 2 2 0
Mulheres 6 5 1 9 2 0
Total de contratações e demissões, por faixa etária 12 5 1 11 4 0
Total de contratações e demissões, por género Homens 6 4
Mulheres 12 11
Total de contratações e demissões 18 15
Taxa de novas contratações e saídas 30,0% 25,0%
Taxa de rotatividade 2021 Gênero Contratações Saídas
2021 contratações Homem <30 30-50 >50 <30 30-50 >50
2 4 0 2 4 0
Mulheres 6 2 0 4 3 0
Totais por faixa etária 8 6 0 6 7 0
Totais por gênero Homens 6 6
Mulheres 8 7
Total de contratações e demissões 14 13
Taxas de contratação e saída 2021 24,6% 22,8%

Pacote de benefícios

Os colaboradores próprios da Agência das Bacias PCJ, que têm contrato em período integral, contam com os seguintes benefícios: seguro de vida, auxílio-creche (para mulheres, até que o filho complete 7 anos de idade), auxílio-alimentação, assistência médico-hospitalar e vale-transporte (GRI 401-2).

Mais de 3.700 horas dedicadas à capacitação

Em 2022, as horas de participação em cursos e treinamento de todos os colaboradores (próprios, estagiários e terceiros) chegaram a 3.770 no total, o que resulta em uma média de 60 horas de formação por colaborador, 27,6% acima de 2021 (GRI 404-1).

Total de colaboradores que contribuíram com formação ao longo de 2022¹ Gênero 2022² 2021³
FUNCIONÁRIOS
Homens 8 9
Mulheres 4 5
Total 12 14
TERCEIRIZADOS Homens 20 18
Mulheres 21 23
Total 41 41
ESTAGIÁRIOS Homens 4 4
Mulheres 6 2
Total 10 6
TOTAL Homens 32 31
Mulheres 31 30
Total 63 61
Horas de formação total (considerando treinamentos internos e externos) Gênero 2022 2021
FUNCIONÁRIOS
Homens 305 173
Mulheres 215 269
Total 520 442
TERCEIRIZADOS Homens 1.171 513
Mulheres 1.588 1611
Total 2.759 2123
ESTAGIÁRIOS Homens 124 62
Mulheres 367 228
Total 491 290
TOTAL Homens 1.600 747
Mulheres 2.170 2108
Total 3.770 2854
Média de horas de formação Gênero 2022 2021
FUNCIONÁRIOS
Homens 38 19
Mulheres 54 54
Total 43 32
TERCEIRIZADOS Homens 59 28
Mulheres 76 70
Total 67 52
ESTAGIÁRIOS Homens 31 15
Mulheres 61 114
Total 49 48
TOTAL Homens 50 24
Mulheres 70 70
Total 60 47

¹O número total de colaboradores apresentado corresponde ao número de colaboradores que contribuíram para a carga horária de formação, não ao número de colaboradores de 31/12/2022.
²Data base: dezembro/2021
³Data base: dezembro/2020

Qualidade de vida

Promover e divulgar atividades físicas visando reduzir doenças ocupacionais e fomentar qualidade de vida e promover campanhas relacionadas à saúde dos colaboradores são ações previstas no Plano de Gestão Socioambiental (PGS) relacionadas ao Eixo 3 do Programa A3P.

Em 2022, foram promovidas quatro sessões de relaxamento entre os colaboradores, dois encontros do Grupo de Corrida e Caminhada, duas campanhas de incentivo à doação de sangue, três campanhas de incentivo à vacinação da gripe, além de divulgações de informações relacionadas à saúde e qualidade de vida nos veículos de comunicação interna.