Impactos Econômicos Indiretos

Investimentos que geram desenvolvimento

As Bacias PCJ estão situadas em uma região com significativa representatividade para o setor econômico, que representa 17% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado de São Paulo, e garantem o abastecimento público de água para mais de 5,9 milhões de pessoas que residem nos 76 municípios, total e parcialmente inseridos em sua área de abrangência. E também são responsáveis pelo abastecimento da população de parte da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), por meio da transposição das águas do Sistema Cantareira.

Embora os desafios se apresentem constantemente, os investimentos históricos neste território com recursos das cobranças pelo uso da água vêm resultando em melhora significativa em índices que se refletem no desenvolvimento socioeconômico dos municípios (GRI 3-3).

Impactos Economicos Indiretos

A3P
Pacto Global
ODS

Investimentos que geram desenvolvimento

As Bacias PCJ estão situadas em uma região com significativa representatividade para o setor econômico, que representa 17% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado de São Paulo, e garantem o abastecimento público de água para mais de 5,85 milhões de pessoas que residem nos 76 municípios, total e parcialmente inseridos em sua área de abrangência. E também são responsáveis pelo abastecimento da população de parte da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), por meio da transposição das águas do Sistema Cantareira.

Embora os desafios se apresentem constantemente, os investimentos históricos neste território com recursos das cobranças pelo uso da água vêm resultando em melhora significativa em índices que se refletem no desenvolvimento socioeconômico dos municípios. (GRI 3-3)

Como funciona?

Após a aprovação do Plano das Bacias 2020/2035, os processos de distribuição de recursos são conduzidos pelos Comitês PCJ e Agência das Bacias PCJ, com foco no atendimento às prioridades nele estabelecidas.

As indicações de parte dos empreendimentos ocorrem por processo seletivo por meio de editais e complementações solicitadas pela Agência das Bacias PCJ, pelas câmaras técnicas dos Comitês PCJ e pelos órgãos licenciador (Cetesb) e outorgante (DAEE). Todos os financiamentos são na modalidade “não reembolsável”, isto é, a fundo perdido.

Quanto à arrecadação e o gerenciamento dos recursos financeiros provenientes da Cobrança PCJ Mineira, implementada desde 2010 na Bacia Hidrográfica dos Rios Piracicaba e Jaguari (PJ1), são realizadas pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM), que ainda exerce o papel de Agência de Bacia nesta dominialidade, conforme aprovado pelo Conselho Estadual de Recursos Hídricos de Minas Gerais (CERH–MG). A Agência das Bacias PCJ faz somente o acompanhamento das ações.

Origem dos recursos financeiros*

• Cobranças PCJ (Estadual Paulista e Federal)

• Compensação Financeira pelo Uso de Recursos Hídricos pelo setor hidroelétrico (royalties) (CFURH)

Tipos de investimentos

• Tratamento de esgoto

• Controle de perdas hídricas

• Proteção dos corpos d’água

• Proteção aos Mananciais

• Educação Ambiental

• Comunicação Social

• Planejamento

Geração de valor para os municípios

• Melhoria das condições de saúde

• Desenvolvimento tecnológico pela busca de melhores alternativas

• Aumento dos postos de trabalho

• Integração e articulação institucional

• Conscientização sobre o uso sustentável dos recursos naturais

*A arrecadação e o gerenciamento dos recursos financeiros provenientes da Cobrança Estadual Mineira, implementada desde 2010 na Bacia PJ1, são realizados pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM), que ainda exerce o papel de Agência de Bacia nesta dominialidade, conforme aprovado pelo Conselho Estadual de Recursos Hídricos de Minas Gerais (CERH–MG). A Agência das Bacias PCJ faz somente o acompanhamento das ações.

O olhar do stakeholder

Luciana Carla Ferreira de Souza, da Prefeitura de Jaguariúna, reforça o papel dos Comitês PCJ e da Agência PCJ com atuação decisiva em um modelo de gestão compartilhada da operação no Sistema Cantareira, além do apoio às prefeituras e empresas de Saneamento Básico na região por meio dos projetos institucionais. Dentre eles, o fomento ao tratamento de esgoto, projetos de educação ambiental, de uso racional da água, combate a perdas, reflorestamento e apoio técnico.

“No município de Jaguariúna, os projetos realizados por meio do convênio da Agência PCJ e FEHIDRO incluíram estação de tratamento de esgoto, emissários de esgoto, planos de perdas, planos de Saneamento Básico, instalação de macromedidores nas ETAs, os quais nos permitiram chegar a 98% de esgoto tratado, além de uma melhor gestão e tomada de decisões, através dessas ferramentas, essenciais ao trabalho do saneamento básico.”

Luciana Carla F. de Souza

Investimentos

Recursos financeiros investidos pelos Comitês PCJ, por programa e por fontes de financiamento

Fonte de recursos Programa Nº de empreendimentos Valor pleiteado R$ Valor de contrapartida R$ Valor total R$
CFURH
1994-2022
Bases Técnicas em Recursos Hídricos (PDC 1) 45 8.288.346,30 2.913.551,04 11.201.897,34
Gerenciamento dos Recursos Hídricos (PDC 2) 4 368.578,32 251.783,55 620.361,87
Qualidade das Águas (PDC 3) 112 26.298.993,74 29.748.546,05 56.047.539,79
Proteção dos Recursos Hídricos (PDC 4) 17 2.523.547,32 994.331,72 3.517.879,04
Gestão da Demanda (PDC 5) 53 40.133.705,86 13.768.953,70 53.902.659,56
Abastecimento e Segurança Hídrica (PDC 6) 2 348.900,00 31.932,50 380.832,50
Drenagem e Eventos Hidrológicos Extremos (PDC 7) 26 8.797.339,71 1.889.517,49 10.686.857,20
Capacitação e comunicação social (PDC 8) 16 1.917.345,43 624.191,06 2.541.536,49
Proteção dos Recursos Hídricos (PDC 4) - PDC 4.1 - Controle de Processos Erosivos 20 3.648.564,52 1.365.967,99 5.014.532,51
Total CFURH 1994/2022 295 92.325.321,20 51.588.775,10 143.914.096,30
COBRANÇA PCJ FEDERAL
2006-2022
Bases Técnicas em Recursos Hídricos (PDC 1) 78 67.661.786,31 781.381,79 68.443.168,10
Gerenciamento dos Recursos Hídricos
(PDC 2)
61 31.042.027,60 0,00 31.042.027,60
Qualidade das Águas (PDC 3) 67 59.516.121,59 51.391.794,93 110.907.916,52
Proteção dos Recursos Hídricos (PDC 4) 23 7.269.776,40 1.270.973,04 8.540.749,44
Gestão da Demanda (PDC 5) 63 93.830.461,50 39.823.962,73 133.654.424,23
Abastecimento e Segurança Hídrica (PDC 6) 3 250.639,00 51.061,40 301.700,40
Drenagem e Eventos Hidrológicos Extremos (PDC 7) 6 1.758.281,92 226.830,33 1.985.112,25
Capacitação e comunicação social (PDC 8) 51 5.753.482,60 0,00 5.753.482,60
Total Cobrança PCJ FEDERAL 2006/2022 352 267.082.576,92 93.546.004,22 360.628.581,14
COBRANÇA PCJ PAULISTA
2007-2022
Bases Técnicas em Recursos Hídricos
(PDC 1)
73 21.723.473,92 2.998.914,30 24.722.388,22
Qualidade das Águas (PDC 3) 105 147.239.018,18 48.900.395,27 196.139.413,45
Gestão da Demanda (PDC 5) 65 101.378.275,74 28.546.691,49 129.924.967,23
Capacitação e comunicação social (PDC 8) 1 300.000,00 0 300.000,00
Total Cobrança PCJ Paulista 2007/2022 244 270.640.767,84 80.446.001,06 351.086.768,90
Total Geral 891 630.048.665,96 225.580.780,38 855.629.446,34

Data-base: dezembro de 2022
Fonte: Agência das Bacias PCJ