Práticas de Compras

Gestão de fornecedores

O ano de 2022 foi desafiador para a gestão de fornecedores na Agência das Bacias PCJ. Tendo em vista a demanda reprimida pelos serviços suspensos ou postergados nos anos anteriores em função da pandemia, foi preciso retomar as contratações com celeridade. Outro fator foi a liberação dos recursos financeiros da Sabesp, cujo pagamento estava sendo depositado em juízo desde 2019.

Com o desafio que toda licitação oferece, foi necessário o esforço extra de toda a equipe, somados novos procedimentos oriundos de recomendações de auditoria da ANA, como o memorial descritivo de cálculo, que representam ainda mais segurança para esse processo na Agência das Bacias PCJ (GRI 3-3).

Práticas de Compras

A3P
Pacto Global
ODS

Gestão de fornecedores

O ano de 2022 foi desafiador para a gestão de fornecedores na Agência das Bacias PCJ. Tendo em vista a demanda reprimida pelos serviços suspensos ou postergados nos anos anteriores em função da pandemia, foi preciso retomar as contratações com celeridade. Outro fator foi a liberação dos recursos financeiros da Sabesp, cujo pagamento estava sendo depositado em juízo desde 2019.

Com o desafio que toda licitação oferece, foi necessário o esforço extra de toda a equipe, somados novos procedimentos oriundos de recomendações de auditoria da ANA, como o memorial descritivo de cálculo, que representam ainda mais segurança para esse processo na Agência das Bacias PCJ.

Perfil das contratações

Empresas prestadoras de serviços, consultores, instituições de ensino e pesquisa formam a cadeia de fornecedores da Agência das Bacias PCJ. Os principais fornecedores atuam na prestação de serviços especializados para a gestão dos recursos hídricos e os contratos se dão por processos de licitação para os quais são considerados critérios técnicos, administrativos e legais.

Em função da obrigatoriedade ao atendimento da Lei de Licitação e Compras Públicas, se faz necessária ampla divulgação e a contratação de fornecedores de diferentes localidades, e não exclusivamente locais.

Para valores contratados até R$ 80 mil, a Agência das Bacias PCJ segue o que se estabelece no Art. 47 da Lei Complementar Federal nº 123/2006, que permite, neste caso, o tratamento diferenciado e simplificado para as microempresas e empresas de pequeno porte. É uma oportunidade de contribuir com o desenvolvimento econômico e social no âmbito municipal e regional, com a ampliação da eficiência das políticas públicas e o incentivo à inovação tecnológica (GRI 2-6).

Quadro de fornecedores em 2022

Geral Bacias PCJ Fora Bacias PCJ R$ contratado Bacias PCJ R$ contratado fora Bacias PCJ
TOTAL 66 59 R$ 6.971.679,14 R$ 8.715.312,33

Valores estimados x valores contratados em processos licitatórios realizados em 2022

Tipo Valor Estimado (Média das Cotações) Valor Contratado Valor Economizado % Valor Economizado
TOTAL R$ 7.151.690,52 R$ 15.727.250,03 R$ 733.645,51 10,26

(GRI 204-1)

Critérios socioambientais de contratação

A Agência das Bacias PCJ adota critérios socioambientais no processo de compras, como Selo Procell, práticas de manejo sustentável, utilização de plástico biodegradável, certificação FSC®, uso de materiais reciclados e de materiais atóxicos, entre outros (veja quadro a seguir). Desde 2021, a instituição passou a utilizar a plataforma de pregão eletrônico do Banco do Brasil (Licitações-e), em atendimento a uma exigência da ANA (GRI 3-3, 204-1, 308-1, 414-1).

O olhar do stakeholder

O diretor-presidente do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), Eduardo Alvim Leite, cuja empresa presta serviços à Agência das Bacias PCJ há cinco anos, reforça a importância das informações produzidas no esforço conjunto com a Agência das Bacias PCJ e os Comitês PCJ por meio do Sistema de Previsão Hidrometeorológica das Bacias PCJ (SPHM-PCJ), com destaque para desafios técnicos que foram superados por meio de modelos matemáticos e inteligência artificial, tendo os técnicos da Agência das Bacias PCJ e dos Comitês PCJ participado como co-autores em artigos científicos e apresentações em eventos de Hidrologia de relevância nacional.

"O aprendizado e o conhecimento gerados no contexto dessa parceria têm contribuído para além das fronteiras das Bacias PCJ, trazendo inovações para uma importante área de conhecimento: a aplicação de tecnologias para otimização e melhor aproveitamento dos recursos hídricos.”

Eduardo Alvim
Critérios de sustentabilidade
(Decreto 7.746/12)
Descrição
Material reciclado Resulta da transformação dos resíduos sólidos e envolve a alteração de suas propriedades físicas, físico-químicas ou biológicas. Passa por transformação e gera novos insumos ou produtos.
Material atóxico/baixa toxicidade Não contém substâncias perigosas¹ em quantidades significativas e prejudiciais à saúde em sua composição.
Material ecoeficiente Apresenta alta eficiência energética e durabilidade dos produtos, bem como busca consumir pouca água e maximiza o uso dos recursos naturais. Adoção de tecnologias menos agressivas ao meio ambiente. Pode possuir menor uso de agrotóxicos ou a dispersão de tóxicos, bem como baixa emissão de gases de efeito estufa.
Material biodegradável Decompõe-se no ambiente pela ação de microrganismos que o utilizam como fonte de alimento/energia. Converte o material em biomassa, dióxido de carbono e água. Os resíduos finais da decomposição não apresentam resquícios de toxicidade, portanto, não são danosos ao meio ambiente.
Certificação Certificação emitida por instituição pública oficial ou por instituição acreditada.
Selos ambientais FSC®, Cerflor, PBE, Programa Selo Verde e Selo SisOr.
Origem local Maior geração de empregos, preferencialmente com mão de obra local. Preferência para materiais, tecnologias e matérias-primas de origem local.

¹Tais como mercúrio, chumbo, cromo hexavalente, cádmio, bifenil-polibromados, éteres difenil-polibromados. Fonte: RoHS.