Materiais

Uma nova maneira de pensar e agir

Com a implementação do Programa A3P do MMA (2018), a Agência das Bacias PCJ assumiu publicamente o compromisso com um modelo de gestão pública orientado para a minimização dos impactos socioambientais gerados durante o trabalho. Desde então, a instituição vem consolidando uma nova maneira de pensar e agir relacionada ao uso de materiais (em quantidade e tipo) em seus processos diários, a fim de reduzir o grau de dependência dos recursos naturais (GRI 3-3).

Materiais

A3P
Pacto Global
ODS

Uma nova maneira de pensar e agir

Com a implementação do Programa A3P do MMA (2018), a Agência das Bacias PCJ assumiu publicamente o compromisso com um modelo de gestão pública orientado para a minimização dos impactos socioambientais gerados durante o trabalho. Desde então, a instituição vem consolidando uma nova maneira de pensar e agir relacionada ao uso de materiais (em quantidade e tipo) em seus processos diários, a fim de reduzir o grau de dependência dos recursos naturais. (GRI 3-3)

Projeto ED Digital

Com a implantação total do Projeto ED Digital (das iniciais de Entidade Delegatária), que vem reduzindo o uso de papéis em processos licitatórios, de execução e pagamento, entre outros, substituindo-os por versões digitais, foi também consolidada a cultura do uso racional dos recursos de trabalho para a redução dos impactos ambientais, o que ainda traz benefícios ao minimizar os custos. Entre os anos de 2019 a 2022, já houve uma redução de 89,35% na média de impressões na Agência das Bacias PCJ, conforme gráfico abaixo.

O arquivo físico, que representa o legado da Agência das Bacias PCJ e contém documentos produzidos entre 2009 e 2020, está em fase de digitalização, que segue um processo específico, considerando as boas práticas de gestão arquivística.

A economia orçamentária obtida em processos como o de licitação permitiu à Agência das Bacias PCJ devolver para a ANA os recursos financeiros que não seriam mais utilizados.

O olhar do stakeholder

A estagiária de Coordenação de Gestão na Agência das Bacias PCJ, Larissa Lucianetti Oliveira, observa que compromissos como o Pacto Global da ONU, que a Agência das Bacias PCJ subscreve, possibilitam a identificação e correlação das metas dos ODS com as ações trabalhadas no seu dia a dia, e assim, contribuem para a aplicação dos recursos públicos de forma transparente e sustentável.

O projeto “Desvendando os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) na Agência das Bacias PCJ”, desenvolvido por meio do Programa de Estágio incentivado pela fundação, visa contribuir não só para a definição de quais metas dos 17 ODS se relacionam às atividades rotineiras, mas ainda colaborar na criação de consciência coletiva entre os colaboradores de que suas ações no trabalho podem auxiliar no atingimento das metas propostas no plano de ação “Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável” e, assim, colaborar na mudança de comportamento.

Larissa Lucianetti Oliveira

Nova sede

Critérios socioambientais e de acessibilidade também serão considerados no projeto da nova sede da Agência das Bacias PCJ, que será construída no Parque Tecnológico de Piracicaba, no bairro Santa Rosa, em um terreno de 3,9 mil metros quadrados, doado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio de um Projeto de Lei aprovado pela Câmara dos Vereadores em 2019.

Depois um processo administrativo junto à Secretaria da Fazenda relacionado à isenção do imposto que incide sobre doações, o projeto segue os trâmites, com investimentos de R$ 5 milhões provenientes de recursos próprios e compõem o Fundo Patrimonial da Agência das Bacias PCJ, oriundos do superávit anual da Cobrança PCJ Paulista.