Com a implementação do Programa A3P do MMA (2018), a Agência das Bacias PCJ assumiu publicamente o compromisso com um modelo de gestão pública orientado para a minimização dos impactos socioambientais gerados durante o trabalho. Desde então, a instituição vem consolidando uma nova maneira de pensar e agir relacionada ao uso de materiais (em quantidade e tipo) em seus processos diários, a fim de reduzir o grau de dependência dos recursos naturais (GRI 3-3).
Com a implementação do Programa A3P do MMA (2018), a Agência das Bacias PCJ assumiu publicamente o compromisso com um modelo de gestão pública orientado para a minimização dos impactos socioambientais gerados durante o trabalho. Desde então, a instituição vem consolidando uma nova maneira de pensar e agir relacionada ao uso de materiais (em quantidade e tipo) em seus processos diários, a fim de reduzir o grau de dependência dos recursos naturais. (GRI 3-3)
Com a implantação total do Projeto ED Digital (das iniciais de Entidade Delegatária), que vem reduzindo o uso de papéis em processos licitatórios, de execução e pagamento, entre outros, substituindo-os por versões digitais, foi também consolidada a cultura do uso racional dos recursos de trabalho para a redução dos impactos ambientais, o que ainda traz benefícios ao minimizar os custos. Entre os anos de 2019 a 2022, já houve uma redução de 89,35% na média de impressões na Agência das Bacias PCJ, conforme gráfico abaixo.
O arquivo físico, que representa o legado da Agência das Bacias PCJ e contém documentos produzidos entre 2009 e 2020, está em fase de digitalização, que segue um processo específico, considerando as boas práticas de gestão arquivística.
A economia orçamentária obtida em processos como o de licitação permitiu à Agência das Bacias PCJ devolver para a ANA os recursos financeiros que não seriam mais utilizados.
Critérios socioambientais e de acessibilidade também serão considerados no projeto da nova sede da Agência das Bacias PCJ, que será construída no Parque Tecnológico de Piracicaba, no bairro Santa Rosa, em um terreno de 3,9 mil metros quadrados, doado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio de um Projeto de Lei aprovado pela Câmara dos Vereadores em 2019.
Depois um processo administrativo junto à Secretaria da Fazenda relacionado à isenção do imposto que incide sobre doações, o projeto segue os trâmites, com investimentos de R$ 5 milhões provenientes de recursos próprios e compõem o Fundo Patrimonial da Agência das Bacias PCJ, oriundos do superávit anual da Cobrança PCJ Paulista.