Desempenho Econômico

Cobrança pelo uso dos recursos hídricos

Um dos instrumentos da gestão dos recursos hídricos, a cobrança pelo uso dos recursos hídricos representa a remuneração pelo uso de um bem público: a água. Seus principais objetivos são estimular a utilização racional e sustentável da água, para conter os desperdícios e seu uso indevido, além de financiar investimentos na recuperação e preservação das bacias hidrográficas. Os valores são cobrados de usuários que fazem uso da água para captação, consumo e lançamento de efluentes (GRI 3-3).

Desempenho Economico

A3P
Pacto Global
ODS

Cobrança pelo uso dos recursos hídricos

Um dos instrumentos da gestão dos recursos hídricos, a cobrança pelo uso dos recursos hídricos representa a remuneração pelo uso de um bem público: a água. Seus principais objetivos são estimular a utilização racional e sustentável da água, para conter os desperdícios e seu uso indevido, além de financiar investimentos na recuperação e preservação das bacias hidrográficas. Os valores são cobrados de usuários que fazem uso da água para captação, consumo e lançamento de efluentes. (GRI 3-3)

Arrecadação e aplicação

A partir de um cálculo que considera os volumes de água captados (água superficial e subterrânea), os volumes de água consumidos, a transposição de bacias e a carga orgânica (DBO, sigla para Demanda Bioquímica de Oxigênio) lançada nos corpos d’água, é estabelecido o valor da cobrança.

Os recursos arrecadados das Cobranças PCJ Paulista e Federal mais a CFURH são destinados a estudos, planos, projetos, serviços e obras deliberados pelos Comitês PCJ, sob critérios de seleção e hierarquização essencialmente técnicos e de domínio público.

 

As iniciativas contratadas devem estar em consonância com o Plano das Bacias PCJ e atender a todos os pré-requisitos legais estabelecidos anualmente pelos Comitês PCJ para a obtenção de tais recursos (GRI 2-2).

Desempenho econômico em 2022

A contribuição da Agência das Bacias PCJ para a geração de riqueza na economia e sua respectiva distribuição para os colaboradores, governo, terceiros, dentre outros stakeholders, pode ser medida pela Demonstração do Valor Adicionado (DVA).
Em 2022, a DVA da Agência das Bacias PCJ foi de R$ 3.056.052,28, com incremento de 14,3% na comparação com o exercício de 2021.

Demonstração de valor adicionado (em R$)

APURAÇÃO DO VALOR ADICIONADO 2022
Receita 18.080.896,89
Receitas das atividades (Federal) 15.764.750,60
Receitas das atividades EDDigital (Federal) 36.023,40
Receitas das atividades (Estadual) 2.183.322,01
Receitas das atividades (Secret. Exec. Comitês) 95.594,11
Receitas das atividades (EcoCuencas) 1.206,77
Outras Receitas 0
Recursos públicos contabilizados como Receitas 0
Insumos adquiridos de terceiros -15.658.402,38
(-) Serviços de terceiros (Federal) -70.747,04
(-) Serviços de terceiros (Estadual) -166.206,07
(-) Materiais, energia e outros (Federal) -3.042,00
(-) Materiais, energia e outros (Estadual) -72.280,87
(-) Outros custos e despesas operacionais (Federal) -14.610.533,97
(-) Outros custos e despesas operacionais EDDigital (Federal) 0
(-) Outros custos e despesas operacionais (Estadual) -645.320,16
(-) Outros custos e despesas operacionais
(Secrt. Exec. Comitês)
-90.272,27
(-) Outros custos e despesas operacionais (EcoCuencas) 0
Valor Adicionado Bruto 2.422.494,51
(-) Depreciações, amortização e exaustão (Federal) -32.281,35
(-) Depreciações, amortização e exaustão EDDigital (Federal) -36.023,40
Valor Adicionado Líquido produzido pela Instituição 2.354.189,76
Receitas Financeiras (Estadual) 701.862,52
Doações recebidas 0
Resultado de equivalência patrimonial e dividendos 0
Outras 0
Total do Valor Adicionado 3.056.052,28
Destinação do valor adicionado ***
Remuneração do trabalho (pessoal encargos e benefícios) - Federal 949.706,37
Remuneração do trabalho (pessoal encargos e benefícios) - Estadual 861.921,29
Participação dos empregados 0
Impostos, Taxas e contribuições (Federal) 40.786,11
Impostos, Taxas e contribuições (Estadual) 521.998,85
Impostos, Taxas e contribuições
(Secret. Exec. Comitês)
2.171,84
Impostos, Taxas e contribuições (EcoCuencas) 588,77
Capital de terceiros ***
Despesas financeiras (Estadual) 57.235,32
Despesas financeiras (Secret. Exec. Comitês) 3.150,00
Despesas financeiras (EcoCuencas) 618
Aluguéis/Condomínios pagos (Federal) 57.653,76
Aluguéis/Condomínios pagos (Estadual) 223.295,88
Superávit ou Déficit do exercício (Estadual) 336.926,09
Total do Valor Destinado 3.056.052,28

Mais integração no sistema de cadastro da Cobrança PCJ Paulista

Desde 2021, o sistema de cadastro e cálculo da Cobrança PCJ Paulista está integrado ao Sistema de Outorga Eletrônica do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) e já permite ao usuário atualizar seus dados cadastrais, fazer simulações sobre valores, apresentar laudos de medição de hidrômetros, entre outras ações. Em 2022, a Agência das Bacias PCJ estudou melhorias no sistema, que serão implantadas em 2023, como a possibilidade de emissão de segunda via de boleto e de certidão negativa de débitos diretamente no portal.

O olhar do stakeholder

Para o consultor ambiental e de Recursos Hídricos da UNICA - União da Agroindústria Canavieira e de Bioenergia do Brasil, André Elia Neto, o caminho para disponibilização de mais recursos para o sistema e consequentemente para o custeio das próprias Agências de Bacias é a implantação do financiamento retornável, o que, em sua opinião, levará o montante anual para atender o Plano de Bacias a um nível cada vez maior, sem pressionar demasiadamente o usuário pagador.

“As Agencias de Bacias são instâncias imprescindíveis para agilizar a execução dos projetos do Plano de Bacia do respectivo Comitê. Devem ser profissionais e muito transparente na disponibilização dos recursos, como de fato são, uma vez que estão sujeitas a fiscalização não só do Comitê de Bacias, como de vários órgãos de controle externo, pela sua constituição de Fundação, atendendo, assim, às diretrizes de agentes públicos.”

André Elia Neto

Mudanças climáticas

Embora não sejam realizadas as análises de riscos financeiros relacionadas às mudanças climáticas, o tema é fator crítico para a gestão dos recursos hídricos na região.

A Agência das Bacias PCJ presta apoio diuturno aos Comitês PCJ no enfrentamento de questões associadas ao clima. São exemplos, nesse sentido, o suporte de ferramentas de previsão hidrometeorológica para a CT-MH e as discussões no âmbito do GT-Estiagem (GRI 201-2).

Rede de monitoramento hidrológico

Os Comitês PCJ e a Agência das Bacias PCJ investem anualmente recursos financeiros, humanos e tecnologias na rede de monitoramento para permitir a produção de informações de qualidade para a sociedade, gerando subsídios para uma melhor convivência com os eventos extremos, as mudanças climáticas e as questões operacionais relacionadas ao abastecimento de cada município das Bacias PCJ.

Com informações em tempo real de chuva, nível e vazão dos rios em cerca de 50 postos de medição distintos das Bacias PCJ, a Rede de Monitoramento Hidrológico PCJ é uma das tecnologias disponibilizadas, sendo fundamental para apoiar a tomada de decisões relacionadas ao planejamento e à gestão dos recursos hídricos, bem como a atuação da Defesa Civil e o uso dos rios pela comunidade.

Os dados podem ser acessados no site do Sistema de Alerta a Inundações de São Paulo (SAISP) link bit.ly/SiteSAISP  ou pelo site da Sala de Situação PCJ (SSPCJ).

Outro serviço de monitoramento oferecido na região é o Sistema de Suporte a Decisões das Bacias PCJ (SSD PCJ) fruto de uma parceria entre a Agência das Bacias PCJ e o Laboratório de Sistemas de Suporte a Decisões em Engenharia Ambiental e de Recursos Hídricos (LabSid), para apoiar os Comitês PCJ, a Agência das Bacias PCJ e os órgãos gestores na gestão e no planejamento dos recursos hídricos da região.

Sala de Situação PCJ: a ferramenta é de fácil acesso, fornece dados com constância e consistência e permite dados de chuva/nível/vazão de 10 em 10 minutos, além de acesso a histórico das informações e de forma gráfica.

1,3 milhão


de acessos em 2022

114 mil

acessos por mês, em média.

50

postos de medicação