Relatório
Institucional da
Agência das Bacias
PCJ 2022

O relatório

A quinta edição do Relatório Institucional da Agência das Bacias PCJ foi produzida com base nas Normas GRI Standards. O conteúdo de cada capítulo apresenta os aspectos mais relevantes para direcionar a gestão e a comunicação da Agência das Bacias PCJ, considerando o contexto e os impactos de cada tema material.

Indicadores GRI correspondentes a cada conteúdo estão apontados em todo o documento (exemplo: GRI 2-16). Os textos também apresentam links como referência e/ou sugestões para aprofundamento de informações (GRI 2-2, 203).

GRI

A Global Reporting Initiative é uma organização multistakeholder, que orienta empresas e instituições sobre gestão e relato de práticas sustentáveis.

Indicadores GRI

Estão estruturados em normas econômicas, ambientais, sociais e de governança, permitindo mensurar o desempenho da organização relatora em todas as dimensões.

Materialidade

Um estudo realizado em 2018 identificou os temas considerados relevantes para a Agência das Bacias PCJ. Em 2021, a materialidade foi revisada, com alteração da nomenclatura de um tema material (o tema “Ética e integridade” substituiu o tema “Anticorrupção”, por refletir com mais abrangência o conceito relacionado à gestão, atuação e prestação de contas transparente) e, desde então, se mantém no documento aqui reportado, inspirado nos Princípios de Relato da GRI.

Essas diretrizes orientam as organizações para garantir a qualidade e a apresentação adequada das informações relatadas. Um conteúdo de alta qualidade permite que os usuários de informações façam avaliações e tomem decisões embasadas sobre os impactos da organização e sua contribuição ao desenvolvimento sustentável (GRI 2-14, 3-1, 3-2).

Revisão das Normas GRI

As Normas GRI 2021 foram revisadas pelo órgão independente de definição de normas da GRI, o Global Sustainability Standards Board (GSSB) e passaram a vigorar em 1º de janeiro de 2023. Entre os motivos da revisão estão a integração de conceitos de responsabilidade empresarial para atender às expectativas da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), entre outras partes interessadas. Este relatório, portanto, contempla os indicadores GRI revisados.

Identificação

Análise de fontes secundárias (documentos internos, diretrizes estratégicas, estudos, outros relatórios publicados, avaliações setoriais, entre outras) e entrevistas com os diretores da Agência das Bacias PCJ para levantamento da lista de temas considerados mais relevantes para a instituição.

Priorização

Priorização dos temas mapeados pela Comissão de Acompanhamento do Relatório Institucional, a partir da análise de cada tema e seus impactos.

Validação

Aprovação da lista de temas materiais pela Comissão de Acompanhamento do Relatório Institucional e Diretoria da Agência das Bacias PCJ, culminando em 12 temas materiais.

Revisão

Nova análise de fontes secundárias considerando os contextos de cenário interno e externo no ano de 2021, resultando na adaptação de três temas materiais.