Palestra foi ministrada por Miguel Milinski, coordenador adjunto da CT-Mananciais
27 de novembro de 2024
O Projeto Nascentes Rio Claro foi o principal tema tratado na 162ª Reunião Ordinária da Câmara Técnica de Uso e Conservação da Água no Meio Rural, realizada nesta quarta-feira, dia 27 de novembro de 2024, por videoconferência.
A apresentação foi conduzida por Miguel Milinski, coordenador-adjunto da CT-Mananciais e um dos membros dos Comitês PCJ que está à frente da iniciativa, cuja Ordem de Serviço para a elaboração dos Projetos Integrais de Propriedades (PIPs) foi emitida pela Agência das Bacias PCJ no dia 13 de novembro, em reunião realizada no Paço Municipal de Rio Claro. O investimento é superior a R$ 1,1 milhão e abrange mais de 3,1 mil hectares.
As áreas contempladas estão distribuídas em três microbacias de relevância ambiental:
- Microbacia do Ribeirão Claro – Projeto Nascentes Ajapi: 36 propriedades rurais, totalizando 1.383,26 hectares.
- Microbacia do Córrego do Batalha: 45 propriedades rurais, somando 897,15 hectares.
- Microbacia do Córrego do Jacutinga: 48 propriedades e 872,27 hectares.
Durante a reunião, Milinski destacou a relevância do projeto para a preservação dos mananciais no município, que já chegou a paralisar a captação de água no Ribeirão Claro devido à baixa vazão. Ele informou ainda que, no próximo dia 18 de dezembro, será realizada uma reunião presencial com a Unidade Gestora de Projetos (UGP) e os produtores rurais envolvidos.
O coordenador-adjunto da CT-Mananciais enfatizou a importância de incluir, nos PIPs, a instalação de barraginhas, destacando seus benefícios. “De todo o aprendizado que tivemos, a barraginha é a solução mais rápida para recuperar o lençol freático. Além de reter sedimentos que iriam para os corpos hídricos, ela filtra a água que alimenta o lençol freático”, explicou.
Na ocasião, houve diversas discussões sobre o tema, e o membro Petrus Weel compartilhou experiências relacionadas a iniciativas de saneamento rural e proteção de mananciais em Holambra, desenvolvidas ao longo dos últimos anos.
Milinski também relatou sua participação no 1º Congresso Nacional de Saneamento Rural, realizado pela Sanea Brasil entre os dias 20 e 22 de novembro de 2024, em Juazeiro (BA). Lá, ele palestrou sobre “Plano Municipal de Saneamento Rural nos Comitês PCJ”. “Na minha apresentação, contextualizei a nossa realidade com a do Brasil, destacando os avanços obtidos no PCJ, que hoje financia Planos de Saneamento Rural”, explicou.
Outro ponto destacado foi o andamento da produção do folder “Propriedade Rural Amiga da Água”, elaborado pelo GT-Cartilha, com apoio da Assessoria de Comunicação da Agência PCJ.
Ainda na reunião, o coordenador da CT-Rural, João Baraldi, divulgou o andamento dos quatro temas de discussão escolhidos pelos membros para o Plano de Trabalho da Câmara Técnica entre 2024 e 2025. A colaboradora da Secretaria Executiva, Tainá Moura, explicou que essa é uma demanda da SE, solicitada pelo secretário-executivo, Denis Herisson da Silva.
Ao encerrar o encontro, Baraldi agradeceu o engajamento dos participantes. “Nossa câmara técnica é composta por pessoas envolvidas e extremamente dedicadas. Em nome dos produtores rurais, agradeço imensamente o trabalho que todos desempenham”, concluiu.
A próxima reunião da CT-Rural será realizada de forma virtual, no dia 14 de fevereiro de 2025.