Sumário de Conteúdo GRI
| Declaração de uso | GRI 1 usada |
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| Fundação Agência das Bacias PCJ relatou as informações citadas neste sumário de conteúdo da GRI para o período 1 de janeiro de 2022 a 31 de dezembro de 2022, com base nas Normas GRI. | GRI 1: Fundamentos 2021 |
| Norma GRI | Conteúdo | Localização |
|---|---|---|
| GRI 2: Conteúdos Gerais 2021 | Informações sobre práticas de relato e outros detalhes da organização, tais como suas atividades, sua governança e suas políticas. | |
| GRI 3: Temas Materiais 2021 | Informações sobre o processo de definição de temas materiais, lista de temas materiais e como gerencia cada tema. |
| GRI 2: CONTEÚDOS GERAIS 2021 | ||
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| Indicador | Texto correspondente/resposta | Razão para omissão |
| A organização e suas práticas de relato | ||
| 2-1 Detalhes da organização | A Agência das Bacias PCJ | |
| 2-2 Entidades incluídas no relato de sustentabilidade da organização | Somente a Agência das Bacias PCJ (não possui filiais) . | |
| 2-3 Período de relato, frequência e ponto de contato |
"Publicação anual, referente ao período de 1 de janeiro de 2022 a 31 de dezembro de 2022, coincidente com o relato financeiro." Ponto de contato: Comissão de Acompanhamento GRI 2022, com ponto focal - Bióloga Kátia Rossi Gotardi Piccin Coordenadora de Gestão katia.gotardi@agencia.baciaspcj.org.br.
Instâncias de prestação de contas |
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| 2-4 Reformulações de informações | Não houve. | |
| 2-5 Verificação externa | Não há verificação externa. | |
| Atividades e trabalhadores | ||
| 2-6 Atividades, cadeia de valor e outras relações de negócios |
A Agência das Bacias PCJ
Gestão de fornecedores |
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| 2-7 Empregados | O valor do capital humano | |
| 2-8 Trabalhadores que não são empregados | "Todos os colaboradores da Agência das Bacias PCJ têm as seguintes relações com a entidade: 1) funcionários (concursados e de livre provimento) são contratados por meio do regime CLT,; 2) terceirizados, por meio de contrato de prestação de serviços com empresas (gerenciadoras) para o qual também exige-se a contratação por meio do regime CLT, contrato de trabalho, contrato social etc; e 3) estagiários por meio do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE). " | |
| Governança | ||
| 2-9 Estrutura de governança e sua composição | Estrutura de governança e tomada de decisões | |
| 2-10 Nomeação e seleção para o mais alto órgão de governança | Formação e atribuições dos órgãos | |
| 2-11 Presidente do mais alto órgão de governança | Em função da natureza jurídica da entidade, não há executivos na estrutura de governança. | |
| 2-12 Papel desempenhado pelo mais alto órgão de governança na supervisão da gestão dos impactos | Instâncias de prestação de contas | |
| 2-13 Delegação de responsabilidade pela gestão de impactos | Processos de gestão de impactos estão atrelados à implementação de Gestão de Riscos na Agência das Bacias PCJ. | |
| 2-14 Papel desempenhado pelo mais alto órgão de governança no relato de sustentabilidade | Materialidade | |
| 2-15 Conflitos de interesse | Não há processos para averiguar com antecedência as informações apresentadas em reuniões ordinárias dos Conselhos. | |
| 2-16 Comunicação de preocupações cruciais | Quando necessário, são realizadas reuniões extraordinárias dos Comitês PCJ. | |
| 2-17 Conhecimento coletivo do mais alto órgão de governança | Relatório GRI é o documento de fonte. | |
| 2-18 Avaliação do desempenho do mais alto órgão de governança | Não há processo de avaliação implementado. | |
| 2-19 Políticas de remuneração | Conforme Estatuto da entidade, não há remuneração aos conselheiros. | |
| 2-20 Processo para determinação da remuneração | Conforme Estatuto da entidade, não há remuneração aos conselheiros. | |
| 2-21 Proporção da remuneração total anual | Conforme Estatuto da entidade, não há remuneração aos conselheiros. | |
| Estratégia, políticas e práticas | ||
| 2-22 Declaração sobre estratégia de desenvolvimento sustentável |
Mensagem da Agência das Bacias PCJ
Mensagem dos Comitês PCJ |
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| 2-23 Compromissos de política | Geração de valor | |
| 2-24 Incorporação de compromissos de política | Geração de valor | |
| 2-25 Processos para reparar impactos negativos |
Plano de gestão socioambiental
Gestão dos recursos hídricos |
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| 2-26 Mecanismos para aconselhamento e apresentação de preocupações |
Estrutura de governança e tomada de decisões
Compromisso com a ética |
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| 2-27 Conformidade com leis e regulamentos | Em 2022, não houve multas, sanções e casos significativos de não conformidade. | |
| 2-28 Participação em associações | A Agência das Bacias PCJ é membro da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro), que congrega pessoas físicas e jurídicas em ações para o avanço da gestão dos Recursos Hídricos, da pesquisa científica e do apoio ao ensino técnico e universitário. | |
| Engajamento de stakeholders | ||
| 2-29 Abordagem para engajamento de stakeholders |
Todos podem participar
Engajamentos em 2022 |
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| 2-30 Acordos de negociação coletiva | 100% dos empregados são cobertos por acordos de negociação coletiva. | |
| GRI 3: TEMAS MATERIAIS 2021 | ||
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| Conteúdos sobre temas materiais | ||
| 3-1 Processo de definição de temas materiais | Materialidade | |
| 3-2 Lista de temas materiais | Materialidade | |
| 3-3 Gestão dos temas materiais |
Cobrança pelo uso dos recursos hídricos
Investimentos que geram desenvolvimento Gestão de fornecedores Compromisso com a ética Uma nova maneira de pensar e agir A importância do monitoramento Conservação e proteção de mananciais O valor do capital humano Todos podem participar Construídas e implementadas a muitas mãos |
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| CONTEÚDOS ESPECÍFICOS | ||
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| GRI 201: Desempenho Econômico 2016 | ||
| 201-1: Valor econômico direto gerado e distribuído | Desempenho econômico em 2022 | |
| 201-2: Implicações financeiras e outros riscos e oportunidades decorrentes de mudanças climáticas | Mudanças climáticas | |
| GRI 203: Impactos Econômicos Indiretos 2016 | ||
| 203-1: Investimentos em infraestrutura e serviços oferecidos | Investimentos | |
| GRI 204: Práticas de Compra 2016 | ||
| 204-1: Proporção de gastos com fornecedores locais | Valores estimados x valores contratados em processos licitatórios realizados em 2022 | |
| GRI 205: Combate à Corrupção 2016 | ||
| 205-2: Comunicação e treinamento sobre políticas e procedimentos sobre anticorrupção | Compromisso com a ética | |
| GRI 301: Materiais 2016 | Uma nova maneira de pensar e agir | |
| GRI 303: Água e Efluentes 2016 | A importância do monitoramento | |
| GRI 304: Biodiversidade 2016 | ||
| 304-3: Habitats protegidos ou restaurados | Conservação e proteção de mananciais | |
| GRI 308: Avaliação Ambiental de Fornecedores 2016 | ||
| 308-1: Novos fornecedores selecionados com base em critérios ambientais | Critérios socioambientais de contratação | |
| GRI 401: Emprego 2016 | ||
| 401-1: Novas contratações de colaboradores e turnover | Rotatividade | |
| 401-2: Benefícios oferecidos a empregados em tempo integral que não são oferecidos a empregados temporários ou de período parcial | Pacote de benefícios | |
| GRI 404: Capacitação e Educação 2016 | ||
| 404-1: Número médio de horas de treinamento por ano por empregado | Mais de 3.700 horas dedicadas à capacitação | |
| GRI 413: Comunidades Locais 2016 | Todos podem participar | |
| GRI 414: Avaliação Social de Fornecedores 2016 | ||
| 414-1: Novos fornecedores que foram selecionados com base em critérios sociais | Critérios socioambientais de contratação | |
| GRI 415: Políticas Públicas 2016 | ||
| 415-1: Contribuições políticas | A Agência das Bacias PCJ não apoia organizações ou partidos referentes a causas politicas. | |