English Portuguese Spanish

Criada e instalada segundo as Leis Estaduais (SP) nº 7.663/91 e nº 10.020/98
Entidade Delegatária das funções de Agência de Água, conforme primeiro termo aditivo do Contrato de Gestão nº 033/2020/ANA.

Assessoria Ambiental

Assessoria Ambiental

A Assessoria Ambiental foi criada em função da necessidade de desenvolver ações e demandas relacionadas à implementação da “Política de Recuperação, Conservação e Proteção dos Mananciais dos Comitês PCJ – Política de Mananciais PCJ”. A área tem em seu escopo de atuação, a temática “Conservação e Uso do Solo e da Água no Meio Rural e Recomposição Florestal” e seus subtemas, conforme Plano das Bacias PCJ 2020-2035, que possui interface com a Política de Mananciais PCJ. Os Comitês PCJ trabalharam no sentido de ampliar os investimentos em soluções baseadas na natureza, como forma de propiciar a melhoria nas condições qualiquantitativas do volume de água dos mananciais nas Bacias PCJ. São iniciativas que também resultam, a longo prazo, na redução do custo de tratamento da água que será destinada ao abastecimento público dos inúmeros municípios presentes neste território, complementando, assim, os investimentos em soluções construídas.

A Assessoria Ambiental atua no acompanhamento das discussões do Grupo de Trabalho Mananciais – GT Mananciais, formado por membros da CT-Rural e da CT-RN, na qualidade de corpo executivo das ações de fomento e apoio da execução dos programas de Recuperação Ambiental em Áreas de Interesse, Pagamento por Serviços Ambientais – PSA, Áreas – Sujeitas a Restrição de Uso; e, Proteção dos Biomas Mata Atlântica e Cerrado. Nesse sentindo, operacionaliza os processos de seleção de áreas e empreendimentos publicados periodicamente através das Deliberações dos Comitês PCJ, com recursos oriundos das Cobranças PCJ.

É responsável pela gestão e operacionalização do Projeto Levantamento de Unidades para Investimentos em Serviços Ambientais, conhecido como “Projeto LUISA-PCJ”, através de aplicativos e soluções baseadas em geoinformação, respondendo à necessidade de coletar, processar, integrar e disponibilizar dados, demandas e atores envolvidos na temática, alavancando a implementação de ações de proteção de mananciais em escala.

A Assessoria Ambiental é diretamente ligada à Diretoria Técnica da Agência das Bacias PCJ.

Contato: manancial@agencia.baciaspcj.org.br / 19-3437-2100 dígito/opção 9. 

POLÍTICA DE MANANCIAIS PCJ

Projeto Luisa-PCJ

BANCO DE ÁREAS

Editais Proteção aos Mananciais

Plano Florestal

BANCO DE PROJETOS

Programas E PROJETOS

PARCERIAS

PROJETO REVITALIZAÇÃO DA SUB-BACIA DO CORUMBATAÍ

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support