English Portuguese Spanish

Criada e instalada segundo as Leis Estaduais (SP) nº 7.663/91 e nº 10.020/98
Entidade Delegatária das funções de Agência de Água, conforme primeiro termo aditivo do Contrato de Gestão nº 033/2020/ANA.

PLANO DIRETOR FLORESTAL

PLANO DIRETOR FLORESTAL PCJ

REVISÃO DO PLANO DIRETOR PARA RECOMPOSIÇÃO FLORESTAL

 Para que o novo Plano Diretor para Recomposição Florestal das Bacias PCJ possa cumprir um papel ativo na conservação da água, espera-se:
  • Que seja um instrumento de fomento ao planejamento territorial para as Bacias PCJ;
  • Que seja integrado ao Plano de Bacias PCJ;
  • Que subsidie programas de proteção de mananciais regionais e locais;
  • Que seja um instrumento para orientar compensações que envolvam restauração florestal nas Bacias PCJ;
  • Que defina estratégias e critérios para priorização da aplicação de recursos financeiros; e
  • Que seja um instrumento de orientação e capacitação para gestores municipais, profissionais de órgãos públicos, privados e da sociedade civil.

Com o objetivo de atender às diretrizes estabelecidas no Plano de Bacias 2010-2020, a Câmara Técnica de Proteção e Conservação de Recursos Naturais (CT-RN) e a Câmara Técnica de Uso e Conservação da Água no Meio Rural (CT-Rural) dos Comitês PCJ propuseram a revisão e atualização do Plano Diretor Florestal PCJ elaborado em 2005.

A primeira etapa do processo de revisão e atualização contemplou a elaboração de um documento com a análise do Plano Diretor Florestal PCJ vigente e a revisão temática da bibliografia técnica e científica de interesse para a incorporação dos avanços ocorridos. Na segunda etapa foi realizada uma avaliação das experiências com modelos de simulação hidrológica nas Bacias PCJ e foram elencadas diretrizes para o planejamento da recomposição da vegetação nativa nas Bacias PCJ. A terceira e última etapa consistiu na elaboração de um termo de referência para atualização do Plano Diretor Florestal das bacias PCJ.

Desta forma, o termo de referência elaborado pelo IPEF – Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais abrange os avanços técnicos e científicos ocorridos de 2005 a 2014 e foi elaborado de maneira a estabelecer diretrizes e parâmetros técnicos para a atualização do Plano Diretor para recomposição florestal nas Bacias PCJ visando reativar e conservar as funções e os serviços ecossistêmicos relacionados aos recursos hídricos e às florestas.

Em 2016, teve início o processo licitatório para contratação da empresa para elaboração do plano, e, em 27 de março de 2017, foi celebrado o contrato nº 009/2017 firmado com a empresa Irrigart Engenharia e Consultoria em Recursos Hídricos e Meio Ambiente LTDA.

Dentre todas as atividades a serem executadas para a atualização do Plano Diretor para Recomposição Florestal, serão realizadas reuniões públicas, a fim de que a construção deste plano seja de maneira participativa, envolvendo representes dos munícipios e da sociedade como um todo, das Bacias PCJ.

As Reuniões Públicas foram realizadas, conforme descrito no quadro abaixo:

LINKS PARA ACESSO AOS DOCUMENTOS TÉCNICOS

RELATÓRIO 1 – 1ª Reunião Pública

Links para acesso:

Termo de Referência que norteia os trabalhos

Relatório R1

ANEXOS

Apresentações:

Apresentação do TR – 1ª Reunião Pública – IPEF

Apresentação do Relatório 1 – 1ª Reunião Pública – IRRIGART

RELATÓRIO 2 – 2ª Reunião Pública

Links para acesso:

Relatório R2

ANEXOS

Apresentação:

Apresentação do Relatório 2 – 2ª Reunião Pública – IRRIGART

Manual Técnico para identificação de áreas prioritárias

Kit de dados cartográficos

RELATÓRIO 3 – 3ª Reunião Pública

Links para acesso:

Relatório R3

Apresentação:

Apresentação do Relatório 3 – 3ª Reunião Pública – IRRIGART

RELATÓRIO FINAL

Relatório Final

ANEXOS

ACESSO AO PORTAL ARCGIS – AGÊNCIA PCJ (ATUALIZAÇÃO PDRF):

https://mapas.agenciapcj.org.br/portal/apps/webappviewer/index.html?id=2e5b18626d014a5fa8ef18987018189b

Em 2005, foi elaborado o “Plano Diretor para Recomposição Florestal Visando à Produção de Água nas Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí”, também chamado de Plano Diretor Florestal PCJ, que identificou as bacias hidrográficas prioritárias para a “produção” de água. Com a evolução da gestão dos recursos hídricos, novos diagnósticos e planos foram realizados nos níveis municipal, regional e estadual, e os conteúdos desses materiais devem ser considerados. Da mesma forma, as informações do Plano de Bacias 2010-2020, bem como as inerentes à próxima atualização, devem ser levadas em consideração quanto à escolha de áreas prioritárias para conservação dos recursos hídricos.

O plano diretor de recomposição florestal elaborado no ano de 2005 apresentava como título o seguinte enunciado: “Plano Diretor para recomposição florestal visando à produção de água nas bacias hidrográficas dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí”. Durante o desenvolvimento do trabalho para a elaboração do novo plano diretor para recomposição florestal foi também realizada uma alteração no título: “Plano Diretor para recomposição florestal visando à conservação da água nas bacias hidrográficas dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí”.

A produção de água é apenas uma das muitas consequências e/ou benefícios quando se adota como objetivo conservar os recursos hídricos. Ações de recomposição florestal inseridas em um contexto de planejamento do uso do solo podem ser benéficas à água, englobando resultados não só relacionados à produção, mas também à oferta de maneira regular e contínua, além da melhoria e manutenção da qualidade da água em termos de parâmetros físicos, químicos e biológicos.

VOLUME I:

Relatório Final

VOLUME II:

Projeto Piloto

MAPAS:

Shapes

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support