REVISÃO DO PLANO DIRETOR PARA RECOMPOSIÇÃO FLORESTAL
Para que o novo Plano Diretor para Recomposição Florestal das Bacias PCJ possa cumprir um papel ativo na conservação da água, espera-se:
- Que seja um instrumento de fomento ao planejamento territorial para as Bacias PCJ;
- Que seja integrado ao Plano de Bacias PCJ;
- Que subsidie programas de proteção de mananciais regionais e locais;
- Que seja um instrumento para orientar compensações que envolvam restauração florestal nas Bacias PCJ;
- Que defina estratégias e critérios para priorização da aplicação de recursos financeiros; e
- Que seja um instrumento de orientação e capacitação para gestores municipais, profissionais de órgãos públicos, privados e da sociedade civil.
Com o objetivo de atender às diretrizes estabelecidas no Plano de Bacias 2010-2020, a Câmara Técnica de Proteção e Conservação de Recursos Naturais (CT-RN) e a Câmara Técnica de Uso e Conservação da Água no Meio Rural (CT-Rural) dos Comitês PCJ propuseram a revisão e atualização do Plano Diretor Florestal PCJ elaborado em 2005.
A primeira etapa do processo de revisão e atualização contemplou a elaboração de um documento com a análise do Plano Diretor Florestal PCJ vigente e a revisão temática da bibliografia técnica e científica de interesse para a incorporação dos avanços ocorridos. Na segunda etapa foi realizada uma avaliação das experiências com modelos de simulação hidrológica nas Bacias PCJ e foram elencadas diretrizes para o planejamento da recomposição da vegetação nativa nas Bacias PCJ. A terceira e última etapa consistiu na elaboração de um termo de referência para atualização do Plano Diretor Florestal das bacias PCJ.
Desta forma, o termo de referência elaborado pelo IPEF – Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais abrange os avanços técnicos e científicos ocorridos de 2005 a 2014 e foi elaborado de maneira a estabelecer diretrizes e parâmetros técnicos para a atualização do Plano Diretor para recomposição florestal nas Bacias PCJ visando reativar e conservar as funções e os serviços ecossistêmicos relacionados aos recursos hídricos e às florestas.
Em 2016, teve início o processo licitatório para contratação da empresa para elaboração do plano, e, em 27 de março de 2017, foi celebrado o contrato nº 009/2017 firmado com a empresa Irrigart Engenharia e Consultoria em Recursos Hídricos e Meio Ambiente LTDA.
Dentre todas as atividades a serem executadas para a atualização do Plano Diretor para Recomposição Florestal, serão realizadas reuniões públicas, a fim de que a construção deste plano seja de maneira participativa, envolvendo representes dos munícipios e da sociedade como um todo, das Bacias PCJ.
As Reuniões Públicas foram realizadas, conforme descrito no quadro abaixo:

LINKS PARA ACESSO AOS DOCUMENTOS TÉCNICOS
RELATÓRIO 1 – 1ª Reunião Pública
Links para acesso:
Termo de Referência que norteia os trabalhos
Relatório R1
ANEXOS
Apresentações:
Apresentação do TR – 1ª Reunião Pública – IPEF
Apresentação do Relatório 1 – 1ª Reunião Pública – IRRIGART
RELATÓRIO 2 – 2ª Reunião Pública
Links para acesso:
Relatório R2
ANEXOS
Apresentação:
Apresentação do Relatório 2 – 2ª Reunião Pública – IRRIGART
Manual Técnico para identificação de áreas prioritárias
Kit de dados cartográficos
RELATÓRIO 3 – 3ª Reunião Pública
Links para acesso:
Relatório R3
Apresentação:
Apresentação do Relatório 3 – 3ª Reunião Pública – IRRIGART
RELATÓRIO FINAL
Relatório Final
ANEXOS
ACESSO AO PORTAL ARCGIS – AGÊNCIA PCJ (ATUALIZAÇÃO PDRF):
https://mapas.agenciapcj.org.br/portal/apps/webappviewer/index.html?id=2e5b18626d014a5fa8ef18987018189b