English Portuguese Spanish

Criada e instalada segundo as Leis Estaduais (SP) nº 7.663/91 e nº 10.020/98
Entidade Delegatária das funções de Agência de Água, conforme primeiro termo aditivo do Contrato de Gestão nº 033/2020/ANA.

PROJETO REVITALIZAÇÃO DA SUB-BACIA CORUMBATAÍ

PROJETO REVITALIZAÇÃO DA SUB-BACIA CORUMBATAÍ

O Projeto Revitalização da Sub-bacia do Rio Corumbataí é uma iniciativa que envolve as Prefeituras dos municípios paulistas de Analândia, Charqueada, Cordeirópolis, Corumbataí, Ipeúna, Itirapina, Piracicaba, Rio Claro e Santa Gertrudes, o Serviço Municipal de Água e Esgoto de Piracicaba (SEMAE), o Departamento de Água e Esgoto de Rio Claro (DAE), a Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS), a Agência das Bacias PCJ e os Comitês PCJ. O objetivo é realizar o levantamento das informações ambientais de propriedades rurais, para diagnóstico que visam a recuperação, conservação e proteção de mananciais de abastecimento público das cidades envolvidas, no âmbito da Política de Mananciais PCJ. 

Ao longo de 2019 os municípios da Sub-bacia Corumbataí realizaram cinco encontros presenciais visando a criação da Unidade Gestora do Projeto (UGP)-Rio Corumbataí, que foi oficialmente criada em 27/08/2019, a linha do tempo abaixo ilustra as reuniões realizadas e as etapas a serem executadas.

As reuniões têm sido itinerantes, de maneira a favorecer a participação de todos os municípios. 

Durantes as reuniões os municípios foram orientados pela Agência das Bacias PCJ a indicarem suas microbacias prioritárias para o abastecimento público e em seguida iniciarem a mobilização junto aos proprietários rurais, e criarem as UGPs municipais. À medida que o município avance com as atividades de mobilização e consiga a adesão dos proprietários, as áreas serão cadastradas no Banco de Áreas PCJ e no Banco de Áreas da SOS Mata Atlântica.  

A seguir são apresentadas as etapas já concluídas e em desenvolvimento no âmbito do Projeto de Revitalização da Sub-bacia do Rio Corumbataí. 

ETAPA
STATUS
Reuniões iniciais com os municípios.
Concluído
Criação da UGP Rio Corumbataí
Concluído
Criação das UGPs municipais
Em desenvolvimento
Indicação das microbacias prioritárias em cada município
Em desenvolvimento
Elaboração da base cartográfica
Em desenvolvimento
Mobilização local junto aos proprietários
Em desenvolvimento
Assinatura dos Termos de Autorização pelos proprietários
Em desenvolvimento
Inserção das áreas das propriedades no Banco de Áreas PCJ
Não iniciado
Inserção das áreas das propriedades no Banco de Áreas SOS Mata Atlântica
Não iniciado

FOTOGRAFIAS DO PROJETO REVITALIZAÇÃO DA SUB-BACIA DO CORUMBATAÍ

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support