Evento aconteceu em Rio Claro e reuniu especialistas, gestores e sociedade civil para debater inovações na gestão hídrica
1º de dezembro de 2025
A 97ª Reunião Ordinária da Câmara Técnica de Águas Subterrâneas (CT-AS), realizada em 1º de dezembro, por videoconferência, teve como principal pauta a apresentação dos resultados do VIII Workshop de Águas Subterrâneas, ocorrido nos dias 13 e 14 de novembro de 2025, com o tema “Inovações na Gestão de Recursos Hídricos Subterrâneos”.
O evento registrou 236 inscritos, sendo que 87% não eram membros da CT-AS, o que demonstra que a comunicação conseguiu alcançar um público mais amplo fora do âmbito da Câmara Técnica.
A coordenadora da CT-AS, Deborah Lunardi, destacou que o workshop promoveu aproximação com os participantes e favoreceu a troca de informações, além de ser um momento importante para o diálogo, o compartilhamento de ideias e o planejamento de futuras ações. Na ocasião, ela também relembrou as palestras realizadas.
No dia 13, a programação contou com as seguintes apresentações:
- Inteligência Artificial Aplicada ao Estudo e à Gestão das Águas Subterrâneas, de Clyvihk Renna Camacho;
- Do Dado à Decisão: Aplicando IA e Modelos Numéricos na Gestão dos Recursos Hídricos Subterrâneos, de Márcio Costa Alberto
- Ferramentas de Gestão e Monitoramento de Recursos Hídricos, de Rafael Chasles
- Do Sensor ao Resultado: Como o Monitoramento Hidrogeológico Transforma a Gestão da Água e Cria Novas Oportunidades de Negócio nas Bacias PCJ, de Fernando Mancini Oliveira
- Monitoramento do Aquífero Cristalino em Campinas com a Aplicação de Inteligência Artificial, de Ana Elisa Silva de Abreu
No dia 14, foram apresentadas as seguintes palestras:
- Evoluções recentes em estudos hidrogeológicos com traçadores naturais, de Edson Wendland
- Uma visão holística do ciclo hidrológico para apoiar a gestão integrada dos recursos hídricos, de Carolina Stager Quaggio
- Sistema de suporte à decisão como solução integrada para crises hídricas em cidades resilientes, de Carlos Tadeu Gamba
Débora complementou as discussões apresentando uma ferramenta de acesso público para consulta de poços, que permite a visualização, em mapa, de informações como coordenadas, uso, captação e volume extraído de poços autorizados e cadastrados. A plataforma está disponível em: https://cth.daee.sp.gov.br/soe/.
Entre os principais desafios levantados durante o evento, destacaram-se a dispersão e a falta de integração de dados, a carência de automação e de equipes especializadas para o monitoramento, a ausência de padronização e a urgência de ampliar a comunicação sobre águas subterrâneas junto aos gestores públicos.
Por outro lado, entre os avanços e pontos positivos, Deborah ressaltou a aproximação com especialistas, a divulgação dos Comitês PCJ em veículos de imprensa e redes sociais, a disseminação de conteúdo técnico por meio de estudos de caso e o fortalecimento do diálogo entre os integrantes da CT-AS e os diversos setores interessados.
A integrante da Secretaria Executiva, Rebeca Silva, informou sobre o ingresso de novos membros, sendo representantes da Prefeitura Municipal de Itupeva (Isabela Ferreira Maia como titular e Marco Antônio Viana dos Santos e João Paulo Vieira como suplentes) e da empresa Química Amparo (Damasco Domingos da Silva como titular e Giorgio Raimundi Bresciani como suplente).
Ainda durante a reunião, foi repassada a atualização sobre a contratação de empresa de engenharia para a execução de estudos hidrogeológicos voltados à avaliação de áreas de restrição e controle nas Bacias PCJ, contemplando as áreas urbanas de Americana e Nova Odessa (SP). Também foi destacada a participação da CT-AS no 26º ENCOB 2025, em Vitória (ES), além da apresentação do cronograma das próximas reuniões.
A próxima reunião da CT-AS está agendada para o dia 19 de fevereiro de 2026, às 9h, por videoconferência.



























































