| Dia: 6/11/2025

Reuniões realizadas em Piracicaba confirmaram a recondução da diretoria e definiram as novas presidências dos Conselhos Fiscal e Deliberativo.

Os Conselhos Deliberativo e Fiscal da Agência das Bacias PCJ reelegeram, neste mês de novembro, o diretor-presidente Sergio Razera para o mandato de 2025 a 2027. Também foram aprovadas as indicações dele para a Diretoria Administrativa e Financeira, com Ivens de Oliveira, e para a Diretoria Técnica, com Patrícia Barufaldi. Além disso, foram eleitos o presidente e o vice do Conselho Deliberativo, Rodrigo Hajjar Francisco e Benjamim Bill Vieira de Souza, respectivamente, e reeleito para o Conselho Fiscal, Luiz Alberto Buschinelli Carneiro.

As reuniões ocorreram nos dias 4 e 6 de novembro, em Piracicaba. Na ocasião, todos os conselheiros eleitos para o biênio 2025–2027 tomaram posse.

Durante os encontros, os conselheiros aprovaram, por unanimidade, o Plano de Trabalho 2026. O presidente da Agência das Bacias PCJ, Sergio Razera, destacou as ações a serem realizadas pela Diretoria, Assessoria de Comunicação e Coordenação de Apoio ao Sistema de Gestão de Recursos Hídricos. A diretora técnica, Patrícia Barufaldi, apresentou as ações previstas para as Coordenações de Projetos, Sistemas de Informações, Gestão e Assessoria Ambiental. Já o diretor administrativo e financeiro, Ivens de Oliveira, apresentou os principais destaques da Coordenação Financeira, Coordenação Administrativa e Assessoria de Tecnologia da Informação.

Sergio Razera agradeceu a recondução e enfatizou a importância do trabalho coletivo para o enfrentamento dos desafios da gestão hídrica. “Gostaria de agradecer imensamente ao Comitê e aos nossos Conselhos Deliberativo e Fiscal pela aprovação do meu nome por mais dois anos à frente da presidência. Temos grandes desafios, que aumentam a cada ano, especialmente por conta das mudanças climáticas, que provocam chuvas mais intensas e secas mais severas. No PCJ, todos trabalhamos juntos e remamos na mesma direção, o que facilita o trabalho. Ainda assim, sabemos que será preciso aprender e inovar cada vez mais para garantir água em quantidade e qualidade suficientes para o abastecimento público, a indústria e a agricultura”, destacou.

Para Patrícia Barufaldi, a recondução da diretoria representa continuidade e novos desafios. “Para nós é sempre uma grande satisfação, porque vemos esse trabalho como parte de nossas vidas. Estar constantemente aprimorando e inovando na gestão de recursos é motivo de orgulho, mas também um grande desafio, pois cada avanço exige novos aprendizados e soluções cada vez mais desafiadoras”, afirmou.

Ivens de Oliveira ressaltou alguns dos temas debatidos e agradeceu a confiança depositada em seu nome para o novo biênio. “Nessa reunião do Conselho Deliberativo, apresentamos a proposta orçamentária para o exercício de 2026, num montante de quase 43 milhões de reais. Destacamos os investimentos previstos para as bacias PCJ nas áreas de saneamento, proteção de mananciais, monitoramento hidrológico, comunicação e educação ambiental, conforme o plano de aplicação plurianual aprovado pelos Comitês PCJ. Também definimos a estrutura de custeio administrativo e os recursos destinados ao apoio à Secretaria Executiva dos Comitês PCJ. Temos muitos desafios para o próximo biênio e fico muito feliz e grato pelo voto de confiança do diretor-presidente Sergio Razera e de todos os membros do Conselho Deliberativo”, afirmou.

CONSELHOS

No Conselho Deliberativo, tomou posse como presidente Rodrigo Hajjar Francisco, do Instituto de Proteção Socioambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Corumbataí (IPSA-C). “A nossa ideia é trabalhar em conjunto, como um conselho unido, que dê o apoio necessário para que a Agência cumpra suas funções executivas e contribua com os interesses do Comitê”, comentou Hajjar.

Como vice-presidente do Conselho Deliberativo, foi eleito Benjamim Bill Vieira de Souza, da Prefeitura Municipal de Sumaré. “É uma alegria receber a confiança de pessoas tão renomadas nesta área de recursos hídricos. A expectativa é grande, e quero corresponder à altura”, declarou Souza.

Entre os outros conselheiros deliberativos que tomaram posse estão:

  • Caroline Nais (Secretaria de Desenvolvimento Econômico)
  • Fernando de Almeida (Secretaria da Fazenda e Planejamento)
  • Laura Stela Naliato Perez (SEMIL)
  • André Luiz Sanchez Navarro (SEMIL)
  • Marcela Peixoto Nectoux (SEMIL)
  • Josivan Cardoso Moreno (Sabesp)
  • Manuelito Pereira Magalhães Junior (P.M de Campinas)
  • Luiz Roberto Del Gelmo (PM. de Jundiaí)
  • Fabio Luccas Rosa Junior (PM. de Limeira)
  • Benjamim Bill Vieira de Souza (PM de Sumaré)
  • Laerson Andia Júnior (P.M. de Santa Bárbara d’Oeste)
  • Tiago de Mattos Seydell (PM de Piracicaba)
  • Rodrigo Hajjar Francisco (IPSA-C)
  • Luiz Antonio Carvalho e Silva Brasi (Rotary International – D4590)
  • Francisco Carlos Castro Lahóz (Consórcio PCJ)
  • Jonas Vitti (CIESP – DR Limeira)
  • Antonio Carlos dos Santos (Associação e Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto – ABCON)
  • José Rodolfo Penatti (Associação dos Fornecedores de Cana de Piracicaba – AFOCAPI).

No Conselho Fiscal, foi reeleito presidente Luiz Alberto Buschinelli Carneiro, da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, que elogiou o rigor e a seriedade do processo eleitoral. “As apresentações demonstram a importância do Conselho no processo de gestão dos recursos da bacia. Esperamos que os novos integrantes realizem as reuniões ordinárias e extraordinárias da melhor forma possível. Nossa intenção agora é oferecer todo o suporte aos novos conselheiros para que eles se inteirem o mais rapidamente às novas atribuições garantindo um bom andamento dos trabalhos do Conselho”. Agradeço aos que concluíram o mandato e desejo que os novos tenham participação efetiva nas decisões”, afirmou Carneiro.

Entre os demais conselheiros fiscais que tomaram posse estão:

  • Denis Herisson da Silva (SAA)
  • Paulo Roberto Szeligowski Tinel (ASSEMAE)
  • João José Assumpção de Abreu Demarchi (AAP)
  • Neiroberto Silva (Prefeitura de Mogi Mirim)
  • Jaqueline Salvador Leite (Prefeitura de Itupeva).

Encontro reunirá membros dos colegiados para atualização participativa de instrumento essencial à conservação das águas e à segurança hídrica da região

A Oficina para Revisão da Política de Recuperação, Conservação e Proteção de Mananciais dos Comitês PCJ será realizada no dia 18 de novembro, das 8h às 17h30, no Anfiteatro do CENA/USP (Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Universidade de São Paulo), em Piracicaba (SP). O evento é promovido pela Câmara Técnica de Conservação e Proteção dos Mananciais (CT-Mananciais) e tem como objetivo atualizar de forma participativa e estratégica a Política de Mananciais PCJ — instrumento fundamental para a gestão integrada dos recursos hídricos nas Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.

Durante o encontro, os participantes poderão contribuir com análises críticas e propostas de aprimoramento das ações voltadas à preservação e recuperação dos mananciais, em consonância com os objetivos do Plano de Bacias 2020-2035. A iniciativa busca incorporar novas demandas, metodologias e tecnologias que fortaleçam o planejamento e efetividade da Política, para que ela continue sendo um instrumento eficaz de gestão e proteção dos mananciais nas Bacias PCJ.

De acordo com o coordenador da CT-Mananciais, João Demarchi, a revisão da Política reflete o caráter colaborativo que marca a atuação dos Comitês PCJ. “A atualização da Política de Mananciais é um processo contínuo e participativo, que reflete os princípios democráticos dos comitês de bacias. A oficina representa um momento muito importante desse trabalho, reunindo contribuições já consolidadas para validarmos e aperfeiçoarmos a minuta da nova deliberação”, destaca.

A Política de Mananciais PCJ foi instituída em 2015, em um contexto marcado pela grave crise hídrica de 2014-2015, que afetou de forma significativa a disponibilidade de água e o desenvolvimento econômico da região. Aprovada pela Deliberação dos Comitês PCJ nº 238/2015 e revisada em 2018, pela Deliberação nº 307/2018, a política surgiu como resposta à necessidade de integrar as dimensões ambiental, econômica e social no enfrentamento dos desafios relacionados à escassez de água.

Ao longo dos anos, a Política consolidou-se como uma ferramenta de apoio à conservação das águas, do solo e da vegetação nativa, orientando iniciativas de restauração ecológica, proteção de nascentes e incentivo econômico por meio de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA). Sua estrutura está organizada em quatro programas temáticos que tratam da recuperação ambiental de áreas prioritárias, apoio a áreas com restrição de uso, proteção dos biomas Mata Atlântica e Cerrado e implementação de projetos integrados de propriedade (PIPs). Nesta revisão, um quinto programa será criado, voltado ao monitoramento da Política, com indicadores e metas, tanto de processos quanto de resultados.

Para o coordenador-adjunto da CT-Mananciais, Miguel Milinski, a oficina será um espaço estratégico para consolidar avanços e fortalecer a integração entre as ações dos Comitês. “Esperamos que a oficina traga contribuições estratégicas e participativas para atualizar e fortalecer a Política de Mananciais PCJ, alinhando-a aos desafios atuais da gestão hídrica e ao Plano de Bacias 2020–2035. Após uma década de implementação, buscamos revisar diretrizes, incorporar novas demandas, como adaptação às mudanças climáticas, e avaliar a efetividade das ações realizadas, consolidando propostas que ampliem a integração e o engajamento dos Comitês PCJ”, ressalta.

Demarchi complementa que o trabalho coletivo tem como meta garantir avanços concretos na gestão dos recursos hídricos. “Nosso objetivo é que a política revisada traga avanços reais na aplicação dos recursos da cobrança e outros que possam ser captados para que a transformação e a proteção dos nossos mananciais se efetivem, de forma a garantir o suprimento de água em qualidade e quantidade”, afirma. Após a oficina, o novo documento deverá ser apreciado e votado na Câmara Técnica de Planejamento e, em última instância, na Plenária dos Comitês PCJ.

A participação é gratuita, com inscrições limitadas, disponíveis pelo link: bit.ly/Inscrição_PolíticaMan

Dúvidas podem ser encaminhadas à coordenação da CT-Mananciais pelo e-mail ctmananciais@comites.baciaspcj.org.br

SERVIÇO

Oficina para Revisão da Política de Recuperação, Conservação e Proteção de Mananciais dos Comitês PCJ

Data: 18/11/2025 (Terça-feira)

Horário: das 8h30 às 17h30

Local: Anfiteatro “Prof. Admar Cervellini”, do CENA/USP (Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Universidade de São Paulo), em Piracicaba (SP)

Endereço: Av. Centenário, 303 – São Dimas, Piracicaba – SP

Inscrições gratuitas: bit.ly/Inscrição_PolíticaMan

Realização: Câmara Técnica de Conservação e Proteção dos Mananciais (CT-Mananciais) / Comitês PCJ

Apoio: Agência das Bacias PCJ

Informações para a imprensa: comunicapcj@agencia.baciaspcj.org.br

Edições anteriores

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support