Reuniões realizadas em Piracicaba confirmaram a recondução da diretoria e definiram as novas presidências dos Conselhos Fiscal e Deliberativo.
Os Conselhos Deliberativo e Fiscal da Agência das Bacias PCJ reelegeram, neste mês de novembro, o diretor-presidente Sergio Razera para o mandato de 2025 a 2027. Também foram aprovadas as indicações dele para a Diretoria Administrativa e Financeira, com Ivens de Oliveira, e para a Diretoria Técnica, com Patrícia Barufaldi. Além disso, foram eleitos o presidente e o vice do Conselho Deliberativo, Rodrigo Hajjar Francisco e Benjamim Bill Vieira de Souza, respectivamente, e reeleito para o Conselho Fiscal, Luiz Alberto Buschinelli Carneiro.
As reuniões ocorreram nos dias 4 e 6 de novembro, em Piracicaba. Na ocasião, todos os conselheiros eleitos para o biênio 2025–2027 tomaram posse.
Durante os encontros, os conselheiros aprovaram, por unanimidade, o Plano de Trabalho 2026. O presidente da Agência das Bacias PCJ, Sergio Razera, destacou as ações a serem realizadas pela Diretoria, Assessoria de Comunicação e Coordenação de Apoio ao Sistema de Gestão de Recursos Hídricos. A diretora técnica, Patrícia Barufaldi, apresentou as ações previstas para as Coordenações de Projetos, Sistemas de Informações, Gestão e Assessoria Ambiental. Já o diretor administrativo e financeiro, Ivens de Oliveira, apresentou os principais destaques da Coordenação Financeira, Coordenação Administrativa e Assessoria de Tecnologia da Informação.
Sergio Razera agradeceu a recondução e enfatizou a importância do trabalho coletivo para o enfrentamento dos desafios da gestão hídrica. “Gostaria de agradecer imensamente ao Comitê e aos nossos Conselhos Deliberativo e Fiscal pela aprovação do meu nome por mais dois anos à frente da presidência. Temos grandes desafios, que aumentam a cada ano, especialmente por conta das mudanças climáticas, que provocam chuvas mais intensas e secas mais severas. No PCJ, todos trabalhamos juntos e remamos na mesma direção, o que facilita o trabalho. Ainda assim, sabemos que será preciso aprender e inovar cada vez mais para garantir água em quantidade e qualidade suficientes para o abastecimento público, a indústria e a agricultura”, destacou.
Para Patrícia Barufaldi, a recondução da diretoria representa continuidade e novos desafios. “Para nós é sempre uma grande satisfação, porque vemos esse trabalho como parte de nossas vidas. Estar constantemente aprimorando e inovando na gestão de recursos é motivo de orgulho, mas também um grande desafio, pois cada avanço exige novos aprendizados e soluções cada vez mais desafiadoras”, afirmou.
Ivens de Oliveira ressaltou alguns dos temas debatidos e agradeceu a confiança depositada em seu nome para o novo biênio. “Nessa reunião do Conselho Deliberativo, apresentamos a proposta orçamentária para o exercício de 2026, num montante de quase 43 milhões de reais. Destacamos os investimentos previstos para as bacias PCJ nas áreas de saneamento, proteção de mananciais, monitoramento hidrológico, comunicação e educação ambiental, conforme o plano de aplicação plurianual aprovado pelos Comitês PCJ. Também definimos a estrutura de custeio administrativo e os recursos destinados ao apoio à Secretaria Executiva dos Comitês PCJ. Temos muitos desafios para o próximo biênio e fico muito feliz e grato pelo voto de confiança do diretor-presidente Sergio Razera e de todos os membros do Conselho Deliberativo”, afirmou.
CONSELHOS
No Conselho Deliberativo, tomou posse como presidente Rodrigo Hajjar Francisco, do Instituto de Proteção Socioambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Corumbataí (IPSA-C). “A nossa ideia é trabalhar em conjunto, como um conselho unido, que dê o apoio necessário para que a Agência cumpra suas funções executivas e contribua com os interesses do Comitê”, comentou Hajjar.
Como vice-presidente do Conselho Deliberativo, foi eleito Benjamim Bill Vieira de Souza, da Prefeitura Municipal de Sumaré. “É uma alegria receber a confiança de pessoas tão renomadas nesta área de recursos hídricos. A expectativa é grande, e quero corresponder à altura”, declarou Souza.
Entre os outros conselheiros deliberativos que tomaram posse estão:
- Caroline Nais (Secretaria de Desenvolvimento Econômico)
- Fernando de Almeida (Secretaria da Fazenda e Planejamento)
- Laura Stela Naliato Perez (SEMIL)
- André Luiz Sanchez Navarro (SEMIL)
- Marcela Peixoto Nectoux (SEMIL)
- Josivan Cardoso Moreno (Sabesp)
- Manuelito Pereira Magalhães Junior (P.M de Campinas)
- Luiz Roberto Del Gelmo (PM. de Jundiaí)
- Fabio Luccas Rosa Junior (PM. de Limeira)
- Benjamim Bill Vieira de Souza (PM de Sumaré)
- Laerson Andia Júnior (P.M. de Santa Bárbara d’Oeste)
- Tiago de Mattos Seydell (PM de Piracicaba)
- Rodrigo Hajjar Francisco (IPSA-C)
- Luiz Antonio Carvalho e Silva Brasi (Rotary International – D4590)
- Francisco Carlos Castro Lahóz (Consórcio PCJ)
- Jonas Vitti (CIESP – DR Limeira)
- Antonio Carlos dos Santos (Associação e Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto – ABCON)
- José Rodolfo Penatti (Associação dos Fornecedores de Cana de Piracicaba – AFOCAPI).
No Conselho Fiscal, foi reeleito presidente Luiz Alberto Buschinelli Carneiro, da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, que elogiou o rigor e a seriedade do processo eleitoral. “As apresentações demonstram a importância do Conselho no processo de gestão dos recursos da bacia. Esperamos que os novos integrantes realizem as reuniões ordinárias e extraordinárias da melhor forma possível. Nossa intenção agora é oferecer todo o suporte aos novos conselheiros para que eles se inteirem o mais rapidamente às novas atribuições garantindo um bom andamento dos trabalhos do Conselho”. Agradeço aos que concluíram o mandato e desejo que os novos tenham participação efetiva nas decisões”, afirmou Carneiro.
Entre os demais conselheiros fiscais que tomaram posse estão:
- Denis Herisson da Silva (SAA)
- Paulo Roberto Szeligowski Tinel (ASSEMAE)
- João José Assumpção de Abreu Demarchi (AAP)
- Neiroberto Silva (Prefeitura de Mogi Mirim)
- Jaqueline Salvador Leite (Prefeitura de Itupeva).




















