| Dia: 28/11/2024

Entrega aconteceu no anfiteatro da Sema e reuniu autoridades locais e produtores rurais

Na quarta-feira, 27 de novembro, representantes da Agência das Bacias PCJ participaram da cerimônia de entrega de certificados de PSA (Pagamento por Serviços Ambientais) a 14 propriedades rurais que realizaram práticas sustentáveis voltadas à preservação de nascentes.

O evento ocorreu no anfiteatro da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), em Piracicaba, e contou com a presença do prefeito Luciano Almeida; da secretária de Agricultura e Abastecimento, Nancy Thame; do coordenador regional da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) em Piracicaba, Mauricio Perissinotto; do presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Piracicaba (Comder), Ademir de Lucas; além de agricultores e representantes de instituições ambientais e hídricas do município. No total, foram repassados R$ 151.838,56 em pagamentos pelo município.

Em Piracicaba, o PSA é financiado pela Prefeitura Municipal e gerido pela Sema, em parceria com a UGP (Unidade Gestora de Projetos). O programa abrange propriedades situadas nas microbacias do Ribeirão dos Marins e do Ribeirão Congonhal, áreas estratégicas para o abastecimento de água da cidade e região.

Com o apoio da Agência, por meio do Programa II da Política de Mananciais, o município já realizou, desde 2022, o plantio de cerca de 35 mil mudas nativas em 21 hectares e a instalação de 3.200 metros lineares de cercas para proteção das áreas.

Representaram a Agência no evento a diretora técnica, Patricia Barufaldi; o coordenador da assessoria ambiental, Felipe Requena; e as analistas técnicas Camila Souza e Gabriela Giusti. Juntos, o grupo entregou o certificado de pagamento ao produtor Angelo Donizete March, proprietário do Sítio Bela Vista, localizado no bairro Sete Barrocas. Beneficiário do PSA desde 2019, Angelo destacou a importância do programa.

“Esse recurso possibilita a recuperação de nascentes e a valorização da propriedade. É um programa essencial para os agricultores, pois incentiva práticas de preservação da água e do meio ambiente. O PSA já está solidificado, e sua continuidade deve ser prioridade”, afirmou o produtor.

Fotos: CCS – Prefeitura de Piracicaba

Edições anteriores

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support