Entrega aconteceu no anfiteatro da Sema e reuniu autoridades locais e produtores rurais
Na quarta-feira, 27 de novembro, representantes da Agência das Bacias PCJ participaram da cerimônia de entrega de certificados de PSA (Pagamento por Serviços Ambientais) a 14 propriedades rurais que realizaram práticas sustentáveis voltadas à preservação de nascentes.
O evento ocorreu no anfiteatro da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), em Piracicaba, e contou com a presença do prefeito Luciano Almeida; da secretária de Agricultura e Abastecimento, Nancy Thame; do coordenador regional da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) em Piracicaba, Mauricio Perissinotto; do presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Piracicaba (Comder), Ademir de Lucas; além de agricultores e representantes de instituições ambientais e hídricas do município. No total, foram repassados R$ 151.838,56 em pagamentos pelo município.
Em Piracicaba, o PSA é financiado pela Prefeitura Municipal e gerido pela Sema, em parceria com a UGP (Unidade Gestora de Projetos). O programa abrange propriedades situadas nas microbacias do Ribeirão dos Marins e do Ribeirão Congonhal, áreas estratégicas para o abastecimento de água da cidade e região.
Com o apoio da Agência, por meio do Programa II da Política de Mananciais, o município já realizou, desde 2022, o plantio de cerca de 35 mil mudas nativas em 21 hectares e a instalação de 3.200 metros lineares de cercas para proteção das áreas.
Representaram a Agência no evento a diretora técnica, Patricia Barufaldi; o coordenador da assessoria ambiental, Felipe Requena; e as analistas técnicas Camila Souza e Gabriela Giusti. Juntos, o grupo entregou o certificado de pagamento ao produtor Angelo Donizete March, proprietário do Sítio Bela Vista, localizado no bairro Sete Barrocas. Beneficiário do PSA desde 2019, Angelo destacou a importância do programa.
“Esse recurso possibilita a recuperação de nascentes e a valorização da propriedade. É um programa essencial para os agricultores, pois incentiva práticas de preservação da água e do meio ambiente. O PSA já está solidificado, e sua continuidade deve ser prioridade”, afirmou o produtor.
Fotos: CCS – Prefeitura de Piracicaba