A Agência das Bacias PCJ é o braço executivo dos Comitês PCJ, sendo responsável pelo desenvolvimento dos instrumentos de gestão dos recursos hídricos nas Bacias PCJ e o gerenciamento dos recursos financeiros arrecadados tanto com a cobrança pelo uso das águas nos rios de domínio da União, quanto nos rios de domínio do estado de São Paulo, bem como dos recursos da Compensação Financeira/Royalties do setor hidroelétrico. É uma entidade com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com estrutura administrativa e financeira próprias. Para mais informações, acesse o relatório Agência das Bacias PCJ, 10 anos de história.
Executar ações para a implantação das políticas de recursos hídricos dos Comitês PCJ fornecendo suporte técnico, administrativo e gestão financeira.
Nossos Atributos da Visão de Futuro
A Agência das Bacias PCJ aspira, até 2035, alcançar os seguintes desafios:
Conquistar o reconhecimento da sociedade pelos benefícios gerados com a implantação das políticas de recursos hídricos.
Consolidar-se como modelo de Agência de Bacias Hidrográficas pelas práticas de suporte à gestão dos recursos hídricos.
Facilitar a comunicação, o relacionamento e o processo de cooperação entre os diversos atores dos Comitês das Bacias PCJ.
Tornar-se uma marca de credibilidade quando associada ao adequado suporte à gestão dos recursos hídricos.
Alcançar alto grau de excelência em gestão de projetos e conhecimento tecnológico em recursos hídricos.
Transparência e Integridade
Agimos em todas as circunstâncias orientados por uma conduta ética, gerando e disponibilizando informações corretas, claras e confiáveis.
Integração e Cooperação
Cultivamos o diálogo, a colaboração e a parceria entre organizações que, juntos, são capazes de gerar resultados duradouros.
Comprometimento
Atuamos com responsabilidade, dedicação e empenho para honrar nossos compromissos e ter sucesso no cumprimento de nossos objetivos.
Empreendedorismo
Desempenhamos nossas atividades com iniciativa, criatividade e realismo para apresentar soluções inovadoras e executá-las.
Excelência em Gestão
Buscamos atingir melhoria continua em todos os processos de gestão, aliada a práticas que assegurem altos e níveis de desempenho.
O Portal de Governança é uma ferramenta interativa que atende às boas práticas de governança corporativa e que pode ser acessada de qualquer local, dentro ou fora da organização, para facilitar a consulta dos conselheiros de administração, demais administradores e conselheiros fiscais às informações necessárias para o desempenho de suas responsabilidades legais e estatutárias da melhor forma possível.
O Portal proporciona ainda uma maior interação entre seu público por meio da troca de ideias e informações, exemplificado pelas notícias de jornais, comunicados institucionais, informes financeiros, entre outros. O Portal pode ser destinado a uma organização ou a um grupo empresarial.
Contribuir para que o público-alvo exerça suas responsabilidades de forma mais efetiva, disponibilizando conteúdos relevantes a este público em formato de texto, som e imagem, com redução de impressão e melhora na agilidade e na rapidez. Entre os principais objetivos da implementação, podemos destacar:
a. Aprimoramento da comunicação entre os agentes do processo decisório e de controle da organização;
b. Disponibilização de conteúdos necessários para o público-alvo de forma ágil e segura, evitando a circulação de documentos por meios impróprios;
c. Garantia de que o público-alvo tenha acesso sempre à versão mais atualizada dos documentos;
d. Otimização dos recursos com impressão, reprodução de cópias de documentos e das horas de trabalho;
e. Possibilidade de aprofundamento de temas mais complexos que requeiram muito tempo para análise, direcionando a reunião para a efetiva tomada de decisão;
f. Facilidade na localização e na recuperação de informações por meio de palavras-chave (key words).