English Portuguese Spanish

Criada e instalada segundo as Leis Estaduais (SP) nº 7.663/91 e nº 10.020/98
Entidade Delegatária das funções de Agência de Água, conforme primeiro termo aditivo do Contrato de Gestão nº 033/2020/ANA.

Entidade Delegatária

CONTRATO DE GESTÃO

Os Contratos de Gestão consistem em acordos entre o Poder Público e outras entidades, nos quais são estabelecidas as responsabilidades de ambos os lados, as metas a serem alcançadas, com base em indicadores estabelecidos, e os critérios de avaliação final.

A Lei nº. 10.881/04 dispõe sobre o contrato de gestão entre a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico – ANA e as Entidades Delegatárias das Funções de Agências de Águas.

A ANA poderá firmar contratos de gestão, por prazo determinado, com entidades sem fins lucrativos que se enquadrem no disposto pelo art. 47 da Lei nº. 9.433/97, que receberem delegação do Conselho Nacional de Recursos Hídricos – CNRH para exercer funções de competência das Agências de Água. Instituída uma Agência de Água, esta assumirá as competências estabelecidas pelos artigos. 41 e 44 da Lei nº. 9.433/97, encerrando-se, em consequência, o contrato de gestão referente à sua área de atuação.

A ANA e a Agência das Bacias PCJ, celebraram o primeiro contrato de gestão para as Bacias PCJ, com a interveniência dos Comitês PCJ, visando o exercício das funções de competência da Agência de Água no ano de 2011 – Contrato de Gestão nº 003/ANA/2011, o qual se encerrou em 2020.

Em 2020, o Conselho Nacional de Recursos Hídricos, por meio da RESOLUÇÃO CNRH Nº 218 (02/12/2020), prorrogou a delegação à Fundação Agência das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí para o exercício das funções de competência das Agências de Água, até 31 de dezembro de 2035.

Sendo assim, em dezembro de 2020 um novo contrato de gestão foi assinado a ANA e a Agência das Bacias PCJ, o Contrato de Gestão nº 033/2020/ANA, com indicadores e metas a serem desenvolvidos a partir de 2021 até 2025.

Os contratos de gestão observarão:

I – especificação do programa de trabalho

II – a estipulação dos limites e critérios para despesa com remuneração

III – a obrigação de apresentar relatório sobre a execução do contrato de gestão em cada exercício;

IV – a publicação de demonstrativo de sua execução físico-financeira;

V – o prazo de vigência do contrato e as condições para sua suspensão, rescisão e renovação;

VI – a impossibilidade de delegação da competência prevista no inciso III do art. 44 da Lei nº. 9.433, de 8 de janeiro de 1997 (efetuar, mediante delegação do outorgante, a cobrança pelo uso de recursos hídricos);

VII – a forma de relacionamento da entidade delegatária com o Comitê;

VIII – a forma de relacionamento e cooperação da entidade delegatária com as entidades estaduais diretamente relacionadas ao gerenciamento.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support