English Portuguese Spanish

Criada e instalada segundo as Leis Estaduais (SP) nº 7.663/91 e nº 10.020/98
Entidade Delegatária das funções de Agência de Água, conforme primeiro termo aditivo do Contrato de Gestão nº 033/2020/ANA.

Imagem-destacada

Agência das Bacias PCJ tem contas aprovadas por Conselhos

Adversidades do último ano não impediram a excelência dos trabalhos

Apesar do ano atípico com equipes em home-office e instabilidades nas arrecadações, a Agência as Bacias PCJ conseguiu desenvolver as atividades inerentes a sua atuação ao longo de 2020. E estas ações foram apresentadas e aprovadas por seus Conselhos Fiscal e Deliberativo.

“Em 2020, podemos dizer que vivemos vários anos em um. Foi um ano incomum, de incertezas e inúmeros desafios. Podemos destacar a estruturação e consolidação das atividades virtuais da Agência das Bacias PCJ e os ótimos indicadores alcançados junto a ANA (Agência Nacional de Águas) em nosso Contrato de Gestão”, afirmou o diretor Ivens de Oliveira ao se referir a nota anual que manteve o alto nível da série histórica.

Entre os indicadores que apontam boa fluidez administrativa, vale evidenciar o índice de repasses da Fundação. Desde 2010, do valor arrecadado com a Cobrança Federal (pagamento feito por meio dos recursos hídricos de domínio da União) junto com os rendimentos financeiros, 97% foram contratados até o ano passado e 91% já desembolsados.

Pela primeira vez, as reuniões dos membros para aprovação de contas da entidade ocorreram por meio de plataforma digital, na tarde da última terça-feira e na manhã desta quarta, 30 e 31 de março. O Conselho Fiscal analisou a prestação de contas e as demonstrações contábeis da Fundação e recomendou a aprovação para o Conselho Deliberativo.

Por sua vez, o Conselho Deliberativo aprovou o relatório de atividades e as demonstrações contábeis referentes ao ano passado. As informações foram apresentadas pelos diretores Sergio Razera (Presidente), Patrícia Barufaldi (Técnica) e Ivens de Oliveira (Administrativo e Financeiro).

“Fizemos a aprovação do relatório de atividades da Fundação que, mesmo com a pandemia, desenvolveu muitas ações proeminentes ao nosso Comitê PCJ. Na sequência, houve a aprovação da prestação de contas da Agência das Bacias PCJ e apesar das pendências de recebíveis, passou o ano de 2020 muito bem.”, afirma o presidente do Conselho Deliberativo, Paulo Tinel.

Ainda segundo Tinel, o encontro virtual contou com a participação de 12 conselheiros e as aprovações ocorreram por unanimidade. “Por ser a nossa primeira reunião online, o saldo foi muito positivo”, finaliza.

Tags

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support