A3P

PACTO GLOBAL

ODS

Materiais

Compromisso com o uso racional dos recursos

O uso racional dos recursos naturais e bens públicos é um dos eixos do Programa A3P, a Agenda Ambiental na Administração Pública do Ministério do Meio Ambiente que a Agência das Bacias PCJ aderiu em 2018. Com isso, assumiu publicamente o compromisso com um modelo de gestão pública orientado para a minimização dos impactos socioambientais gerados durante o trabalho.

Esse compromisso implica uma nova maneira de pensar e agir relacionada ao uso de materiais (em quantidade e tipo) em seus processos diários, a fim de reduzir o grau de dependência dos recursos naturais.

Iniciativas na Agência das Bacias PCJ

Na Agência das Bacias PCJ, diversas iniciativas coordenadas por uma Comissão de Acompanhamento e um Comitê Operacional envolvem os colaboradores estimulando-os a incorporar práticas de gestão socioambiental em suas atividades. O objetivo é gerar economia de recursos naturais e eficiência de gastos institucionais mediante o uso racional dos bens públicos, gestão adequada de resíduos e aquisições de bens e materiais de consumo segundo critérios específicos, como os especificados em Critérios socioambientais de contratação.

Com o advento da pandemia da Covid-19 e a adoção do sistema de home office, iniciativas relacionadas à segregação de resíduos, envolveram a conscientização dos colaboradores com orientações para a adoção de boas práticas a serem aplicadas em casa (veja em Boas práticas de sustentabilidade).

A campanha “Adote seu copo”, que forneceu canecas duráveis a cada colaborador, reduziu o uso de copos descartáveis em mais de 50% na instituição. (GRI 103-2, 301-Materiais)

Papel Zero é implantado

Desde o início de 2021, o programa Papel Zero é uma realidade na Agência das Bacias PCJ. O projeto, que teve início em 2018, envolveu todos os colaboradores e mostra que é possível diminuir os impactos ambientais e ao mesmo tempo minimizar os custos. Além disso, trouxe agilidade no processo de tomada de decisão, maior produtividade e qualidade, assim como transparência das ações administrativas e garantia de acesso às informações e documentos públicos.

Além de simplificar e racionalizar os processos de gestão dos documentos, a iniciativa permitiu fazer uma eliminação criteriosa dos documentos que não têm valor.

Em 2021, foi dado início aos procedimentos digitais, portanto, sem emissão de documentos físicos. Ao fechamento deste relatório, a instituição encontrava-se em momento de transição para as novas rotinas, com processos híbridos, já que havia processos em andamento realizados em exercícios anteriores.

  • Novas contratações são feitas de forma 100% digital.

  • Documentos como Portarias, Ofícios, Memorandos Internos, Pareceres Técnicos, Ordem de Serviço são emitidos e assinados via sistema gestão arquivística de documentos.

  • Novas rotinas estabelecidas: solicitações de contratações e pagamentos são feitas via plataforma digital.

Implantação dos procedimentos digitais

Rachel Bueno

Especialista em documentação, Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP).

Um dos principais fatores da aderência da Agência das Bacias PCJ ao Programa A3P e todas as suas ações é a conscientização e aí entra o conceito de consciência coletiva da cidadania. O Papel Zero, por exemplo, foi recém-implantado e as pessoas estão numa curva de aprendizado. Nos próximos três anos vislumbro que realmente a Agência das Bacias PCJ terá incorporado todo esse processo, com a gestão arquivística consolidada, mas já posso garantir que hoje, já atingiu um patamar diferenciado no quesito sustentabilidade do uso dos recursos naturais. A adesão à A3P foi absolutamente acertada e no momento ideal.”

Nova sede

O projeto da nova sede da Agência das Bacias PCJ, que observa critérios socioambientais e de acessibilidade, vem sofrendo atrasos desde 2020 por causa das restrições de atividades em função da pandemia. A nova instalação será construída no Parque Tecnológico de Piracicaba, no bairro Santa Rosa, em um terreno de 3,9 mil metros quadrados, doado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio de um Projeto de Lei aprovado pela Câmara dos Vereadores em 2019.

Os investimentos de R$ 5 milhões são provenientes de recursos próprios e compõem o Fundo Patrimonial da Agência das Bacias PCJ, oriundos do superávit anual da Cobrança PCJ Paulista.