Cordeirópolis e Vinhedo foram selecionados pelos Comitês PCJ

Os Comitês PCJ e a Agência das Bacias PCJ vem incentivando a utilização de uma ferramenta denominada Giswater nos Sistemas de Água e Esgoto dos municípios das Bacias PCJ. Trata-se de um sistema de informação geográfica que ajuda a gerenciar os dados das companhias de saneamento e desempenhar função muito importante no planejamento e na execução das ações para a efetiva diminuição das perdas de água na rede de distribuição pública. Além disso é um software livre, ou seja, não tem cobrança de licenças ou assinaturas.
Um Projeto Piloto para Implantação dessa ferramenta Giswater foi realizado no sistema de abastecimento de água do município de Capivari, contratado pela Agência das Bacias PCJ em 2022 e finalizado em 2024 com resultados positivos na gestão de perdas hídricas: confira aqui.
A Agência das Bacias PCJ irá dar continuidade à iniciativa, com a contratação de empresa de engenharia para a implantação da ferramenta Giswater em Sistema de Abastecimento de Água em outros dois municípios das Bacias PCJ: Cordeirópolis e Vinhedo.
A seleção dos municípios deu-se considerando os critérios de priorização para controle de perdas segundo o Plano de Bacias PCJ 2020 a 2035, dentre aqueles com população de até 150.000 habitantes e cuja prestação dos serviços de saneamento não sejam realizados pela iniciativa privada ou por empresas de sociedades anônimas (SA). Ambos os municípios já possuem o cadastro técnico 100% digital, requisito para o funcionamento do software! Confira abaixo algumas informações dos sistemas de distribuição de água:
Cordeirópolis
- 24.514 habitantes (IBGE, 2022)
- Captações superficiais e subterrâneas
- 26 reservatórios
- 140km de extensão de rede
Vinhedo
- 76.540 habitantes (IBGE, 2022)
- Captações superficiais e subterrâneas
- 40 reservatórios
- 620km de extensão de rede
Com mais essas experiências obtidas, espera-se que o software se torne replicável em mais municípios das Bacias PCJ!



