English Portuguese Spanish

Criada e instalada segundo as Leis Estaduais (SP) nº 7.663/91 e nº 10.020/98
Entidade Delegatária das funções de Agência de Água, conforme primeiro termo aditivo do Contrato de Gestão nº 033/2020/ANA.

IMG_9915

Projeto inovador de combate às perdas de água avança para etapa final em Capivari

Ferramenta foi financiada pela Agência das Bacias PCJ, por indicação dos Comitês PCJ

A diminuição das perdas de água na distribuição e a melhoria da gestão do sistema de abastecimento são alguns dos resultados que serão obtidos com o Giswater, um projeto inovador implantado pela Agência das Bacias PCJ que entra na etapa de conclusão em Capivari (SP). A ferramenta vem sendo implantada desde setembro do ano passado. Durante o Seminário Final do projeto, realizado nesta terça-feira, dia 29, na sede da Secretaria da Educação em Capivari, foram apresentadas todas as atividades desenvolvidas, as metodologias adotadas, os desafios e dificuldades encontradas e resultados obtidos. O seminário fez parte da quarta etapa. A quinta e última etapa será a operação assistida e o atendimento técnico ao sistema implantado, que vão durar seis meses.

O projeto segue deliberação dos Comitês PCJ (Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí), por iniciativa das Câmaras Técnicas de Saneamento (CT-SA) e de Integração e Difusão de Pesquisas e Tecnologias (CT-ID). O investimento é de cerca de R$ 600 mil, com recursos provenientes da Cobrança PCJ Federal (cobrança pelo uso da água em rios de domínio da União). O trabalho abrangeu todo o sistema de abastecimento e distribuição de água do município de Capivari, composto por 218 quilômetros de redes e 19.196 ligações ativas de água.

“É muito importante esse software que está sendo implantado. Agradeço a toda a equipe da Agência das Bacias PCJ pela escolha de Capivari. Nosso município já vem na direção de implantação de equipamentos de combate a perdas de água e tenho certeza de que esse projeto que Capivari foi contemplado vai nos ajudar muito. Fico muito agradecido através do prefeito Vitão (Vitor Ricomini), que hoje não pôde estar aqui. Tenho certeza de que Capivari, entre as 76 cidades das Bacias PCJ, será modelo com esse novo sistema”, vice-prefeito Bruno Barnabé da Silva.

A empresa contratada, por meio de licitação realizada pela Agência das Bacias PCJ, é a CPS Engenharia e Soluções, de São Paulo (SP). O objetivo foi o de implantar a ferramenta Giswater no sistema de abastecimento de água do município para a estruturação do cadastro técnico (inventário do sistema) e gestão, visando a melhoria do sistema e possibilitando a redução e controle das perdas de água. O software Giswater é um sistema de informação geográfica que ajuda a gerenciar os dados das companhias de saneamento para controle de perdas hídricas no sistema de abastecimento público.

A implantação do Giswater é um projeto inovador com pouquíssimos casos no Brasil, sendo amplamente utilizado e estudado na Espanha. É um software livre e não tem custo de licença como tantos outros existentes no mercado. Esse é o grande diferencial. As perdas hídricas configuram-se como um problema comum nas companhias de saneamento e atualmente o Plano das Bacias PCJ 2020-2035 possui metas estabelecidas para o controle de perdas hídricas no abastecimento. Implantado e funcionando como ferramenta de cadastro técnico, simulação hidráulica e gestão operacional, o Giswater está atualmente somente nas companhias estaduais COSANPA (Companhia de Saneamento do Pará) e SANEAGO (Companhia Saneamento de Goiás S/A).

O diretor-presidente da Agência das Bacias PCJ, Sergio Razera, informou que esse é um projeto piloto no âmbito das Bacias PCJ. A ideia é replicá-lo aos outros municípios da região. “Hoje aqui em Capivari, a gente trouxe pessoas de outros municípios, de outros serviços de água que estão acompanhando o projeto. Ainda não é a totalidade dos municípios, mas quatro municípios estavam presentes aqui. A ideia era sentir um pouco quais foram as dificuldades, qual foi o grau de envolvimento do município, do SAAE Capivari, e qual é a perspectiva de futuro. Para saber se esse trabalho pode ser replicado com certa facilidade, obviamente que não é fácil, a gente sabe disso, dá muito trabalho, mas ser replicado em outros municípios para que a gente tenha então, a maioria dos nossos municípios, já com uma base tecnológica importante como essa do Giswater. Servir de modelo para outros municípios, mas sabemos que cada município está num grau diferente de estágio com os projetos e informações. Então, é sentir se é possível a gente fazer essa aplicação em outros municípios também de forma planejada e organizada”, explicou Razera.

Segundo informações da Coordenação de Projetos da Agência das Bacias PCJ, o software serve para auxiliar na gestão do controle de perdas de água, colaborando para o atingimento das metas estabelecidas no Plano das Bacias PCJ para curto, médio e longo prazos. O Giswater possibilitou ao SAAE Capivari ter uma visão sistêmica de seu sistema de abastecimento, agilizando a tomada de decisões e buscando a maximização na utilização dos recursos hídricos.

“É uma alegria tão grande como superintendente ver a implantação do Giswater hoje aqui em Capivari. Nós podemos dizer que antes aqui era feito na base do papel de pão. Através da memória de um funcionário de anos de casa, que podíamos averiguar como estava uma situação de uma tubulação, qual tubulação passava por aquela rua, qual interligação. E hoje nós vamos poder ver com os olhos vivos, em tempo real, todo esse desenvolvimento, todo o planejamento. Isso é ganho de tempo, é ganho financeiro. E através da Agência PCJ, hoje nós podemos tornar isso realidade. Escolher Capivari como pioneiro para nós é motivo de orgulho. E daqui seis meses para nós vai ser motivo de orgulho para o PCJ o trabalho que nós vamos ajudar a desenvolver”, ressaltou o superintendente do SAEE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Capivari, Guilherme Rego.

O coordenador da CT-SA, Mateus Arantes, destacou também a importância do projeto. “É muito importante o início desse trabalho do Giswater. A gente vê como o piloto feito em Capivari é importante. A gente sente aqui as dificuldades para quando replicar, quando a gente fizer isso em escala para todos os municípios da bacia, a gente ter menos erros, trabalhar com mais assertividade. Então a gente está aqui hoje aprendendo o que o município de Capivari, o que o SAAE sofreu e vem sofrendo com essa implantação, o que já tem de benefício e as soluções que vão poder ser implementadas para todos os municípios da bacia. Isso vem só engrandecer o trabalho que tem sido feito pelos Comitês PCJ”, reforçou Arantes.

“O Giswater é uma ferramenta de gestão e o grande diferencial é que a gente consegue reunir informações de todo o operador do sistema de água numa única plataforma. As informações do comercial, de manutenção e operação, do cadastro técnico… E, com isso, facilita muito a integração dos operadores da concessionária e ajuda a enxergar os problemas operacionais.  Isso realmente favorece bastante. E o futuro realmente é partir para o avanço de toda a melhoria na redução de perdas. O Giswater ajuda a registrar tudo de forma integrada e, com isso, você melhora a operação do sistema”, explicou o diretor da CPS Engenharia, Luiz Roberto Gravina Pladevall.

O seminário também contou com a presença da diretora técnica da Agência das Bacias PCJ, Patrícia Barufaldi, e o coordenador de Projetos Diogo Bernardo Pedrozo, entre outros convidados.

Tags

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support