English Portuguese Spanish

Criada e instalada segundo as Leis Estaduais (SP) nº 7.663/91 e nº 10.020/98
Entidade Delegatária das funções de Agência de Água, conforme primeiro termo aditivo do Contrato de Gestão nº 033/2020/ANA.

Seminario_CT-Mananciais_SITE1

Comitês PCJ promovem VI Seminário de Áreas Protegidas em Campinas

Evento discutirá experiências e soluções para conservação e restauração de áreas naturais nas Bacias PCJ

A Câmara Técnica de Conservação e Proteção dos Mananciais (CT-Mananciais) dos Comitês PCJ realiza, no dia 17 de outubro, das 8h às 16h30, na Unicamp, em Campinas (SP), o VI Seminário de Áreas Protegidas das Bacias PCJ, com o tema “Compartilhando e conectando experiências para a conservação e restauração das áreas naturais”.

O encontro será um espaço de diálogo e troca de experiências entre diferentes setores da sociedade, que apresentarão desafios e oportunidades para a proteção dos mananciais no território das Bacias PCJ. A programação abordará, ainda, os benefícios ambientais, sociais e econômicos da restauração de áreas degradadas, em consonância com os objetivos do Plano de Bacias PCJ 2020-2035, além da importância do estabelecimento de corredores de biodiversidade para a conectividade e preservação das áreas naturais.

Segundo João Demarchi, coordenador da CT-Mananciais, o seminário ocorre em um momento estratégico. “A Política de Mananciais dos Comitês PCJ, que completa 10 anos em 2025, está em processo de atualização e já possui um Programa direcionado ao estabelecimento de corredores de biodiversidade através do apoio à construção, aprovação e execução de Planos Municipais de Mata Atlântica e Cerrado, essenciais para a saúde das áreas naturais e dos recursos hídricos nas bacias PCJ. A atualização deste programa deve destacar essa construção de corredores de uma forma coletiva entre os municípios em áreas definidas como sub-bacias, como as do Rio Jundiaí e Capivari, como exemplos. Ainda serão aprimorados os instrumentos de gestão como a UGP (Unidade Gestora de Projetos) e de execução como a UCE (Unidade Coordenadora de Execução) para atuarem também de forma coletiva com os municípios e com todas as Unidades de Conservação”, afirmou.

O coordenador do GT-Áreas Protegidas, Cristiano Krepsky, destacou a relevância de iniciativas de conectividade ecológica. “Projetos voltados ao estabelecimento de corredores de biodiversidade são essenciais para a saúde das áreas naturais e dos recursos hídricos nas bacias PCJ. Em um cenário de fragmentação e isolamento da vegetação nativa, projetos de recuperação precisam levar em consideração não apenas o plantio de árvores, mas a necessidade de assegurar o fluxo gênico entre áreas isoladas, garantindo a riqueza de biodiversidade que irá sustentar as áreas recuperadas ao longo do tempo”, disse.

Já para Miguel Milinski, coordenador-adjunto da CT-Mananciais, é necessário enfrentar entraves estruturais para avançar. “Os principais entraves para a conservação e restauração de áreas naturais na região envolvem a burocracia na liberação de recursos públicos, que desestimula os interessados; a dificuldade de viabilizar programas como o PSA, ainda pouco equilibrados entre custo e benefício; a incerteza sobre os créditos de carbono, promissores, mas de difícil aplicação; a resistência de proprietários rurais em aderir a projetos de recuperação; e a falta de vontade política, tanto do poder público quanto das concessionárias de saneamento, em apoiar efetivamente a proteção dos mananciais”, avaliou.

O evento é gratuito e as vagas são limitadas. Para participar, é necessário realizar inscrição prévia no link bit.ly/Inscricao_CT-Man25.  

SERVIÇO

VI Seminário de Áreas Protegidas das Bacias PCJ

Tema: “Compartilhando e conectando experiências para a conservação e restauração das áreas naturais”

Data: 17 de outubro de 2025

Horário: das 8h às 16h30

Local: Unicamp – Auditório da Escola Corporativa da Unicamp (Educorp) – Térreo

Endereço: Rua Saturnino de Brito, 323 – Cidade Universitária, Campinas – SP, CEP: 13083-889

Inscrições: https://bit.ly/Inscricao_CT-Man25

Realização: Câmara Técnica de Conservação e Proteção dos Mananciais (CT-Mananciais) /Comitês PCJ

Apoio: Agência das Bacias PCJ, Fundação José Pedro de Oliveira(Mata de Santa Genebra) e Unicamp.

Informações para a imprensa: comunicapcj@agencia.baciaspcj.org.br

Programação

8h às 9h – Recepção e Credenciamento

09h às 10h30 – Mesa: Projetos para a Restauração da Paisagens e corredores ecológicos em Campinas – Fundação José Pedro de Oliveira, WRI Brasil e Conservação Internacional Brasil.

10h30 às 12h – Mesa: Projetos para Conectividade na região de Piracicaba – Prefeitura de Piracicaba, Prefeitura de São Pedro e Projeto Corredor Caipira.

12h – 13h30 – Almoço

13h30 – 14h40 – Mesa: Planejamento e gestão do território em Áreas de Proteção Ambiental -Fundação Florestal / SP

14h40 – 16h – Subsídios para a Revisão da Política de Mananciais – Agência das Bacias PCJ e CT-Mananciais

16h-16h30 – Encerramento

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support