Evento discutirá experiências e soluções para conservação e restauração de áreas naturais nas Bacias PCJ
A Câmara Técnica de Conservação e Proteção dos Mananciais (CT-Mananciais) dos Comitês PCJ realiza, no dia 17 de outubro, das 8h às 16h30, na Unicamp, em Campinas (SP), o VI Seminário de Áreas Protegidas das Bacias PCJ, com o tema “Compartilhando e conectando experiências para a conservação e restauração das áreas naturais”.
O encontro será um espaço de diálogo e troca de experiências entre diferentes setores da sociedade, que apresentarão desafios e oportunidades para a proteção dos mananciais no território das Bacias PCJ. A programação abordará, ainda, os benefícios ambientais, sociais e econômicos da restauração de áreas degradadas, em consonância com os objetivos do Plano de Bacias PCJ 2020-2035, além da importância do estabelecimento de corredores de biodiversidade para a conectividade e preservação das áreas naturais.
Segundo João Demarchi, coordenador da CT-Mananciais, o seminário ocorre em um momento estratégico. “A Política de Mananciais dos Comitês PCJ, que completa 10 anos em 2025, está em processo de atualização e já possui um Programa direcionado ao estabelecimento de corredores de biodiversidade através do apoio à construção, aprovação e execução de Planos Municipais de Mata Atlântica e Cerrado, essenciais para a saúde das áreas naturais e dos recursos hídricos nas bacias PCJ. A atualização deste programa deve destacar essa construção de corredores de uma forma coletiva entre os municípios em áreas definidas como sub-bacias, como as do Rio Jundiaí e Capivari, como exemplos. Ainda serão aprimorados os instrumentos de gestão como a UGP (Unidade Gestora de Projetos) e de execução como a UCE (Unidade Coordenadora de Execução) para atuarem também de forma coletiva com os municípios e com todas as Unidades de Conservação”, afirmou.
O coordenador do GT-Áreas Protegidas, Cristiano Krepsky, destacou a relevância de iniciativas de conectividade ecológica. “Projetos voltados ao estabelecimento de corredores de biodiversidade são essenciais para a saúde das áreas naturais e dos recursos hídricos nas bacias PCJ. Em um cenário de fragmentação e isolamento da vegetação nativa, projetos de recuperação precisam levar em consideração não apenas o plantio de árvores, mas a necessidade de assegurar o fluxo gênico entre áreas isoladas, garantindo a riqueza de biodiversidade que irá sustentar as áreas recuperadas ao longo do tempo”, disse.
Já para Miguel Milinski, coordenador-adjunto da CT-Mananciais, é necessário enfrentar entraves estruturais para avançar. “Os principais entraves para a conservação e restauração de áreas naturais na região envolvem a burocracia na liberação de recursos públicos, que desestimula os interessados; a dificuldade de viabilizar programas como o PSA, ainda pouco equilibrados entre custo e benefício; a incerteza sobre os créditos de carbono, promissores, mas de difícil aplicação; a resistência de proprietários rurais em aderir a projetos de recuperação; e a falta de vontade política, tanto do poder público quanto das concessionárias de saneamento, em apoiar efetivamente a proteção dos mananciais”, avaliou.
O evento é gratuito e as vagas são limitadas. Para participar, é necessário realizar inscrição prévia no link bit.ly/Inscricao_CT-Man25.
SERVIÇO
VI Seminário de Áreas Protegidas das Bacias PCJ
Tema: “Compartilhando e conectando experiências para a conservação e restauração das áreas naturais”
Data: 17 de outubro de 2025
Horário: das 8h às 16h30
Local: Unicamp – Auditório da Escola Corporativa da Unicamp (Educorp) – Térreo
Endereço: Rua Saturnino de Brito, 323 – Cidade Universitária, Campinas – SP, CEP: 13083-889
Inscrições: https://bit.ly/Inscricao_CT-Man25
Realização: Câmara Técnica de Conservação e Proteção dos Mananciais (CT-Mananciais) /Comitês PCJ
Apoio: Agência das Bacias PCJ, Fundação José Pedro de Oliveira(Mata de Santa Genebra) e Unicamp.
Informações para a imprensa: comunicapcj@agencia.baciaspcj.org.br
Programação
8h às 9h – Recepção e Credenciamento
09h às 10h30 – Mesa: Projetos para a Restauração da Paisagens e corredores ecológicos em Campinas – Fundação José Pedro de Oliveira, WRI Brasil e Conservação Internacional Brasil.
10h30 às 12h – Mesa: Projetos para Conectividade na região de Piracicaba – Prefeitura de Piracicaba, Prefeitura de São Pedro e Projeto Corredor Caipira.
12h – 13h30 – Almoço
13h30 – 14h40 – Mesa: Planejamento e gestão do território em Áreas de Proteção Ambiental -Fundação Florestal / SP
14h40 – 16h – Subsídios para a Revisão da Política de Mananciais – Agência das Bacias PCJ e CT-Mananciais
16h-16h30 – Encerramento
