English Portuguese Spanish

Criada e instalada segundo as Leis Estaduais (SP) nº 7.663/91 e nº 10.020/98
Entidade Delegatária das funções de Agência de Água, conforme primeiro termo aditivo do Contrato de Gestão nº 033/2020/ANA.

GISWATER PCJ

Agência das Bacias PCJ iniciará projeto Giswater na cidade de Capivari-SP

Município foi selecionado pelos Comitês PCJ para o projeto piloto

Durante a 16ª Reunião Extraordinária Câmara Técnica de Saneamento (CT-SA) dos Comitês PCJ, realizada em julho por meio de videoconferência, foi definido o município onde será implementado o Projeto Piloto utilizando a ferramenta Giswater. O Software Giswater é um sistema de informação geográfica que ajuda a gerenciar os dados das companhias de saneamento para controle de perdas hídricas no sistema de abastecimento público.

Em etapas preliminares de estudos, foram avaliados todos os municípios das Bacias PCJ e selecionados os que atendiam aos seguintes pré-requisitos: 

  • Ter entre 15.000 e 25.000 ligações domiciliares.
  • Índice de perdas menor que 30%.
  • Possuir cadastro técnico do sistema de abastecimento.
  • Possuir programa de gestão de perdas.  

Desta maneira, foram selecionados quatro municípios candidatos: Capivari, Cosmópolis, Nova Odessa e Vinhedo, que forneceram dados para avaliação juntamente com os critérios de priorização do Plano das Bacias PCJ 2020-2035. Após avaliação, o município escolhido para ser contemplado com o Projeto Piloto foi o município de Capivari, operado pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). 

O Projeto Piloto do Giswater está em consonância com a implantação da Plataforma de Benchmarking para gestão e controle de perdas em Sistemas de Abastecimento de Água, que visa estabelecer um ambiente de troca de experiências e boas práticas no setor, prevista para ser contratada este ano com recursos da Cobrança PCJ Federal e gerenciado pela Coordenação de Projetos da Agência PCJ.

Com a experiência obtida, espera-se que o software se torne replicável em outros municípios das Bacias PCJ!

Tags

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support