English Portuguese Spanish

Criada e instalada segundo as Leis Estaduais (SP) nº 7.663/91 e nº 10.020/98
Entidade Delegatária das funções de Agência de Água, conforme primeiro termo aditivo do Contrato de Gestão nº 033/2020/ANA.

Arte release_02

Agência das Bacias PCJ lança desafio on-line para economia de água

Iniciativa divertida nas redes sociais cria interação entre amigos  

Agência das Bacias PCJ lança desafio on-line para economia de água 

Iniciativa divertida nas redes sociais cria interação entre amigos  

 Não é novidade que o consumo consciente da água é a base de um futuro sustentável. Mas o que você realmente faz para contribuir com este horizonte? Essa é a pergunta que a Agência das Bacias PCJ tem feito à população, ao longo do mês de março.  

Intitulada “Desafio pela Água PCJ”, a ação é alusiva ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 do mesmo mês, e circula nas redes sociais desafiando você a fazer uso da água com moderação, por meio de simples gestos do dia a dia. Pequenos ações podem gerar um grande resultado, afinal, na região das Bacias PCJ, mais de cinco milhões de pessoas fazem uso diário deste bem.  

Se você ainda não aderiu a ação, ainda dá tempo de participar. Acesse o site da Agência PCJ (agencia.baciaspcj.org.br/desafio), escolha uma das tarefas elencadas para você, publique um filme ou uma foto e desafie os amigos. Lembre-se de usar a #desafiopelaaguapcj. 

Iniciado no dia 1 de março, o Desafio pela Água PCJ apresenta números relevantes. Até o último dia 18, quase 40 mil pessoas foram alcançadas pelos nossos vídeos de divulgação. O engajamento, índice que mostra a recepção do público e gera curtidas, compartilhamentos, marcações e comentários, supera o número de 11 mil. 

Qual o seu papel neste cenário? 

O problema da escassez da água pode parecer grande para ser resolvido por pessoas comuns, não é mesmo? No entanto, quem atua no segmento afirma que a solução passa pela conscientização de todos os setores da sociedade: governos, empresas, pesquisadores e, claro, a população. 

Aprimorar iniciativas sustentáveis de irrigação, utilização de água de reuso na indústria, são algumas das possibilidades. Mas, e na sua casa, o que deve ser feito? Cada um pode e deve fazer a sua parte. Como? Na busca de alternativas para ações simples. Muitas destas podem ser consultadas no site da Agência das Bacias PCJ, na página do Desafio pela Água PCJ. E aí, quem você vai desafiar? 

SOBRE A AGÊNCIA DAS BACIAS PCJ E COMITÊS PCJ

A água tem diferentes usos – é fundamental em processos industriais, transporte, produção de alimentos, geração de energia, saneamento básico, entre outros. E gerenciar os valores arrecadados com a cobrança pelo uso dos recursos hídricos é uma das principais responsabilidades da Fundação Agência das Bacias PCJ.

 Constituída em 2009, a Agência das Bacias PCJ é uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos que completará 12 anos em 5 de novembro de 2021. As deliberações das ações a serem realizadas pela Agência das Bacias PCJ são feitas pelos Comitês PCJ.

 Os três colegiados que formam os Comitês PCJ – Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (CBH-PCJ), Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ FEDERAL) e o Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba-Jaguari (CBH-PJ1) — são as instâncias máximas para a tomada de decisões sobre a gestão de recursos hídricos nas Bacias PCJ, com diretorias integradas.

 No dia 18 de novembro, o comitê paulista (CBH-PCJ) comemorou 27 anos de instalação. Em março deste ano, o comitê federal completa 18 anos e o mineiro (CBH-PJ1), 13 anos.

 As Bacias PCJ abrangem 71 municípios (66 paulistas e cinco mineiros). Os Comitês PCJ são compostos por representantes dos Governos Federal, dos Estados de São Paulo e de Minas Gerais, dos municípios, usuários dos recursos hídricos e da sociedade civil. Sua gestão é descentralizada e participativa, e busca a convergência das decisões desses colegiados como forma de garantir o desenvolvimento e a continuidade da gestão dos recursos hídricos nas Bacias PCJ.

 A região das Bacias PCJ possui cerca de 5,7 milhões de habitantes e responde por cerca de 5% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro e 14% do PIB do estado de São Paulo.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email