English Portuguese Spanish

Criada e instalada segundo as Leis Estaduais (SP) nº 7.663/91 e nº 10.020/98
Entidade Delegatária das funções de Agência de Água, conforme primeiro termo aditivo do Contrato de Gestão nº 033/2020/ANA.

Arte release_02

Agência das Bacias PCJ lança desafio on-line para economia de água

Iniciativa divertida nas redes sociais cria interação entre amigos  

Agência das Bacias PCJ lança desafio on-line para economia de água 

Iniciativa divertida nas redes sociais cria interação entre amigos  

 Não é novidade que o consumo consciente da água é a base de um futuro sustentável. Mas o que você realmente faz para contribuir com este horizonte? Essa é a pergunta que a Agência das Bacias PCJ tem feito à população, ao longo do mês de março.  

Intitulada “Desafio pela Água PCJ”, a ação é alusiva ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 do mesmo mês, e circula nas redes sociais desafiando você a fazer uso da água com moderação, por meio de simples gestos do dia a dia. Pequenos ações podem gerar um grande resultado, afinal, na região das Bacias PCJ, mais de cinco milhões de pessoas fazem uso diário deste bem.  

Se você ainda não aderiu a ação, ainda dá tempo de participar. Acesse o site da Agência PCJ (agencia.baciaspcj.org.br/desafio), escolha uma das tarefas elencadas para você, publique um filme ou uma foto e desafie os amigos. Lembre-se de usar a #desafiopelaaguapcj. 

Iniciado no dia 1 de março, o Desafio pela Água PCJ apresenta números relevantes. Até o último dia 18, quase 40 mil pessoas foram alcançadas pelos nossos vídeos de divulgação. O engajamento, índice que mostra a recepção do público e gera curtidas, compartilhamentos, marcações e comentários, supera o número de 11 mil. 

Qual o seu papel neste cenário? 

O problema da escassez da água pode parecer grande para ser resolvido por pessoas comuns, não é mesmo? No entanto, quem atua no segmento afirma que a solução passa pela conscientização de todos os setores da sociedade: governos, empresas, pesquisadores e, claro, a população. 

Aprimorar iniciativas sustentáveis de irrigação, utilização de água de reuso na indústria, são algumas das possibilidades. Mas, e na sua casa, o que deve ser feito? Cada um pode e deve fazer a sua parte. Como? Na busca de alternativas para ações simples. Muitas destas podem ser consultadas no site da Agência das Bacias PCJ, na página do Desafio pela Água PCJ. E aí, quem você vai desafiar? 

SOBRE A AGÊNCIA DAS BACIAS PCJ E COMITÊS PCJ

A água tem diferentes usos – é fundamental em processos industriais, transporte, produção de alimentos, geração de energia, saneamento básico, entre outros. E gerenciar os valores arrecadados com a cobrança pelo uso dos recursos hídricos é uma das principais responsabilidades da Fundação Agência das Bacias PCJ.

 Constituída em 2009, a Agência das Bacias PCJ é uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos que completará 12 anos em 5 de novembro de 2021. As deliberações das ações a serem realizadas pela Agência das Bacias PCJ são feitas pelos Comitês PCJ.

 Os três colegiados que formam os Comitês PCJ – Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (CBH-PCJ), Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ FEDERAL) e o Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba-Jaguari (CBH-PJ1) — são as instâncias máximas para a tomada de decisões sobre a gestão de recursos hídricos nas Bacias PCJ, com diretorias integradas.

 No dia 18 de novembro, o comitê paulista (CBH-PCJ) comemorou 27 anos de instalação. Em março deste ano, o comitê federal completa 18 anos e o mineiro (CBH-PJ1), 13 anos.

 As Bacias PCJ abrangem 71 municípios (66 paulistas e cinco mineiros). Os Comitês PCJ são compostos por representantes dos Governos Federal, dos Estados de São Paulo e de Minas Gerais, dos municípios, usuários dos recursos hídricos e da sociedade civil. Sua gestão é descentralizada e participativa, e busca a convergência das decisões desses colegiados como forma de garantir o desenvolvimento e a continuidade da gestão dos recursos hídricos nas Bacias PCJ.

 A região das Bacias PCJ possui cerca de 5,7 milhões de habitantes e responde por cerca de 5% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro e 14% do PIB do estado de São Paulo.

Tags

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support