English Portuguese Spanish

Criada e instalada segundo as Leis Estaduais (SP) nº 7.663/91 e nº 10.020/98
Entidade Delegatária das funções de Agência de Água, conforme primeiro termo aditivo do Contrato de Gestão nº 033/2020/ANA.

Desafio pela água, PCJ!

Cada gota importa!

Consumir água é uma necessidade de todos. Hoje somos mais de 5 milhões de pessoas utilizando este bem diariamente nas Bacias PCJ. Por isso, cada gesto de economia é muito importante para economizarmos milhares de litros todos os dias.

Em março, desafiamos vocês a poupar e fazer uso da água com moderação, por meio de simples gestos do dia a dia que podem fazer toda a diferença, o ano todo!

Acredite, por menor que seja, toda economia importa muito! Economize água, faça sua parte e conscientize outras pessoas ao mesmo tempo, topando o “Desafio pela Água PCJ”!

Tarefas fáceis em casa ou no trabalho

Faça sua parte e desafie seus amigos

Mudanças simples de hábito são fundamentais para o futuro da água. Por isto, escolha um de nossos desafios na lista ao lado.

Cronometrar o banho, desligar a torneira ao escovar os dentes, ensaboar toda a louça de uma única vez e, claro, com a torneira fechada, reaproveitar a água da máquina de lavar, são algumas das inúmeras práticas que podem ser incorporados ao seu cotidiano.

Escolha ao menos um dos itens da nossa lista para colocar em prática. Faça um vídeo ou foto selfie quando estiver executando a ação e poste em suas redes sociais com a hashtag #desafiopelaaguaPCJ.

Desafie seus amigos

Promova a mudança!

Depois de conseguir colocar os novos hábitos em prática e publicar sua tarefa, desafie dois amigos a toparem o Desafio também! Marque o nome deles na sua postagem e acompanhe. Quanto mais pessoas forem desafiadas, melhor!

Além de provocar amigos nas redes sociais, converse com outras pessoas sobre o consumo consciente de água, em casa e no trabalho. São atitudes valiosas.

Mostre que você é capaz

Adote o avatar da campanha

Que tal mostrar para todos seus amigos que você provou ser capaz de economizar água?

Acesse este aplicativo grátis com seu usuário das redes sociais para levar a marca do nosso desafio no seu avatar!

Lembre-se, ao atualizar sua foto de perfil, acrescente #desafiopelaaguaPCJ. na descrição da sua foto para a gente conhecer você!

Aceite o desafio, dê exemplo de cidadania e ajude-nos a preservar a nossa água!

O Poder de economizar!

Se ligue nas dicas!

Cronometre o banho: um banho de 15 minutos pode gastar até 135 litros de água. Se você reduzir o tempo embaixo do chuveiro para 5 minutos, apenas 45 litros são utilizados. Portanto, o ideal é optar por banhos rápidos, que durem o tempo necessário para fazer a higienização do corpo. Uma dica é o chuveiro ao lavar o cabelo e ao se ensaboar.

Escove os dentes com um copo d`água: as torneiras também são grandes responsáveis pelo desperdício. Escovar os dentes e lavar o rosto e as mãos com a torneira aberta pode representar um gasto de 12 litros de água. Por isso, desafiamos você a escovar os dentes e fazer o enxague bucal com um copo de água.

Reaproveite a água da máquina de lavar: a água utilizada na máquina de lavar costuma ser descartada pelo ralo. No entanto, por conter apenas resíduos de sabão, na maioria dos casos, ela pode ser reaproveitada e servir para lavar pisos, lavar o quintal e até regar alguns tipos de plantas.

Use regador para molhar as plantas: o regador ajuda a restringir a quantidade que será utilizada e evita o desperdício, já que a água só é usada quando a peça está próxima à planta. As lojas de jardinagem oferecem modelos e materiais e por isso os preços variam muito, mas em geral o preço é acessível.

Ensaboe todas as louças de uma só vez: antes de lavar a louça, retire os restos de comida com o apoio de um guardanapo ou toalha de papel e ensaboe todas de uma só vez, com a torneira fechada. Depois, faça o enxágue.

Lave o carro com um balde: lavar o carro com mangueira por meia hora consome 560 litros de água. Ao lavar o veículo com o auxílio de um balde, possível enxaguar com um consumo de cerca de 40 litros de água.

O Desafio pela Água PCJ é uma ação que está atrelada a várias iniciativas de sustentabilidade dentro da Agência das Bacias PCJ, dentre elas a A3P.
Saiba mais sobre as nossas iniciativas sustentáveis e participe!

Acompanhe os Resultados

em nossas redes sociais!

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support