English Portuguese Spanish

Criada e instalada segundo as Leis Estaduais (SP) nº 7.663/91 e nº 10.020/98
Entidade Delegatária das funções de Agência de Água, conforme primeiro termo aditivo do Contrato de Gestão nº 033/2020/ANA.

id864-1

AGÊNCIA DAS BACIAS PCJ PROMOVE 2ª SENSIBILIZAÇÃO E AVANÇA COM IMPLANTAÇÃO DA A3P

A atividade foi realizada nesta sexta-feira (05/04/2019) pela Agência das Bacias PCJ entre seus colaboradores; programa do Ministério do Meio Ambiente visa promover sustentabilidade nos órgãos e entidades públicos

“A importância e os benefícios da A3P (Agenda Ambiental na Administração Pública)” foi o tema da palestra proferida nesta sexta-feira (05/04/2019), na Agência das Bacias PCJ, em Piracicaba, pela advogada e consultora ambiental Patrícia Fazano. A ação fez parte da 2ª Sensibilização do programa no qual a entidade fez a adesão em dezembro de 2018.

Todos os colaboradores da Agência das Bacias PCJ participaram da atividade. Durante o evento, houve também a apresentação dos materiais de sensibilização que serão utilizados internamente e o repasse de informações sobre o período de implantação do processo de coleta seletiva na Agência das Bacias PCJ.

A A3P é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente e seu objetivo é promover a internalização dos princípios de sustentabilidade socioambiental nos órgãos e entidades públicos. O programa atua em seis eixos temáticos prioritários (gestão de resíduos, licitação sustentável, qualidade de vida no ambiente de trabalho, sensibilização, construção e reforma sustentáveis, capacitação dos servidores e uso racional de recursos), auxiliando na redução de custos e na promoção de ações menos impactantes ao meio ambiente.

“A Agência das Bacias PCJ já é uma referência pelo trabalho que desenvolve na gestão de recursos hídricos. Com a adesão à A3P, ela só vai somar benefícios, pois vai trabalhar sobre a melhoria de como está tratando os recursos naturais dentro da instituição. Acho que só tende a ganhar, economizando recurso natural, não desperdiçando… Tende a economizar recurso financeiro. Isso já é provado”, comentou Patrícia. “O Brasil é signatário de vários acordos internacionais. Entre eles, o Acordo de Paris, mudanças climáticas, e a A3P é a correlação desses programas no Brasil. A adesão vem a coroar, pois sei que a Agência também já assinou o Pacto Global da ONU. Então, só vem a somar ao que já está sendo desenvolvido”, completou a gestora ambiental.

A coordenadora de Gestão da Agência das Bacias PCJ, Kátia Gotardi, explicou que a 2ª sensibilização serviu para complementar os trabalhos desenvolvidos pela Comissão Gestora e pelo Comitê Operacional da A3P na Agência das Bacias PCJ, e esclarecer o que realmente é a A3P e quais os benefícios que a instituição terá com a implantação do programa.

Na avaliação de Kátia, a adesão ao A3P já tem sido positiva para a entidade e seus colaboradores. “Para a Agência das Bacias PCJ, o ‘A3P PCJ’ está proporcionando aos colaboradores informações, instruções e a implantação de ações que contribuirão para a mudança de comportamento. Ou seja, está e continuará proporcionando, por meio das sensibilizações, um olhar diferenciado para a sustentabilidade corporativa, bem como para o seu cotidiano”, destacou.

O consultor ambiental Allan Tácito, que acompanhou Patrícia Fazano na sensibilização, destacou a importância da adesão da Agência das Bacias PCJ ao programa da A3P e elogiou o trabalho desenvolvido pela entidade. “Isso reflete a preocupação em obter eficiência na atividade pública e redução dos gastos institucionais, além do menor impacto sobre o meio ambiente. A Agência de Bacias PCJ está realizando tarefas de suma importância para a sustentabilidade institucional e colhendo frutos por meio do planejamento estratégico de suas atividades como, por exemplo, o Projeto Papel Zero, o projeto de Construção Sustentável da nova sede e o lançamento do Código de Ética, reforçando a gestão sustentável da instituição”, ressaltou Tácito.

PLANO DE GESTÃO

A 1ª Sensibilização sobre o Programa A3P na Agência das Bacias PCJ foi realizada em 6 de março de 2019. Na ocasião, houve a apresentação do Diagnóstico Socioambiental A3P e a entrega de canecas que substituem os copos descartáveis no dia a dia dos colaboradores.

O diagnóstico, realizado pelos próprios colaboradores envolvidos no projeto, traz o levantamento da situação socioambiental da instituição e serviu de base para a elaboração do Plano de Gestão Socioambiental (PGS), que define as atividades e projetos prioritários para a implantação da A3P na instituição.

Tags

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support