English Portuguese Spanish

Criada e instalada segundo as Leis Estaduais (SP) nº 7.663/91 e nº 10.020/98
Entidade Delegatária das funções de Agência de Água, conforme primeiro termo aditivo do Contrato de Gestão nº 033/2020/ANA.

id828-1

AGÊNCIA DAS BACIAS PCJ ADERE AO PROGRAMA A3P

Termo de adesão foi assinado neste mês de dezembro, pelo presidente Sergio Razera; a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) é um programa do Ministério do Meio Ambiente que objetiva estimular os órgãos públicos do país a implementarem práticas de sustentabilidade

A Agência das Bacias PCJ (Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) aderiu, neste mês de dezembro de 2018, à Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). O objetivo é a promoção de uma maior conscientização ambiental entre seus colaboradores e os públicos com os quais a agência já se relaciona.

A A3P é um programa do Ministério do Meio Ambiente que estimula os órgãos públicos do país a implementarem práticas de sustentabilidade. O termo de adesão ao programa foi assinado pelo presidente da Agência das Bacias PCJ, Sergio Razera, no dia 7 de dezembro, em Piracicaba (SP), durante as duas primeiras oficinas de trabalho para a implantação da A3P na entidade.

“A adesão ao Programa A3P é mais um passo na busca pela sustentabilidade que, junto com a atividades do Pacto Global, visam adequar o dia-a-dia da Agência das Bacias PCJ ao que há de mais moderno e avançado no mundo”, destacou Razera.

As atividades estão sendo realizadas pela Comissão da A3P PCJ, formada pelas áreas de Gestão, Financeiro, Comunicação e Diretoria Administrativa/Financeira, e pelo Comitê Operacional, que possui colaboradores de todos os setores da Agência das Bacias PCJ. As atividades estão sob a responsabilidade de Kátia Rossi Gotardi Piccin, coordenadora de Gestão da Agência das Bacias PCJ. “A adoção da A3P pela Agência das Bacias PCJ demonstra a preocupação da Agência das Bacias PCJ em obter eficiência na atividade pública enquanto promove a preservação ambiental”, destacou Kátia.

Atualmente, a Comissão está na fase de elaboração do diagnóstico socioambiental da Agência das Bacias PCJ. A intenção é a de realizar o levantamento de dados para verificar a situação socioambiental da instituição. “Através desse diagnóstico, será possível realizar o direcionamento das medidas para melhorias socioambientais da Agência das Bacias PCJ”, explicou a coordenadora de Gestão.

Em seu site, o Ministério do Meio Ambiente destaca que, ao seguir as diretrizes estabelecidas pela A3P, o órgão público protege a natureza e, em consequência, consegue reduzir seus gastos. O Programa A3P se destina aos órgãos públicos das três instâncias (federal, estadual e municipal), e aos três poderes da República (executivo, legislativo e judiciário). É uma agenda voluntária – não existe norma impondo e, tampouco, qualquer sanção para quem não segue as suas diretrizes.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, a adesão ao Programa é cada vez maior por dois motivos principais. Um deles deve-se ao fato de que adotar uma agenda ambiental no órgão é uma exigência dos tempos modernos, uma vez que a população do planeta se vê diante de uma crise provocada pelas mudanças climáticas e o aquecimento global. Usar de forma racional os recursos naturais é uma das práticas para evitar que a catástrofe anunciada seja maior ainda. O outro motivo é que a sociedade exige da administração pública a implementação de práticas que tenham como princípio a sustentabilidade do planeta, que são as diretrizes da A3P.

A maior parte dos órgãos públicos já adota procedimentos considerados sustentáveis. Em diversas instituições, a coleta seletiva, por exemplo, é uma prática comum; em outros casos, foi adotado sistema para evitar o desperdício de água; outras estabeleceram que toda licitação será dentro de critérios de sustentabilidade.

O que o Programa A3P fez foi sistematizar em eixos temáticos aquilo que é fundamental para um projeto de sustentabilidade, que hoje estão dispersos em diversos órgãos. Ao todo, existem seis eixos: Uso dos recursos naturais; Qualidade de vida no ambiente de trabalho; Sensibilização dos servidores para a sustentabilidade; Compras sustentáveis; Construções sustentáveis; e Gestão de resíduos sólidos.

O Programa A3P integra o Departamento de Produção e Consumo Sustentáveis (DPCS), que, por sua vez, faz parte da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental (SAIC) do Ministério do Meio Ambiente.

PACTO GLOBAL

Para Agência das Bacias PCJ, 2018 foi o ano de assumir desafios e atuar de modo mais eficaz em projetos de sustentabilidade. Além do programa A3P, a Agência das Bacias PCJ também assinou o termo de adesão ao Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas), tornando-se a primeira Agência de Bacias a aderir a programas de sustentabilidade no mundo.

A entidade está, ainda, elaborando seu Relatório Institucional 2018, através da metodologia GRI (Global Reporting Initiative). Isso representa uma somatória de ações que irão demonstrar a importante tarefa de promover a sustentabilidade, a transparência e a eficiência com a gestão dos recursos financeiros públicos.

Tags

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support