Evento online será no dia 26/09 com o tema “O papel das empresas de saneamento na efetivação do enquadramento do Rio Jundiaí”
Os Comitês PCJ vão promover, no dia 26 de setembro(terça-feira), às 14h, o 4º Webinar – Conversando sobre o Rio Jundiaí – Edição 2023, com o tema “O papel das empresas de saneamento na efetivação do enquadramento do Rio Jundiaí”. O evento on-line é uma realização da Câmara Técnica de Outorgas e Licenças (CT-OL) dos colegiados e do seu Grupo de Trabalho de Enquadramento dos Corpos d’água, com o apoio da Agência das Bacias PCJ.
A coordenadora da CT-OL, Cecília de Barros Aranha, destacou a importância do webinar. “O público-alvo é formado pelas empresas de saneamento e administrações municipais da Bacia do Rio Jundiaí. A importância desse evento para as Bacias PCJ é a de conversar com as empresas de saneamento e administrações sobre a construção de uma pauta conjunta e inovadora com ações de comunicação, educação e governança para a manutenção da efetivação do enquadramento do Rio Jundiaí”, ressaltou Cecília.
O webinar é realizado anualmente, no mês de setembro, em comemoração ao Dia do Rio Jundiaí – celebrado em 23/09 – e tem como principal proposta divulgar ações do programa de efetivação do enquadramento do Rio Jundiaí, de modo a sensibilizar os atores sociais da bacia do Rio Jundiaí a agirem de modo articulado e integrado, com foco nesta efetivação. O enquadramento de um rio é o estabelecimento da meta ou objetivo de qualidade da água (classe) a ser, obrigatoriamente, alcançado ou mantido em um segmento de corpo de água, de acordo com os usos preponderantes pretendidos, ao longo do tempo.
Na edição deste ano, o evento terá como tema principal a importância da conexão dos programas de comunicação e educação que são realizados pelas empresas de saneamento e prefeituras e que, combinadas entre si, poderiam proporcionar o fortalecimento da compreensão do papel dos atores sociais no atendimento às metas de atualização do enquadramento em trechos do Rio Jundiaí.
O webinar traz um novo olhar para a construção de uma pauta conjunta com as empresas de saneamento em ações de comunicação, educação e governança, com destaque para a caracterização dos conflitos ambientais, principais dificuldades de governança para a mitigação destes conflitos, relacionados a manutenção da efetivação do enquadramento.
“Todos os anos, buscamos abordar diferentes aspectos que podem influenciar na efetivação do enquadramento do Rio Jundiaí. Entendendo que a informação de qualidade é um dos instrumentos mais importantes para o envolvimento dos diferentes atores da bacia e que os municípios e as empresas de saneamento são imprescindíveis para esta ação, queremos ouvi-los e convocá-los para o desenvolvimento de uma estratégia de comunicação e educação ambiental em conjunto. O desenvolvimento de parcerias já é uma estratégia consolidada para a implementação de ações de forma eficaz entendida até pela ONU e escrita no ODS 17”, explicou a coordenadora do GT-Enquadramento da CT-OL, Maria Carolina Hertel Dutra e Simões, referindo-se ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 17(Parcerias e Meios de Implementação) da Organização das Nações Unidas.
INSCRIÇÕES
Para participar é necessário realizar inscrição pelo link <https://bit.ly/Webinar_RioJundiai23>. Os inscritos receberão, ao final do preenchimento do formulário, o link para acesso à transmissão pelo YouTube.
Dúvidas sobre o evento podem ser encaminhadas para a coordenação da CT-OL, através do e-mail: ctol@comites.baciaspcj.org.br.
SERVIÇO
4º Webinar “Conversando sobre o Rio Jundiaí”
Data: 26 de setembro de 2023 (terça-feira)
Horário: das 14h às 17h
Local: Transmissão pelo Youtube
Inscrições: https://bit.ly/Webinar_RioJundiai23
Realização: Câmara Técnica de Outorgas e Licenças (CT-OL) dos Comitês PCJ e o seu Grupo de Trabalho de Enquadramento dos Corpos d’água
Apoio: Agência das Bacias PCJ
Programação:
14h00 – Abertura
Coordenação da CT-OL dos Comitês PCJ
14h10 – Apresentação da mediadora do evento, por Cláudia Debroi de Campos (DAE Jundiaí)
14h15 – Apresentação do “Diagnóstico Participativo”, por Danilo Resende de Moraes, Diretoria de Mananciais, Gerência de Gestão Ambiental, Seção de Sustentabilidade, Educador Ambiental (DAE Jundiaí/SP)
14h35 – Apresentação do “Programa Córrego Limpo” por Carlos Alexandre Trindade Pinheiro Menuchi, Tecnólogo em Saneamento Ambiental, Departamento de Gestão e Apoio à Operação e Clientes (Sabesp/SP)
14h55– Apresentação da Metodologia de Governança Colaborativa, por Cristiane Lara, Departamento de Gestão e Apoio à Operação e Clientes, Analista de Gestão (Sabesp/SP)
15h20 – Apresentação da mediadora do evento, Cláudia Debroi de Campos (DAE Jundiaí)
15h30 – Roda de Conversa
Participantes:
Ana Lucia Fonseca Rodrigues Szajubok- Gerente do Departamento de Mudanças Climáticas e Meio Ambiente-SABESP/SP;
Vanessa Egídio Pereira – Gerente do Departamento de Gestão e Desenvolvimento Operacional Capivari/Jundiaí – SABESP – Itatiba (SP);
Everton Quiararia – Assessoria de Comunicação da Agência das Bacias PCJ;
Murilo Ferreira de Sant’Anna– Assessoria de Comunicação do Consórcio PCJ
Neive Luiz Rodrigues Noguero – Coordenador de Meio Ambiente da Prefeitura de Campo Limpo Paulista
Thiago Peixoto – Responsável pela ETE de Várzea Paulista/Campo Limpo Paulista (Sabesp/Itatiba)
Marcia Cavaletto – Coordenadora dos cursos de Meio Ambiente e Saneamento Básico da ETEC
Vasco Antonio Venchuarutti (Jundiaí-SP)
Adriano Prochowski (Prefeitura de Indaiatuba e SAAE Indaiatuba)
17h00 – Encerramento