A adesão a compromissos externos como a A3P demonstra a preocupação da Agência das Bacias PCJ em adotar e implementar práticas de sustentabilidade, visando à eficiência na atividade pública, ao mesmo tempo que se promove a preservação do meio ambiente. Considerando que essa adesão é voluntária, entende-se que a iniciativa da Agência das Bacias PCJ em aderir ao Programa A3P a coloca como uma instituição preocupada em criar internamente uma cultura institucional de sustentabilidade. Além disso, demonstra seu interesse na incorporação de práticas sustentáveis, na economia de recursos naturais e financeiros.”
Equipe A3P,
Ministério do Meio Ambiente
Ao aderir à A3P, a Agência das Bacias PCJ assume o compromisso com um modelo de gestão pública orientado para a minimização dos impactos socioambientais gerados durante o trabalho. Isso implica uma nova maneira de pensar e agir relacionada ao uso de materiais (em quantidade e tipo) em seus processos diários, a fim de reduzir o grau de dependência dos recursos naturais.
Várias iniciativas capitaneadas por uma Comissão de Acompanhamento e um Comitê Operacional envolvem os colaboradores estimulando-os a incorporar princípios e critérios de gestão socioambiental em suas atividades. O objetivo é gerar economia de recursos naturais e eficiência de gastos institucionais mediante o uso racional dos bens públicos, gestão adequada de resíduos e aquisições de bens e materiais de consumo segundo critérios específicos (veja mais em Critérios socioambientais de contratação). (GRI 103-2, 301-Materiais)
Em 2018, como meta do contrato de gestão firmado com a ANA a ser cumprida pela Agência das Bacias PCJ, teve início o Projeto ED Digital – Papel Zero. A operacionalização e a manutenção da iniciativa culminaram com os trabalhos desenvolvidos no Programa A3P, visando o desenvolvimento de boas práticas relacionadas às questões socioambientais. O projeto contempla a adoção de metodologia de gestão eletrônica de documentos, certificação digital e uma parceria com o Arquivo Público do Estado de São Paulo.
Após a renovação do parque de computadores concluída, foram adquiridos scanners específicos para a digitalização de documentos das áreas administrativa e financeira. Por fim, houve a implementação do Sistema de Gestão de Informações Documentais Próton e a capacitação de pontos focais para repasse dos procedimentos aos colaboradores. O sistema deve ser definitivamente implantado na Agência das Bacias PCJ em 2021.
Para adaptar algumas das ações propostas pela A3P PCJ à nova realidade de trabalho em home office, em razão do isolamento exigido pela Covid-19, algumas iniciativas foram reestruturadas.
A elaboração de uma cartilha foi uma das formas encontradas para manter o engajamento dos colaboradores, com orientações sobre as ações de sustentabilidade, mesmo no trabalho remoto. O documento abordou temáticas relacionadas ao uso consciente dos recursos naturais em casa, como energia elétrica e o desperdício de água. Também foram promovidas campanhas sobre separação de resíduos nas residências, usando os mesmos critérios aplicados na sede da Agência das Bacias PCJ para segregação de itens específicos, como materiais de escritório, buchas, lacres, tampas, pilhas e baterias.
Reforçando o compromisso com as práticas sustentáveis, a Agência das Bacias PCJ investe na construção de uma sede própria. O projeto, cujo cronograma sofreu atrasos em 2020 por causa das restrições de atividades em função da pandemia, observa critérios socioambientais e de acessibilidade. A nova sede será instalada no Parque Tecnológico de Piracicaba, no bairro Santa Rosa, em um terreno de 3,9 mil metros quadrados, doado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio de um Projeto de Lei aprovado pela Câmara dos Vereadores em 2019.
Os investimentos de R$ 5 milhões são provenientes de recursos próprios e compõem o Fundo Patrimonial da Agência das Bacias PCJ, oriundos do superávit anual da Cobrança PCJ Paulista.