English Portuguese Spanish

Criada e instalada segundo as Leis Estaduais (SP) nº 7.663/91 e nº 10.020/98
Entidade Delegatária das funções de Agência de Água, conforme primeiro termo aditivo do Contrato de Gestão nº 033/2020/ANA.

Coordenação Financeira

SOBRE A COORDENAÇÃO FINANCEIRA

A Coordenação Financeira surgiu com a criação da Fundação Agência das Bacias PCJ, e tem como finalidade de atuação a prestação de serviços de apoio administrativo e financeiro ao bom funcionamento da entidade como um todo, bem como dos Comitês PCJ.  

A missão da Coordenação Financeira é gerir e controlar a cobrança pelos usos de recursos hídricos e executar a gestão financeira, fiscal e contábil. 

A COORDENAÇÃO FINANCEIRA NA AGÊNCIA DAS BACIAS PCJ

A Coordenação Financeira desempenha um papel indispensável dentro da Agência das Bacias PCJ, que está atrelado a diversas vertentes da cobrança. 

Gerenciar os recursos financeiros gerados por cobrança pela utilização das águas nas Bacias PCJ; executar os pagamentos a fornecedores e tomadores de recursos de projetos de demanda espontânea, administrar a subconta do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO), correspondente aos recursos das Bacias PCJ;  aplicar recursos financeiros a fundo perdido, de acordo com os critérios estabelecidos pelos Comitês PCJ são algumas de suas atividades diárias. 

Além disso, também está na rotina dos funcionários da área efetuar a cobrança pela utilização dos recursos hídricos nas Bacias PCJ, na forma fixada por lei; proporcionar apoio financeiro aos planos, programas, serviços e obras aprovados pelos Comitês PCJ, a serem executados nas Bacias PCJ; dentre outras atividades.  

ATRIBUIÇÕES

Dentre todo o papel desempenhado pela Coordenação Financeira, podemos citar algumas atribuições desenvolvidas pela área. Confira abaixo:

  1. Financeiro (Contas a Pagar) – Folha de pagamento de salários, notas fiscais, gerenciamento de saldos de contratos (licitações), controle de passagens aéreas e hospedagens, pagamento de diárias de viagem, ressarcimento, recolhimento de impostos, dentre outras tarefas rotineiras;
  2. Contabilidade – conferência de balancetes contábeis, conciliação bancária, conferência de razões das contas bancárias, planejamento orçamentário, atendimento de demandas das auditorias da ANA, TCE SP, Ministério Público SP, SEFAZ SP, dentre outras atividades;
  3. Cobrança (Contas a Receber) – gerenciamento do sistema de controle da Cobrança Estadual Paulista, gerenciamento da adimplência e inadimplência dos pagamentos pelo uso dos recursos hídricos, prestação de suporte ao atendimento da Cobrança Federal na área das Bacias PCJ aos usuários pagadores, levantamento de informações relacionadas à cobrança para órgãos de controle externos, dentre outras atividades.

QUAL O PERFIL TÉCNICO DA COORDENAÇÃO FINANCEIRA?

Todo o quadro de colaboradores da Coordenação Financeira é composto por um Coordenador Financeiro, Analistas Administrativos e Estagiários. 

Todos os profissionais envolvidos vêm de diferentes níveis de formação como graduação em Administração Pública, MBA em Administração de Empresas, tecnólogo em Processos Gerenciais, MBA em Gestão de Negócios, graduação em Engenharia Ambiental, pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho, pós-graduação em Gerenciamento de Recursos Hídricos, graduação em Ciências Contábeis e MBA em Finanças e Controladoria. 

Assim sendo, todo o time é mais do que capaz de desempenhar seu papel para o bom funcionamento da Agência das Bacias PCJ. 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support