| ÚLTIMAS

Plano Campinas 2030 é destaque em reunião da CT-PB

Adriana Isenburg apresentou planejamento e investimentos da Sanasa para ampliar a segurança hídrica do município

28 de maio de 2026

A Câmara Técnica do Plano de Bacias (CT-PB) dos Comitês PCJ realizou, em 28 de maio, sua 116ª Reunião Ordinária por videoconferência. O principal destaque da pauta foi a apresentação do “Plano Campinas 2030 – Programa de Segurança Hídrica para Campinas”, iniciativa da Sanasa Campinas voltada à ampliação da segurança hídrica e da infraestrutura de saneamento do município, com a universalização do saneamento e a redução de perdas de água até 2030. A reunião foi conduzida pela coordenadora da CT-PB, Raquel Metzner, representante do IPSA-C, e pelo coordenador adjunto Gustavo Prado, da Assemae.

Durante a apresentação, a gerente de Integração, Controle e Desenvolvimento Tecnológico da Sanasa e ex-coordenadora da CT-PB (2015 – 2019), Adriana Isenburg, detalhou o planejamento, investimentos previstos e resultados do programa, que contempla mais de 100 obras distribuídas por diferentes regiões da cidade. A iniciativa é baseada no Plano Municipal de Saneamento Básico de Campinas, aprovado em 2013 e revisado em 2024.  

Adriana também destacou a importância do Plano das Bacias PCJ e seus cinco cadernos temáticos. “Esses cinco cadernos são muito representativos. Para mim, é um guia para nosso trabalho. A gente precisa integrar as metas municipais com as metas das bacias”, afirmou.

As ações do Plano Campinas 2030 têm como objetivo garantir o abastecimento de água de forma segura e sustentável, acompanhando o crescimento socioeconômico do município nos próximos anos. Entre as metas estão o aumento da capacidade de reservação, redução de perdas físicas, ampliação da capacidade da água de reúso e implantação do novo sistema produtor de água Jaguari, a partir da barragem de Pedreira.  

Índices

Campinas possui quase 1,2 milhão de habitantes. Atualmente, 99,95% da população urbana é atendida pela rede de distribuição de água. A coleta de esgoto está em 97,14% e o tratamento chega a 94,3%. O índice de perdas na distribuição atingiu 16,58% em dezembro de 2025 e deve avançar para 15%.  

“No momento, estamos chegando nisso (15%). Temos investido demais. Nós atingimos todas as metas, mas estamos ainda trabalhando com mais um lote de troca de redes bem grande, que devemos começar ainda este ano”, observou Adriana.

Entre as intervenções apresentadas estão a implantação de 20 novos reservatórios – totalizando 100 unidades, com capacidade de reservação de 198 milhões de litros -, a substituição de 527 quilômetros de redes de distribuição de água, a instalação de 286 quilômetros de novas redes de água, incluindo 40 quilômetros de novas adutoras, além da implantação de 200 quilômetros de redes de esgoto e 16 quilômetros de coletores e emissários.

“Quando passamos pela crise hídrica de 2014/2015, o que nos salvou foram os reservatórios. A gente enchia os reservatórios à noite para poder atender a população durante o dia. Então, vimos que precisávamos ampliar a reservação. Foi nisso que trabalhamos nesses últimos anos com um aumento significativo da capacidade”, comentou a gerente da Sanasa.

O programa também previu a ampliação de três estações de tratamento de esgoto e a conversão da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Anhumas em Estação Produtora de Água de Reúso (EPAR). Com isso, a expectativa é de que Campinas alcance a marca de 53% do esgoto tratado em nível terciário.

“Nós temos que pensar em remoção de nitrogênio e fósforo. Isso é fundamental. É a única maneira de recuperar nossos recursos hídricos. É dessa forma que temos trabalhado e buscado aumentar os nossos índices”, ressaltou Adriana.

Capacitação

A pauta contou ainda com uma apresentação de Raquel Quirino, da equipe de apoio da Secretaria Executiva dos Comitês PCJ, sobre a capacitação dos membros dos colegiados, abordando critérios e metas relacionados às ações de formação promovidas junto às câmaras técnicas.

Plano das Bacias PCJ e Barragens

No encontro, também foram tratados assuntos gerais de interesse da CT-PB, como o edital para a contratação de empresa especializada para fazer a revisão do Plano das Bacias PCJ 2020-2030, publicado neste mês de maio pela Agência das Bacias PCJ, em informe realizado pelo coordenador de Sistema de Informações, Eduardo Léo.  A notícia sobre a licitação pode ser acessada neste link.

O assessor técnico do Consórcio PCJ, Flávio Stenico, divulgou a Carta pela Sustentabilidade Hídrica das Bacias PCJ, lançada este ano pela instituição. Segundo ele, o material deve auxiliar nas discussões sobre planejamento macrorregional e aumento de demanda hídrica. Ele também apresentou dados sobre o andamento da execução de três grandes obras de reservação hídrica nas bacias PCJ: as barragens de Pedreira, Duas Pontes e Ribeirão Piraí, destacando as recentes visitas técnicas realizadas com membros dos comitês para acompanhar o cronograma das obras.

Próxima reunião

A 117ª Reunião Ordinária da CT-PB está agendada para o dia 28 de julho, a partir das 9h, por videoconferência.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support