Evento será às 14h do dia 30 de setembro(quarta), promovido pela CT-EA com o apoio da CT-RN e CT-Rural
Um webinar com o tema “Como Sensibilizar Sobre a Problemática da Água no Meio Rural?” será realizado pelos Comitês PCJ na próxima quarta-feira, dia 30 de setembro, das 14h às 16h. A organização é da Câmara Técnica de Educação Ambiental (CT-EA) com apoio das Câmaras Técnicas de Conservação e Proteção de Recursos Naturais (CT-RN) e de Uso e Conservação da Água no Meio Rural (CT-Rural). Para participar é necessário se inscrever pelo link https://rb.gy/qfxdmp . Os inscritos receberão ao fim do formulário o endereçopara acesso à transmissão pelo YouTube.
Estão convidados a participar os moradores na área rural das Bacias PCJ e todos os que se interessarem pelo tema, ressaltou a coordenadora da CT-EA, Ana Lúcia Vieira. “O objetivo é o de nos aproximarmos da comunidade do território PCJ, nesse período de pandemia, trazendo possibilidades de levantarmos demandas da comunidade, fomentarmos a troca de experiências por meio do diálogos, debates e discussões”, explicou.
O webinar contará com a moderação de Andrea Pupo (Instituto de Pesquisas Ecológicas – IPÊ) e com os seguintes palestrantes: Denis Silva (Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável – CDRS Regional Piracicaba); Evelise Moda (Prefeitura de Piracicaba); Jezabel Azevedo (Prefeitura de Itatiba); Victor Marinheiro (Prefeitura de Louveira), que abordarão experiências voltadas ao Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), serviços ecossistêmicos e outras iniciativas relacionadas à preservação e proteção dos mananciais na área rural.
Após as apresentações será aberto espaço para debate com o público presente, com o objetivo de promover a troca de experiências sobre boas práticas que já são realizadas na região das bacias PCJ, assim como propostas de ação de educação ambiental aliadas ao tema.
Mais informações com a CT-EA pelo e-mail ctea@comites.baciaspcj.org.br.
SERVIÇO
Webinar “Como Sensibilizar Sobre a Problemática da Água no Meio Rural?”
DATA: 30 de setembro de 2020 (quarta-feira)
HORÁRIO: das 14h às 16h
LINK PARA INSCRIÇÃO: https://rb.gy/qfxdmp
INFORMAÇÕES: ctea@comites.baciaspcj.org.br
PROGRAMAÇÃO
14h00 – Abertura (Coordenadora da CT-EA, Ana Lúcia Floriano)
14h15 – “Projeto Semeando Água” – Andrea Pupo (Palestrante e moderadora) – IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas –
Andrea Pupo Bartazini – Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade São Francisco e em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho. Possui especialização em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal do ABC (UFABC) e é mestra em Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável pela Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade. Atualmente coordena projetos de educação ambiental do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ).
—
14h30 – “Educação Ambiental em programa rural de reflorestamento” – Jezabel Azevedo – Prefeitura de Itatiba
Jezabel Azevedo – Graduada em Ciências do Ambiente pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Portugal), com pós-graduação em Gestão de Riscos Naturais com ênfase em climatologia pelo Departamento de Geografia da Universidade do Porto (Portugal) e doutorado em Ciências Atmosféricas pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de educação de ciências naturais e exatas e atualmente trabalha como Educadora Ambiental na Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura da Prefeitura de Itatiba no desenvolvimento de projetos pedagógicos ambientais para o município.
—
14h45 – “Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) em Louveira/SP” – Victor Marinheiro – Prefeitura de Louveira
Victor Marinheiro – Graduado em Engenharia Ambiental e Sanitária pela Faculdade Politécnica de Campinas com especialização em Gestão de Recursos Hídricos e Gerenciamento de Áreas Contaminadas pela Universidade Estadual Paulista (UNESP Rio Claro). Atua como Técnico Ambiental pela Prefeitura de Louveira.
—
15h00 – “A gestão dos recursos hídricos e o Programa Municipal de Pagamento por Serviços Ambientais” – Evelise Moda – Prefeitura de Piracicaba
Evelise Moncaio Moda – Engenheira Agrônoma e mestre em Ciências, com ênfase em Tecnologia de Alimentos pela Escola Superior de Agricultura pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ/USP). Possui doutorado em Ciências com ênfase em Tecnologia de Alimentos pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA/USP). É engenheira agrônoma da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento da Prefeitura de Piracicaba, atuando como Coordenadora do Programa Municipal de Pagamento por Serviços Ambientais – Preservando o Futuro (PSA Piracicaba).
—
15h15 – “A sensibilização tem sido uma via de mão dupla?” – Denis Silva – CDRS Reg. Piracicaba
Denis Herisson Silva – Engenheiro Agrônomo pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP) e especialização em Gerenciamento de Recursos Hídricos (FUMEP), mestrado e doutorado em Ciências pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA/USP). É engenheiro agrônomo na Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS Regional de Piracicaba), atuando na área de adequação ambiental de propriedades agrícolas com ênfase na preservação do solo e de recursos hídricos. Participa da UGP do Programa Mananciais de Charqueada e São Pedro e do Conselho das APAs Corumbataí e Piracicaba.
—
15h30 – Debate com o público
16h00 – Encerramento