Agência das Bacias PCJ divulga lista de participantes do programa Jovem, vem para o PCJ

Programa terá início em 2026 com 35 participantes e novo formato

04 de dezembro de 2025


Com o objetivo de preparar jovens para atuarem na gestão dos recursos hídricos, os Comitês PCJ, por meio da Câmara Técnica de Educação Ambiental (CT-EA), lançam a terceira edição do programa “Jovem, vem para o PCJ”, em novo formato. Diferentemente das edições anteriores, que se concentravam em um evento anual, a nova proposta atual prevê a realização de um curso de formação com duração de até dois anos, voltado à preparação de jovens e adultos para atuarem nas atividades das Câmaras Técnicas dos Comitês conjuntamente com os atuais membros, conectando gerações para fortalecer o futuro da gestão hídrica.

Ao todo, o programa recebeu a inscrição de 41 interessados advindos de 23 entidades inscritas nos Comitês PCJ. Destes, 35 foram efetivadas, representando 20 instituições conforme listadas a seguir:

  1. Associação Ambiental Plantar
  2. Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Valinhos (AEAAV)
  3. Associação Serra do Itapetinga Movimento pela Biodiversidade e Organização dos Setores Ecológicos (SIMBiOSE)
  4. Centro de Estudos Ambientais – Universidade Estadual Paulista (CEA/UNESP Rio Claro)
  5. CMR Industria e Comercio LTDA 
  6. Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais – Serviço Geológico do Brasil (CPRM/SGB) 
  7. Consórcio PCJ
  8. Departamento de Água e Esgoto de Jundiaí (DAE Jundiaí)
  9. Departamento de Água e Esgoto de Santa Bárbara d’Oeste (DAE Santa Bárbara d’Oeste)
  10. Faculdade de Engenharia Agrícola – Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  11. Instituto de Geociências e Ciências Exatas – Universidade Estadual Paulista (IGCE/UNESP Rio Claro)
  12. Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA)
  13. Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ)
  14. Prefeitura Municipal de Charqueada
  15. Prefeitura Municipal de Louveira
  16. Prefeitura Municipal de Mogi-Mirim/SP – Serviço Autônomo de Águas e Esgotos de Mogi-Mirim/SP (SAAE Mogi Mirim)
  17. Prefeitura Municipal de Vinhedo
  18. Rotary Club Distrito 4590, Rotaract Club de Mogi Mirim, Associação dos Rotary CLUBs do Distrito 4590 de Rotary International
  19. Serviço Municipal de Água e Esgoto (SEMAE)
  20. Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Materiais Elétricos de Cambuí, Camanducaia, Extrema e Itapeva – SINMEC

A diversidade das instituições selecionadas reflete o caráter plural dos Comitês PCJ, com 12 instituições governamentais, sendo quatro representantes do segmento dos usuários de recursos hídricos e 19 entidades da sociedade civil.

A nova formatação do projeto foi debatida e aprovada durante a 127ª Reunião Ordinária da Câmara Técnica de Educação Ambiental, realizada em 15 de outubro, por videoconferência. Com duração de até dois anos, o programa permitirá aos jovens um desenvolvimento continuado, com aquisição de conhecimento técnico sobre a gestão hídrica, vivências práticas, troca de experiências com profissionais que construíram a história da gestão das águas, além da ampliação da rede de contatos e da conexão direta com o funcionamento dos Comitês PCJ.

As inscrições ocorreram nos meses de setembro e outubro de 2025. Nesse período, cada instituição pôde indicar de um a três jovens por Câmara Técnica. A análise da documentação ficou a cargo da Coordenação de Gestão, em conjunto com o Grupo de Trabalho de Educomunicação da CT-EA.

A jornada do Jovem, vem para o PCJ será composta por cinco etapas:

  • Trilha de conhecimento,
  • Visitas técnicas, experiências práticas,
  • Participação nas reuniões plenárias
  • Promoção do diálogo entre gerações.

A mentoria terá início no primeiro trimestre de 2026, quando os jovens passarão a acompanhar as reuniões dos Comitês PCJ, ao lado de seus tutores, absorvendo os detalhes dos debates e o funcionamento do processo decisório. Os encontros presenciais estão previstos a partir de fevereiro de 2026.

A coordenadora de Gestão da Agência das Bacias PCJ, Kátia Gotardi, avaliou esta edição como positiva. Segundo ela, esta edição superou as expectativas. “Encerramos esta primeira etapa com a sensação de dever cumprido, com o sentimento bom de ver um projeto sair do papel e ganhar forma. Nada disso, porém, seria possível sem a confiança e a construção conjunta deste novo formato com os Comitês PCJ, especialmente com a CT-EA e o GT-Educomunicação”, avaliou


Tags

Compartilhar

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support