English Portuguese Spanish

Criada e instalada segundo as Leis Estaduais (SP) nº 7.663/91 e nº 10.020/98
Entidade Delegatária das funções de Agência de Água, conforme primeiro termo aditivo do Contrato de Gestão nº 033/2020/ANA.

1

Proteção da água: Agência das Bacias PCJ viabiliza instalação de 17 fossas biodigestoras em Charqueada

Projeto também contempla plantio 40 mil mudas e 30 quilmômetros de cercamento

Para proteger a água em sua origem, a Agência das Bacias PCJ iniciou, em 18 de julho, a instalação de 17 fossas biodigestoras em Charqueada. A ação faz parte do projeto “Mananciais Charqueada/São Pedro” que integra a Política de Mananciais PCJ.

Ao todo, serão instaladas 17 fossas biodigestoras em 12 propriedades rurais no município. Estrategicamente localizada na microbacia do Rio Corumbataí, a ação ocorre nas proximidades de nascentes e contribui para o saneamento rural e melhoria na qualidade da água.

O produtor rural, Laércio Doná, de 64 anos, foi um dos contemplados: “Na nossa propriedade temos um córrego no fundo e vemos que ele está seco, a água só corre por baixo e não mais por cima, de forma abundante, como era antigamente. Se não protegermos as nascentes não teremos água, então o reflorestamento e a fossas biodigestoras vão nos ajudar com isso. Estou muito feliz em poder contribuir um pouquinho mais com a natureza aqui na nossa cidade”, afirmou.

O produtor rural Aurozan Gandra, também foi contemplado no programa e comemorou as melhorias “Estou feliz porque vamos colaborar com o meio ambiente e também poderemos aumentar nossa água, é isso que esperamos. Porque ela é como o sangue que corre nas nossas veias, sem ela não somos nada”, declarou.

Além das fossas, o projeto “Mananciais Charqueada/São Pedro” vai viabilizar o plantio de mais de 40 mil mudas de árvores nativas para restauração florestal de aproximadamente 20 hectares em 9 propriedades. Exclusivamente para proteger estas áreas, haverá ainda a instalação de 30 quilômetros de cercas em 22 propriedades inscritas no programa.

Para o assessor ambiental da Agência das Bacias PCJ, Felipe Requena, melhorias como estas são fundamentais para a garantia da água em quantidade e qualidade na bacia. “É muito gratificante acompanhar de perto a concretização de ações que foram cuidadosamente planejadas, resultado de tantos esforços técnicos e institucionais. Cada etapa que avançamos, representa um passo na direção da segurança hídrica que tanto buscamos. Proteger os mananciais é garantir o futuro da água, e poder contribuir diretamente com isso nos enche de orgulho e motivação para continuar”, concluiu.

Com investimento superior a R$1,8 milhão, o projeto reforça o compromisso dos Comitês PCJ com a recuperação de nascentes, a segurança hídrica e o apoio direto ao produtor rural através da Política de Mananciais PCJ, instrumento que norteia as ações em proteção de mananciais.

Tags

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support