English Portuguese Spanish

Criada e instalada segundo as Leis Estaduais (SP) nº 7.663/91 e nº 10.020/98
Entidade Delegatária das funções de Agência de Água, conforme primeiro termo aditivo do Contrato de Gestão nº 033/2020/ANA.

01

Reunião em Piracicaba reforça integração entre SP Águas, Agência e Comitês PCJ

Presidente Camila Viana e três diretores estiveram na Agência PCJ nesta terça-feira, 20 de maio, em reunião de alinhamento sobre gestão hídrica nas Bacias PCJ

A presidente da SP Águas, Camila Viana, e três diretores estiveram na Agência das Bacias PCJ nesta terça-feira, 20 de maio, em Piracicaba (SP), para uma reunião de alinhamento sobre o novo modelo institucional da agência estadual, além de reavaliação de ações convergentes e metas cooperativas voltadas à gestão dos recursos hídricos nas Bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Bacias PCJ). O encontro teve como principal objetivo fortalecer a parceria entre SP Águas, Comitês PCJ e Agência PCJ.

Participaram da reunião a presidente Camila Viana e os diretores Ana Paula Brites, Anderson Esteves e Nelson de Campos Lima. Além da Agência e dos Comitês PCJ, também estiveram presentes representantes do Consórcio PCJ, do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) de Piracicaba e da Divisão da Bacia do Médio Tietê da SP Águas.

A SP Águas é a agência reguladora dos recursos hídricos vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil), criada em setembro de 2024 para substituir o DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica). Sua missão é fortalecer a governança das águas no estado, garantindo maior segurança hídrica para a população.

Segundo Camila Viana, o encontro representou tanto o fortalecimento de uma parceria já consolidada quanto uma oportunidade de aprendizado para o Conselho Diretor.

“Primeiro, quero agradecer pela recepção da Agência. Vir aqui é sempre um aprendizado. Tenho certeza de que a parceria que a Agência e os Comitês mantiveram ao longo dos anos conosco permanece. Agora, com a SP Águas assumindo uma nova imagem institucional, viemos os quatro diretores fazer essa troca de visões, para que possamos também nos capacitar e aprender com o PCJ. O cenário é cada vez mais desafiador em termos de segurança hídrica, sendo esta é uma região de estresse hídrico. Temos muito a aprender com essa nova fase”, destacou.

Durante a reunião, o diretor-presidente da Agência PCJ, Sergio Razera, e o secretário-executivo dos Comitês PCJ fizeram apresentações sobre o histórico das instituições e sua atuação conjunta. Um dos dados destacados foi o investimento total de R$ 855 milhões realizado pelos colegiados entre 1994 e 2022 nas Bacias PCJ, com foco em ações como tratamento de esgoto, combate a perdas de água, proteção de mananciais e monitoramento hidrológico.

Outro destaque foi o salto no índice de tratamento de esgoto: de 6% em 1993, quando foi criado o Comitê Paulista, para 82% em 2023.

Também foram realizadas apresentações técnicas. Eduardo Léo, coordenador de Sistema de Informações da Agência PCJ, falou sobre os desafios e estratégias do Plano das Bacias PCJ e das metas de saneamento (tratamento de esgoto e gestão de perdas de água) até 2035. Já Alexandre Vilella, coordenador da Câmara Técnica de Monitoramento Hidrológico dos Comitês PCJ, apresentou a atuação da CT-MH e os detalhes da Rede Telemétrica PCJ — que opera em parceria com SP Águas, o Saisp (Sistema de Alerta a Inundações do Estado de São Paulo) e a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).

Sergio Razera reforçou a relevância da parceria com a nova agência reguladora. “A SP Águas é uma parceira muito importante desde a época em que se chamava DAEE, e, agora mais do que nunca, já que a SP Águas tem essa nova missão de regulação. Assuntos importantíssimos terão de passar por esse momento. A SP Águas está numa fase desafiadora de sua instalação e constituição, mas nós temos certeza que pela capacidade de suas equipes e lideranças teremos o fortalecimento de nossas parcerias, contribuindo assim para a melhor gestão dos recursos hídricos aqui nas Bacias PCJ”, comentou.

Denis Silva avaliou o encontro como uma oportunidade única de estreitar a relação entre as instituições. “A aproximação entre os Comitê PCJ e a SP Águas é importante porque a SP Águas é quem faz a gestão executiva dos recursos hídricos no Estado. É uma oportunidade ímpar da gente poder estreitar essa relação, fazer a apresentação do nosso Plano de Bacias, mostrar as nossas metas até 2035, para que os municípios possam vir inscrever projetos e receber recursos para a melhoria de seus sistemas de saneamento”, concluiu.

Tags

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support