Ação voltada aos colaboradores integrou a programação do Dia Mundial da Água
A convite do Aeroporto Internacional de Viracopos, equipes da Coordenação de Gestão e Assessoria Ambiental da Agência das Bacias PCJ ministraram, no dia 18 de março, uma palestra sobre o uso consciente da água. O evento reuniu cerca de 40 colaboradores e fez parte da programação do Dia Mundial da Água.
Com o tema “Clima a variar, água a preservar: Cada gota conta!”, a palestra foi conduzida por representantes da Agência das Bacias PCJ. A coordenadora de Gestão, Kátia Gotardi, e a analista ambiental, Gabriela Salata, que compartilharam informações sobre a bacia do Capivari – onde o aeroporto está inserido – atuação da Agência e dos Comitês PCJ, a importância da preservação das nascentes e dicas de como reduzir o consumo de água nos ambientes empresarial e doméstico.
Gabriela Salata, analista ambiental, abordou o crescimento populacional e seus impactos, entre eles, expansão da área urbana impermeabilizada, diminuição das áreas de recarga de lençóis freáticos, crescimento do setor industrial e comercial e aumento no número de automóveis. Para mitigar esses impactos, algumas cidades adotam alternativas sustentáveis. Maringá, por exemplo, ampliou sua área verde para 26m² por habitante com um intenso programa de plantio de árvores. Já Extrema, implementou a compensação de carbono como política pública, expandindo também suas áreas verdes.
A equipe também apresentou para evitar desperdícios de água, tanto na empresa, quanto em casa. Entre elas estão: verificar vazamentos em canos, vasos sanitários e torneiras; reduzir o tempo de banho; fechar a torneira ao escovar os dentes; limpar os pratos antes de lavá-los; regular válvulas de descarga; utilizar a lavadora apenas quando estiver cheia; reaproveitar a água da chuva ou da máquina para lavar o chão e quintal; fazer o teste do relógio de água para identificar vazamentos;, lavar carro com balde em vez de mangueira; e regar as plantas com regador nos horários de menor incidência solar.
“Levar a mensagem sobre sustentabilidade hídrica para os usuários de recursos hídricos é uma das nossas missões e poder fazer isso em um espaço tão importante, com grande relevância social, econômica e ambiental, é muito gratificante”, declarou Kátia.
No aeroporto de Viracopos, que recebe mais de 13 milhões de pessoas por ano, a água é utilizada para diversos fins: desde processos comuns, como limpeza e alimentação, até operações específicas, como abastecimento de aeronaves, torres de refrigeração de ar-condicionado e caminhões-bombeiros, entre outros.
De acordo com o diretor de operações e infraestrutura, Marco Beme, palestras como estas ajudam a fortalecer o trabalho de conscientização já realizado na empresa. “Nós somos uma empresa certificada pela ISO 14000 e nossos objetivos ambientais incluem a preservação dos recursos, a destinação consciente dos resíduos e a redução do consumo da água. Essas palestras são fundamentais para criar essa consciência, porque quanto mais a gente fala no assunto, mais ele se mantém presente na memória, mais aquecidas as pessoas estão e mais responsável se torna o uso desse recurso”, finalizou Beme.
AGÊNCIA DAS BACIAS PCJ
A Agência das Bacias PCJ é formada por 76 municípios, sendo 71 no Estado de SP e 5 no Estado de MG. Contempla os rios Corumbataí, Piracicaba, Capivari, Camanducaia, Jundiaí, Jaguari e Atibaia. Possui mais de 15,3 mil quilômetros de extensão territorial, abastece mais de 6 milhões de habitantes nas Bacias PCJ e é responsável por 17% do PIB do estado de São Paulo.






