English Portuguese Spanish

Criada e instalada segundo as Leis Estaduais (SP) nº 7.663/91 e nº 10.020/98
Entidade Delegatária das funções de Agência de Água, conforme primeiro termo aditivo do Contrato de Gestão nº 033/2020/ANA.

SITE

Movimento “Jovem, vem para o PCJ!” promove 2º Encontro em Bragança Paulista

Evento realizado pelos Comitês PCJ será no dia 13 de março no auditório da USF

Com o objetivo de incentivar e integrar os jovens na gestão dos recursos hídricos, o 2º Encontro do Movimento “Jovem, vem para o PCJ!” será realizado no próximo dia 13 de março, das 8h30 às 13h, no auditório do campus da Universidade São Franscisco, em Bragança Paulista (SP). O evento é idealizado e promovido pela Câmara Técnica de Educação Ambiental (CT-EA) dos Comitês PCJ, com o apoio da Agência das Bacias PCJ. O público-alvo é formado por jovens interessados na temática de recursos hídricos e sustentabilidade.  Para participar, é necessário realizar a inscrição gratuita pelo link: https://bit.ly/Inscricao_JovemPCJ2024.

Nesta edição, o “Jovem, vem para o PCJ!” vai abordar quatro dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da ONU (Organização das Nações Unidas) e relação deles com a temática de recursos hídricos e a realidade das Bacias PCJ. São eles, o ODS 6: Água e Saneamento; o ODS 13: Água e sua relação com a crise climática; o ODS 14: Comunidade de Água Doce e Salgada; e o ODS 15: Ar puro, água e alimentos.

A iniciativa tem como objetivo inspirar para que novos integrantes dos Comitês PCJ se interessem pela problemática da água, buscando uma abordagem integrativa dos aspectos sociais, econômicos e ambientais. Por este motivo, os ODSs serão transversais a todos os temas que serão abordados.

A coordenadora da CT-EA, Ana Lúcia Floriano Rosa Vieira, ressalta que o objetivo de envolver os jovens nos Comitês PCJ é fortalecer a gestão hídrica integrada e descentralizada. “Isso visa preencher lacunas na representatividade tripartite dos Comitês, composta pelo poder público, usuários de água e sociedade civil, incluindo os jovens. A participação ativa dos jovens busca aproximar a tomada de decisões das comunidades locais. A maturidade do colegiado é oportuna para trocas de experiências com os jovens, contribuindo nas discussões sobre a gestão dos recursos hídricos. Os Comitês desempenham um papel fundamental na elaboração de políticas públicas para a gestão das águas”, reforçou Ana Lúcia.

“A expectativa nesta segunda edição do evento é pavimentar uma trajetória que contribua com a sustentabilidade na gestão hídrica, promovendo a inclusão da discussão científica e tecnológica de caráter multidisciplinar, a equidade de poder e a colaboração entre os diferentes atores no processo de tomada de decisão”, complementou a coordenadora-adjunta da CT-EA, Adriana Sacioto Marcantonio.

O secretário-executivo dos Comitês PCJ, Denis Herisson da Silva, destacou a importância do evento e da participação dos jovens nos colegiados.  “A primeira vez em que eu participei de uma reunião dos Comitês PCJ foi na Câmara Técnica de Uso e Conservação da Água no Meio Rural em 2011. Acho que eu era talvez o mais jovem da reunião, com 32 anos.  Fico feliz com a continuidade da CT-EA em promover este evento, pois é importante a transmissão contínua de conhecimentos dos membros mais experientes para os mais novos, proporcionando resiliência ao órgão colegiado e do cumprimento do Plano de Bacias. O inverso também é verdadeiro, pois os jovens têm uma percepção socioambiental e de dinâmica tecnológica mais prática que precisa estar em constante atualização nos Comitês PCJ. E para a vida profissional do jovem vejo a oportunidade de vivenciar um trabalho em equipe, analisar decisões, ajudar a desenvolver cenários, criar a habilidade de liderança e, ao final, consolidar um networking promissor para sua carreira”, ressaltou Denis.

Em 2021,  na primeira edição do evento, realizada durante a pandemia, foram cinco encontros virtuais ao longo de setembro e um seminário on-line em outubro. Na edição de 2024, serão promovidas quatro oficinas para debater os quatro ODSs escolhidos. Neste ano, quatro instituições foram convidadas: “Profissionais do Saneamento”; “Águas Resilientes”; “It’s Now” e o CBH-Baía da Ilha Grande. Os representantes estarão presentes nas coordenações das oficinas, que contará também com jovens colaboradores da Agência das Bacias PCJ, Consórcio PCJ e da DAE Jundiaí. “Convidamos jovens representantes de quatro diferentes instituições, abrangendo usuários da água, comitês de bacias e sociedade civil organizada, na perspectiva de trazer inspiração sobre o engajamento jovem em prol do bem comum e da sustentabilidade”, resumiu Ana Lúcia.

Em caso de dúvidas, os interessados devem entrar em contato com a CT-EA dos Comitês PCJ pelo e-mail: ctea@comites.baciaspcj.org.br. 

SERVIÇO

2º Encontro do Movimento “Jovem, vem para o PCJ!”

DATA: 13 de março de 2024 (Quarta-feira)

HORÁRIO: Das 8h30 às 13h00

LOCAL: Auditório do Campus da Universidade São Francisco (USF)

ENDEREÇO:  Avenida São Francisco de Assis, nº 218 – Cidade Universitária, em Bragança Paulista (SP).

INSCRIÇÕES GRATUITAS: https://bit.ly/Inscricao_JovemPCJ2024

ORGANIZAÇÃO: Câmara Técnica de Educação Ambiental (CT-EA) e Secretaria Executiva dos Comitês PCJ

APOIO: Agência das Bacias PCJ

INFORMAÇÕES E DÚVIDAS: ctea@comites.baciaspcj.org.br / https://bit.ly/JovemPCJ

PROGRAMAÇÃO:

08h00 – Recepção

08h30 – Apresentação Cultural

09h00 – Abertura e fala das autoridades

09h15 – Apresentação da Coordenação da CT-EA

09h30 – Apresentação dos oficineiros

10h00 – Divisão em Oficinas (ODSs)

               ODS   6: Água e Saneamento 

               ODS 13: Água e sua relação com a crise climática

               ODS 14: Comunidade de Água Doce e Água Salgada

               ODS 15: Ar puro, Água e Alimentos

11h30 – Intervalo

11h45 – Reflexão e diálogos

12h45 – Apresentação Musical

13h30 – Encerramento

Tags

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support